Você não dispensa uma boa xícara de café para começar o seu dia e dar aquele impulso de energia? Um estudo publicado recentemente no Journal of Nature Microbiology descobriu que o café pode ajudar seu microbioma intestinal. Nesta galeria, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o café, seus efeitos no intestino e como ele pode impactar sua vida.

Os grãos de café são as sementes de uma fruta conhecida como cereja de café, que cresce em cafeeiros de um gênero de plantas chamado Coffea.
Existe uma grande variedade de espécies de plantas de café, incluindo arbustos e árvores.
Existem dois tipos principais de espécies de café, Arábica e Robusta. Arábica vem da Etiópia e é suave, mas saborosa, enquanto o Robusta pode sobreviver em uma faixa mais ampla de temperaturas e é cultivado em mais locais.
Acredite ou não, os grãos de café começam verdes e só ficam marrons depois de serem torrados em fogo alto. O calor produz mudanças químicas e libera o excelente aroma e sabor tipicamente associados ao café.
Um estudo recente publicado no Journal of Nature Microbiology diz que o café ajuda a fortalecer o microbioma intestinal.
O estudo analisou 23.115 participantes dos EUA e do Reino Unido. O café ajuda a estimular a produção de ácido clorídrico, que auxilia na digestão.
O café contém fibras alimentares que agem como um prebiótico e se alimentam de bactérias intestinais, como Bifidobactérias e Lactobacilos.
Existem polifenóis ou compostos que podem atuar como antioxidantes no café. Eles podem formar uma barreira e ajudar a promover bactérias boas. É importante equilibrar sua dieta porque, caso contrário, o nível de pH do café pode realmente causar refluxo ácido.
Com moderação, o café pode ajudar seu coração e cérebro. Ele é rico em compostos que podem ajudar a prevenir certas condições.
A cafeína presente no café faz com que os vasos sanguíneos ao redor do cérebro se estreitem, o que pode resultar em dor de cabeça.
Consumir bebidas com cafeína, como café, estimula o sistema nervoso central e pode fazer com que o corpo produza e libere adrenalina, o que pode fazer você se sentir ansioso ou nervoso.
O café é um estimulante para o sistema nervoso central e pode fazer com que você se sinta inquieto, especialmente à noite, quando está tentando descansar. A cafeína do café causa um efeito diurético e pode levar à desidratação. Uma vez que a desidratação acontece, uma série de outros sintomas também podem acontecer. Esses sintomas secundários podem incluir coisas como tontura ou vertigem.
A cafeína pode realmente relaxar o esfíncter esofágico, o que pode causar refluxo ácido. Ela também pode aumentar o ácido liberado no estômago, o que, por sua vez, pode causar mais refluxo ácido.
O café e a cafeína bloqueiam a adenosina, um químico que promove o relaxamento. Isso pode levar a um sistema nervoso hiperativo, causando a sensação de tremor.
StarsInsider
Foto: ©Shutterstock


