Nesta terça-feira (06), por volta das 15h, o governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou mais quatro nomes que ocuparão cargos na Secretária de Estado das Mulheres, Coordenadoria da Juventude, Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, e Superintendência de Relações Sociais.

rafael

O anúncio foi realizado através da conta oficial no Twitter do governador eleito. Para a Superintendência de Relações Sociais, o nome escolhido foi da especialista em políticas públicas Nubia Lopes da Silva. E para a Secretaria de Estado das Mulheres, Zenaide Batista Lustosa Neta foi anunciada.

Agradeço à experiente militante dos movimentos sociais Maria Assunção Sousa Aguiar, por aceitar a missão de ser a Superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários.

Rafael Fonteles escolheu para ficar à frente da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí, Everton Alves Calisto. E por fim, para ocupar o cargo na Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, foi anunciada Maria Assunção Sousa Aguiar.

 

 

Consenso, essa foi a palavra usada para definir a reunião entre os vereadores de oposição do município de Geminiano-PI, que pode definir a eleição da mesa diretora da Câmara municipal. Participaram da reunião os parlamentares Ranilson Moura, Novinho, Luís Gonzaga, Chico Antão e Milton Vieira e outras lideranças locais.  

vrea

Durante o encontrou, o nome do parlamentar, Ranilson Moura Leal, foi escolhido, em comum acordo, para disputar o cargo de presidente da mesa diretora do legislativo, tendo os demais parlamentares de oposição participando da chapa.

Na eleição passada os vereadores Ranilson Moura e Novinho votaram na atual presidente, vereadora Mariana Carla Cipriano, filha do atual secretário de saúde GG, apoiada pelo prefeito Erculano Carvalho.

Mas de acordo com uma fonte, os vereadores estariam insatisfeitos, por discordarem da forma como a mesa diretora vem sendo presidida e, por isso, decidiram se unir em busca de um trabalho de oposição ao mandatário.

A data da eleição para a presidência da Câmara de Geminiano foi definida na última Sessão e acontece no próximo dia 14 de dezembro de 2022, às 9 horas.

Na configuração atual, o prefeito Erculano pode sofrer uma dura derrota na Câmara Municipal, já que a contagem dos votos fica a favor da chapa opositora, com 5 votos contra 4 no cenário de 9 integrantes do parlamento geminianense. Uma eventual derrota na Câmara pode comprometer o projeto de sucessão do grupo do prefeito Erculano para as eleições de 2024.

riachaonet

Em uma reunião realizada no FNDE - MEC, em Brasília, o prefeito Antonio Reis, de Floriano-PI, esteve tratando de assuntos de interesse da Rede Municipal de Ensino. O gestor teve algumas audiências e, esteve apresentando demanda voltadas ao interesse municipal.

reis

"Em nossa companhia estava o ex-prefeito e amigo Joel Rodrigues e o Dr. Francisco, assessor da senadora Eliane Nogueira. que esteve numa outra reunião excelente com ganhos e ótimas previsões para a educação da nossa querida Princesa do Sul",  disse o prefeito, numa das suas redes sociais, que esteve ainda na CODEVASF.

reis1

Externou mais o prefeito florianense, "participamos, nesta segunda-feira, 5, em Brasília, na companhia do ex-prefeito e amigo, Joel Rodrigues, de uma reunião importante na sede da CODEVASF, oportunidade na qual tratamos, com o técnico Márcio Adalberto, sobre a liberação de novos recursos para a implantação de mais asfalto em Floriano. A mobilidade urbana tem sido destaque no nosso governo. Neste momento, também através da CODEVASF, neste caminho construído na gestão Joel e Antônio, através do ministro e senador Ciro Nogueira, estamos a todo vapor com as obras de asfalto nas ruas da nossa cidade, contemplando 63 trechos em 16 bairros".

Da redação

Subcategorias

A informação sobre como deve funcionar as empresas nessa quinta é da presidente da Classe Comerciária a líder Jocilena Falcão.  Ela recebeu o repórter Ivan Nunes, do Piauí Notícias, para externar sobre como será o funcionamento das empresas no Dia de Corpus Christi.

jocinala

Na entrevista, Jocilana informa que algumas empresas consideradas essências estarão em funcionamento, mas cumprindo o que determina a Lei e o acordo firmado entre as classes de patrôes e empregados do comércio local.

O Sindicato, ainda de acordo com ela, deve agir no caso de algum empreendedor descumprir o acordo. Veja a entrevista com a lider Jocilane Falcão. 

Da redação