Na sessão de encerramento do primeiro semestre, ocorrida hoje (17), alguns deputados ainda apresentaram propostas. Entre elas a do deputado Georgiano Neto (PSD) apresentou Projeto de Resolução criando a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios, conforme havia anunciado na sessão anterior. A frente terá a missão de criar um grupo de deputados para discutir com os prefeitos e as comunidades de todo o Piauí os projetos que estejam em tramitação no âmbito nacional e local, no sentido de propiciar mais desenvolvimento para os munícipes. Já o presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB), apresentou Projeto de Decreto Legislativo concedendo a cidadania piauiense ao engenheiro Luiz Fernando Pereira de Melo. As duas propostas foram lidas em plenário e serão analisadas no segundo semestre.

Francisco Limma (PT) - líder do Governo, apresentou requerimento para que seja encaminhado voto de pesar à família de Antonio da Rocha Amorim, ocorrido ontem em Teresina. O pedido foi subscrito pelo presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB). O falecido era pai da prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, e durante muitos anos exerceu as profissões de agricultor e dentista prático, não só em Esperantina como também em várias cidades daquela região.

Júlio Arcoverde e Lucy Soares (Progressistas) - voto de pesar pelo falecimento da médica Marlene Moura Fé, ocorrido hoje na capital. Ela era irmã da dra. Maria do Céu Moura Fé, esposa do prefeito de Simplício Mendes, Heli Moura Fé. Desde 2013 era diretora do Hospital Municipal da Primavera, onde desenvolveu atividades elogiadas pela comunidade. Ziza Carvalho (PT) e a deputada Teresa Britto (PV) subscreveram o voto de pesar e declararam tê-la conhecido assim como acompanharam as suas atividades. “Ela era amiga da nossa família”, disse Ziza. “Ela fez um grande trabalho. Eu vi muitas ações desenvolvidas por ela e sua equipe daquele hospital, tendo dedicado a sua vida às ações do município de Teresina”, completou Teresa Britto.

 

Alepi

Mais uma mostra oficial do Circuito Verde movimenta o Ranking Nacional Nelore. A 44ª Exposição Agropecuária de Corrente, no Piauí, deve receber 90 animais para avaliação nos dias 19 e 20 de julho, no Parque de Exposições Alberto Tavares da Silva. O julgamento será comandado por Gilberto Elias Demochi Júnior. O ranking é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). 

nelore

“O Piauí tem cerca de 2 milhões de bovinos e o Nelore é a raça mais presente no estado. A exposição de Corrente é uma ótima oportunidade para verificar os bons resultados da seleção genética dos criadores piauienses”, afirma o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), Cicinato Leão. 

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, lembra que o ranking deste ano está chegando ao fim. “Em breve, encerraremos o Ranking Nacional 2018/2019. Ao longo desse período, notamos avaliações bastante positivas nas pistas de todo o país, com foco na produção de carne de qualidade superior. Em Corrente, não será diferente”, afirma.

 

Rafael Iglesias

O vereador José Alberto Pinheiro, preidente da Câmara de Oeiras-PI, assumiu a Prefeitura local na manhã desta quarta-feira, 17.

José Alberto assume de forma interina no período de 17 a 30 de julho devido a uma viagem do prefeito José Raimundo, ao exterior.

Com José Alberto assumindo a Prefeitura o vereador Nilson Miranda, vice-presidente da Câmara, assume a presidência do Legislativo  pelo mesmo periodo.

 

Mural da Vila

Completamos 2 anos e 7 meses como secretário da Saúde da administração pública do município de São Francisco do Piauí, que tem a frente o prefeito Antônio de Lú e o Vice Nonato Mesquita, e venho aqui fazer uma prestação de contas das ações realizadas na área da Saúde, externou o secretário Alberto Neto - Bebeto. Na imagem, o secretário Bebeto com o amigo José Antonio Aboiador.

bebeto

 Em meio a tantas dificuldades e crise financeira que o nosso Brasil enfrenta, disse ele, estamos conseguindo andar em frente e progredindo, claro visando a melhoria da saúde pública de São Francisco do Piauí.

Dentre esses feitos realizados no período o secretário Bebeto, cita:
* Inauguração do Centro de Fisioterapia totalmente equipado;
* Refoma de todas as Unidades Básicas de Saúde (Sede, Melancias, Golfos, Serrinha, Cercado Velho, Salinas);
* Reforma do Prédio da Secretaria Municipal de Saúde;
* Academia Popular da Saúde para a comunidade Salinas;

*Academia Popular da Saúde para a comunidade Serrinha;
* Gabinete odontológico completo para o Posto de Saúde da sede;

* Gabinete odontológico completo para o Posto de Saúde da localidade Serrinha;
* Ambulância 0km para o Hospital de Pequeno Porte;
* Ambulância 0km para o SAMU;
* Aquisição de Carro 0k para transportes de pacientes para tratamento de câncer;
* Aquisição de uma caminhonete Mitsubishi L200 para atenção básica,
* Aquisição de equipamentos para o Hospital de Pequeno Porte ( eletrocardiograma, cama de parto normal, macas e colchões, poltronas para acompanhantes.);
* Tabletes para os Agentes Comunitários de Saúde;
* Notebooks para implantação do Prontuário Eletrônico;
* Trouxemos médicos especialistas ( dermatologista, Psiquiatra, Ortopedista, Radiologista realiza Ultrasonografia e endoscopia, Cirurgião Geral);
* Dentista especialista em cirurgia oral menor;
* Ampliada cobertura de profissionais nos Postos de Saúde com atendimentos no turno da noite e Hospital de Pequeno Porte;
*Confirmada uma pensão em Teresina para suporte dos pacientes que necessitam de tratamento na Capital.

Bebeto afirma que, em breve terá inicio uma construção de um prédio de uma Academia de Saúde na localidade Serrinha e mais, que a cidade estará ganhando 
um novo Gabinete Odontológico completo na Unidade Básica de Saúde da localidade Melancias.

"Seguiremos em frente buscando mais recursos, mas equipamentos com o objetivo de dar ao povo uma saúde de melhor qualidade," completou.

Da redação

Subcategorias