O Sindicato do Comércio de Floriano - SICOMFLOR e Associação Comercial do Sul do Piaui, promoveram ontem (09/12) uma reunião com os vereadores James Rodrigues, Decim Almeida e Marcony Alisson para apresentar o Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal que facilita o acesso das micro e pequenas empresas de Floriano nos processos licitatórios da Prefeitura Municipal.
A Lei já foi sancionada pelo prefeito Antônio Reis. O SICOMFLOR e Associação Comercial, conforme o que foi repassado para o piauinotícias.com farão um trabalho para divulgar os novos benefícios da legislação para os empresários.
O empreendedor e líder da classe empresarial Conegundes Gonçalves, presidente do SICOMFLOR e presidente José Pereira, da Associação Comercial, agradeceram aos vereadores pela aprovação da Lei.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, recebeu nesta terça-feira (9) a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no grau Grã-Cruz, entregue pelo ministro Ricardo Lewandowski. O momento ocorreu no Palácio da Justiça, em Brasília (DF).
Criada pelo Decreto nº 11.089/2022, a medalha é destinada a cidadãos que prestaram serviços de grande importância ao MJSP e aos órgãos a ele vinculados, bem como a profissionais que se destacaram no exercício de suas funções e que, por isso, se tornaram merecedores do reconhecimento da classe.
O secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, esteve presente na solenidade e parabenizou a honraria dada ao governador Rafael. Além disso, reforçou que o intenso trabalho desempenhado pelo setor vai continuar. “Seguimos trabalhando de forma integrada, com responsabilidade e foco em resultados para a sociedade piauiense”, expressou o secretário.
Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (09), os vereadores de Floriano aprovaram importantes matérias que impactam diretamente o planejamento administrativo e o desenvolvimento do município. O destaque da noite foi a aprovação do Projeto de Lei nº 010/2025, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2026 no valor de RS 397.063.404,00 - instrumento fundamental para a continuidade dos serviços públicos e execução das políticas municipais.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o principal mecanismo de organização das finanças públicas, pois define quanto o Município poderá arrecadar e como esses recursos serão distribuídos entre saúde, educação, infraestrutura, assistência social, cultura, esportes e demais áreas essenciais. “Sua aprovação garante previsibilidade, segurança administrativa e responsabilidade fiscal, permitindo que o Poder Executivo execute obras, programas e ações ao longo do próximo ano”, explica Marcony Alisson, presidente da Câmara de Vereadores.
Outro destaque foi a aprovação do Projeto de Lei nº 017/2025, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o Município de Floriano, para o período de 2026-2029. Com a aprovação do orçamento e das demais matérias, a Câmara Municipal reforça seu compromisso com a boa gestão pública, o fortalecimento das políticas sociais e o desenvolvimento de Floriano.
Alexandre de Moraes com a esposa Viviane Barci – Reprodução: Redes Sociais
A operação Compliance Zero, da Polícia Federal, continua gerando repercussão — e, desta vez, o foco recaiu sobre um documento envolvendo o Banco Master e o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes. Segundo revelou o colunista Lauro Jardim, do ‘O Globo’, circulou entre advogados a informação de que o contrato entre o banco e a profissional teria sido apreendido durante a ação, o que provocou forte agitação entre os defensores da instituição.
Arquivo digital encontrado no celular de Daniel Vorcaro
De acordo com informações obtidas pela coluna, o documento não foi apreendido fisicamente, mas surgiu em formato digital no celular do controlador do Master, Daniel Vorcaro, preso junto com outros executivos. O contrato chamaria atenção menos pela existência e mais pela remuneração vultosa: R$ 3,6 milhões por mês, por 36 meses, iniciando em 2024.
Somado, o valor previsto alcançaria um expressivo montante de R$ 129 milhões, embora não tenha sido integralmente pago devido à liquidação do banco. O acordo previa representação do Master em “onde fosse necessário”, sem detalhar processos específicos. Mensagens de Vorcaro demonstravam que os repasses ao escritório de Viviane deveriam ser tratados como prioridade absoluta.
Silêncio das partes envolvidas
A equipe da coluna tentou contato com o escritório Barci de Moraes e com o Banco Master para esclarecer quanto foi pago e a quais causas se referiam os serviços. Não houve retorno. A assessoria do ministro Alexandre de Moraes também foi procurada, sem resposta.
Atuação em queixa-crime contra investidor
Entre os processos em que Viviane atuou está a queixa-crime apresentada em abril de 2024 por Vorcaro e pelo Master contra o investidor Vladimir Timerman, da Esh Capital. O documento, assinado também pelos filhos do ministro, acusa Timerman de calúnia ao mencionar suposta participação do banqueiro em operações fraudulentas.
Vorcaro foi derrotado na primeira e segunda instâncias, mas ainda cabem recursos.
A informação sobre como deve funcionar as empresas nessa quinta é da presidente da Classe Comerciária a líder Jocilena Falcão. Ela recebeu o repórter Ivan Nunes, do Piauí Notícias, para externar sobre como será o funcionamento das empresas no Dia de Corpus Christi.
Na entrevista, Jocilana informa que algumas empresas consideradas essências estarão em funcionamento, mas cumprindo o que determina a Lei e o acordo firmado entre as classes de patrôes e empregados do comércio local.
O Sindicato, ainda de acordo com ela, deve agir no caso de algum empreendedor descumprir o acordo. Veja a entrevista com a lider Jocilane Falcão.