Há informações de que os casos de Covid-19 estão aumentando em Floriano e, desta forma ocupando todos os leitos, ou seja, 100% dos espaços destinados aos pacientes  do Setor Covid no Hospital Regional Tibério Nunes.

A informação é do James Rodrigues, da pasta da Saúde. De acordo com ele, foram registrados de 1º a 21 de janeiro, 493 atendimentos no Centro de Referência Gripal, sendo 201 casos confirmados para Covid.

jamesrodri

"Até dia 21 tivemos 201 casos confirmados de covid, são aqueles casos em que o paciente fez o teste e foi lançado no sistema do Ministério da Saúde, porém temos pessoas que tem sintomas gripais e não fazem o teste, ou fazem e a informação não chega à Secretaria de Saúde. 493 pessoas já passaram pelo nosso centro de atendimento para sindromes gripais, então, isso requer um aumento se comparado ao mês de dezembro", esclareceu James que afirma que o atendimento se dá também às pessoas que apresentam sintomas de influenza.

"Esse aumento é intensionado pela oferta dos serviços de síndromes gripais, pois estamos atendendo não apenas pessoas com sintomas de covid, mas também com sintomas de influenza. Esse atendimento possibilitou o esvaziamento do Tibério Nunes no atendimento ambulatorial, porém, no dia de ontem eu recebi a informação que 100% dos leitos do hospital estão ocupados", ratificou o secretário.

Com informações do florianonews

O governador Flávio Dino (PSB) deixou claro, mais uma vez, que vai manter sua posição e defender Carlos Brandão (PSDB) como candidato único do seu grupo político. O socialista pontuou ainda que espera que os demais partidos e aliados sigam sua escolha durante reunião que acontece no próximo dia 31.

A última declaração de Dino foi feita em Santa Rita na última sexta-feira (21). “Eu, claro, mantenho minha posição, tenho muita convicção que o vice-governador Brandão, se qualificou, teve sempre ao meu lado, coordenando as ações do governo, e por essas qualidades, virtudes e experiências, ele tem o meu apoio”, disse.

Além de Brandão, segue como pré-candidato do grupo o secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo (SD), ainda na expectativa de ser indicado por Dino. Tendo apenas seu partido o apoiando, o Solidariedade, o insistente segue plantando que Flávio Dino não deixará o governo para concorrer ao Senado, como uma espécie de carta na manga para a neurose de sua pré-candidatura.

Já Weverton Rocha (PDT), mais conhecido como “Senador Costa Rodrigues”, outro que seria do grupo de Dino, tem feito questão de demonstrar insatisfação com a escolha do governador e pratiamente já deixou claro que vai sair candidato de qualquer forma, com o apoio de Bolsonaro, inclusive.

Em termos de partidos, o quadro dos três pré-candiatos são:

Carlos Brandão

PSDB, PSB, PCdoB, PROS, Cidadania, PV e PT (Diretório Estadual)

Weverton Rocha

PDT, PP, União Brasil (DEM e PSL) e PT (Diretório Municipal de São Luís)

Simplicio Araújo

Solidariedade

"Depois de um dia cheio de boas notícias para nossa cidade, participamos do ato de assinatura que deu início a construção do novo Terminal de Passageiros para o Aeroporto da cidade de Floriano”, foi o que externou numa das suas redes sociais o Dr. Marcus Vinícius (imagem à direita), hoje um membro petista florianense.

marcus

O petista Marcus Kalume esteve no final de semana participando de ações com o governador Wellington Dias e externou mais depois das viagens, “em conjunto com Wellington Dias partimos rumo à Oeiras para a reforma, ampliação e pavimentação asfáltica da pista de pouso e decolagem do aeroporto da cidade”.

marcus1

Fomos juntos conferir a inauguração das obras de reformas da nova unidade do Ciretran, disse que continuou, além da inauguração do novo Campus Professor Possidônio Queiroz, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e o lançamento das obras de pavimentação asfáltica de acesso ao novo Campus da Universidade Estadual do Piauí, ambas as ações vão ampliar o número de estudantes que terão acesso à educação superior no estado.

marcus2

Dr. Marcos que estava na comitiva do governador seguimos para a entrega do Museu de Artes Sacra de Oeiras que é um patrimônio histórico do Piauí e uma das maiores belezas de nossa cultura.

“Juntos, continuamos a investir em educação, cultura, saúde e cidadania para nosso povo. Boa semana a todos!” concluiu o petista.

Da redação

O governador Wellington Dias anunciou, neste domingo (23), a retomada das obras de reforma do aeroporto de Floriano, que estão sendo executadas pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). O município é polo de comércio, saúde e educação para os 19 municípios do Território Vale dos Rios Piauí.

O investimento na obra do Aeroporto Regional Cangapara é de R$ 827.564,28 e os serviços incluem a reforma e manutenção da pista de pouso e decolagem, pista de taxiamento, faixa de pista, pátio de estacionamento e pista de acesso.

Além disso, o chefe do Executivo estadual autorizou a construção de um novo terminal de passageiros. “Foi decidido pela construção de uma nova casa de passageiros, pois tínhamos problemas na construção anterior, que era muito antiga. A retomada será a partir desta semana, já com recursos garantidos pelo PRO Piauí”, ressaltou Wellington Dias.

O governador espera ainda a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a realização de voos noturnos no aeroporto de Floriano, Oeiras e Bom Jesus, três importantes aeroportos da região Sul do Piauí, dando mais possibilidades para os deslocamentos, sobretudo, em situação de urgência e emergência, como as remoções de pacientes realizadas pelo Samu Aéreo. “O balizamento já está pronto e estamos esperando a autorização para pouso e decolagem noturna junto à Anac”, enfatizou.

Entrega de pavimentação poliédrica

Na oportunidade, Dias entregou obras de infraestrutura na região. Foi inaugurada a pavimentação poliédrica na comunidade Malhada das Pedras, na zona rural de Oeiras, onde anunciou a ampliação para mais ruas da comunidade, além de sistema de abastecimento de água por energia solar, fruto de emenda parlamentar da, então, senadora Regina Sousa.

“Estamos comemorando a inauguração do calçamento e vamos fazer um complemento para atender a mais uma parte da comunidade. Este é um assentamento com bastante produção de caju, mandioca e também tem uma emenda da senadora Regina Sousa, que coloca um sistema de água com energia solar”, afirmou o gestor estadual.

A pavimentação nas ruas da comunidade foi possível graças a emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias. “Estou muito feliz de trazer esse benefício para as pessoas da comunidade de Malhada das Pedras, sabemos dos benefícios que têm sido para eles esse calçamento. Aproveito para agradecer a parceria com o Governo do Estado”, declarou a deputada e primeira dama do Estado.

O secretário de Estado da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles, confirmou o complemento da obra. “Terá um complemento para que a população da comunidade tenha acesso à BR 230”, disse Fonteles.

Da ascom

Trevo