• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Nesta quinta-feira, 23 de maio, a Câmara Municipal de Floriano realizou uma sessão solene para homenagear o presidente da Academia Mundial de Letras da Humanidade (AMLH), Dr. Raimundo Camilo Martins Neto, com o título de cidadania florianense. A sessão, que foi presidida pelo vereador David Oka, teve a presença do procurador-geral de Floriano, Jossandro Oliveira, representando o prefeito municipal, vereadores e membros, além do homenageado.

tiitulo

Após a execução do hino de Floriano, o vereador autor do Projeto de Decreto Legislativo de concessão do título de cidadania, vereador professor Miguel Vieira, fez a entrega da comenda ao jornalista, poeta e escritor, Dr. Camilo Martins, presidente da AMLH. Em seu discurso, o homenageado agradeceu o titulo dizendo-se honrado pela homenagem.

Já Miguel vieira, em sua fala, disse estar vivendo um momento honroso para a Câmara e para o município de Floriano fazer e essa homenagem. “É um reconhecimento pela implantação da AMLH, em Floriano. É algo grandioso, um incentivo à produção de cultura em nosso município”, disse. A sessão ainda contou com um momento de entrega, pelo homenageado, de diplomas aos vereadores, outorgando-lhes o título de Embaixadores Culturais Mundiais da Paz.

Academia Mundial de Letras da Humanidade

A Academia Mundial de Letras da Humanidade – AMLH é uma associação civil, de caráter cultural, que se destina a promoção das letras, da filosofia, das ciências e das artes pelos escritores, artistas, cientistas, professores, médicos, profissionais liberais, poetas e a quem mais se interessar na difusão da educação e cultura mundial, contribuindo com os seus conhecimentos e desejando a imortalidade do seu legado como um bem comum para a humanidade.

 

View the embedded image gallery online at:
https://piauinoticias.com/politica.html#sigProId640d662e7f

(Fonte: jornalista Francilmar Vieira)

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), concluiu a primeira etapa regional da operação 'Iluminação por Bairros', um projeto que visa realizar a manutenção da iluminação pública do município, executando-a em um bairro por vez, até contemplar os 56 bairros da cidade.

ilumina

A Operação teve início no mês de abril no Residencial Conviver, sendo o primeiro contemplado com a ação, com a prestação de 52 serviços de reposição de lâmpadas e relés. Nesta primeira etapa, o projeto também alcançou os bairros: Rede Nova (6 serviços de troca de lâmpadas e relés), Meladão (10 reposições de lâmpadas e relés), Irapuã II (30 substituições de lâmpadas e relés e 10 substituições de luminárias) e Taboca (22 serviços de substituições de lâmpadas bulbo led e relés); Residenciais Caiçara (12 trocas de lâmpadas e relés), Amélia Lira (16 reposições de lâmpadas e relés) e Maria Rita (8 serviços de troca de lâmpadas e relés); além dos Conjuntos Novo Retiro, “Zé Pereira” (26 reposições de lâmpadas e relés), Filadelfo Freire de Castro (36 serviços de trocas de lâmpadas de led e manutenção de luminárias) e Gabriel Kalume (15 serviços de iluminação).

O projeto contempla a iluminação em bairros da cidade; no entanto, o serviço de iluminação pública também tem alcançado a zona rural do município, com a prestação de 23 serviços (11 novas luminárias e 12 trocas de lâmpadas e relés) na Localidade Tabuleiro do Mato; 18 ações (16 trocas de lâmpadas e implantação de 2 luminárias), na localidade Manga; 19 (17 manutenções de lâmpadas e 2 implantações de luminárias) na comunidade Exú, além de 7 serviços (5 implantações de luminárias e 2 trocas de lâmpadas) no Tabuleirinho e 5 (3 implantações de luminárias de led e 2 trocas de lâmpadas) na localidade Mangabeira.

Concomitante a essas ações, também foi realizada a manutenção da iluminação pública no bairro Matadouro (substituição de 10 lâmpadas e relés e substituição de 1 chave de iluminação) e em toda Avenida Fauzer Bucar (36 substituições de luminárias de led de 250w), além da instalação de refletores na comunidade L3 para realização do ‘Aulão da Saúde’. De acordo com o chefe de Iluminação do Executivo Municipal, Nilton Bezerra, "as três frentes da Iluminação pública de Floriano, têm atuado de maneira coordenada para atender as demandas da população de maneira rápida e eficaz, sempre visando na mobilidade, segurança e o bem-estar do cidadão florianense", ressaltou.

PMF

 

Porto Alegre centro histórico alagado

Comissão busca mitigar danos nas cidades atingidas pelas enchentes; acima o centro de Porto Alegre

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara da Câmara dos Deputados decidiu nessa quarta-feira (22) redirecionar suas emendas ao Orçamento de 2024  para atender ao Rio Grande do Sul. 

As comissões permanentes do Congresso Nacional têm direito a emendas coletivas no orçamento de cada ano. Elas são direcionadas a projetos e órgãos relacionados à área de atuação da comissão.  

“Anualmente, a comissão tem R$ 15 milhões em emendas que estavam direcionadas ao Ministério da Justiça e à Polícia Rodoviária Federal", explicou a presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni (PL-SC).

"Com a situação de calamidade, essas emendas vão continuar sendo indicadas para o mesmo setor. No entanto, elas vão ser direcionadas, no ministério, para atender à situação de calamidade do Rio Grande do Sul."

As inundações que atingiram o Rio Grande do Sul desde o final de abril já deixaram cerca de 200 pessoas mortas e mais de 400 cidades com infraestrutura e economia comprometidas. 

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Veja a entrevista com o pré-candidato Daniel Guntemberg, da base do governo de Floriano, sobre sua  pré-candidatura à Câmara de Vereadores de Floriano-PI.

dgs

DG, como vem sendo chamado, já passou por duas candidaturas e não teve êxito nos processos e, agora, tem projetos de disputar uma terceira campanha. Ele atua como assistente social.

 

Da redação

 

 

 

Subcategorias

A informação sobre como deve funcionar as empresas nessa quinta é da presidente da Classe Comerciária a líder Jocilena Falcão.  Ela recebeu o repórter Ivan Nunes, do Piauí Notícias, para externar sobre como será o funcionamento das empresas no Dia de Corpus Christi.

jocinala

Na entrevista, Jocilana informa que algumas empresas consideradas essências estarão em funcionamento, mas cumprindo o que determina a Lei e o acordo firmado entre as classes de patrôes e empregados do comércio local.

O Sindicato, ainda de acordo com ela, deve agir no caso de algum empreendedor descumprir o acordo. Veja a entrevista com a lider Jocilane Falcão. 

Da redação