• IMG_2987.png
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O deputado federal Dr. Francisco recebeu, nessa quarta-feira (20), em Brasília, o Prêmio Congresso em Foco como melhor deputado federal do Piauí. É a segunda vez que ele é escolhido pelo voto popular. A primeira foi em 2023, no primeiro ano de mandato, quando ocupou o primeiro lugar na votação no estado, mas, na época, não havia premiação específica para esta categoria.

costa 0

O parlamentar agradeceu a votação. "É uma honra e uma alegria levar este prêmio para o Piauí. Agradeço a todos que votaram e torceram por mim. Este reconhecimento faz aumentar nosso compromisso de seguir trabalhando pelo Piauí, pelo povo brasileiro", afirmou.

Parlamentar articulado e influente, Dr Francisco foi relator da lei do novo Bolsa Família, o principal programa do governo Lula para retirar o Brasil do Mapa da Fome, já no primeiro ano de mandato. E presidiu a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, um dos colegiados mais destacados da Casa.

Dr Francisco está na lista do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um dos 150 deputados e senadores mais influentes do Congresso Nacional, pelo segundo ano consecutivo.

No site Congresso em Foco, os realizadores da premiação, descreveram a trajetória do deputado - que é médico e já foi prefeito, secretário de saúde e deputado estadual - ressaltando que o parlamentar "transformou sua experiência na gestão pública em atuação parlamentar de destaque".

Nessa quarta-feira, 20, o deputado estadual Dr. Marcus Vinícius, liderança do PT em Floriano, estava com o secretário Washington Bandeira, em Teresina. "Hoje, ao lado do secretário de Educação, Washington Bandeira, tratamos sobre os avanços e desafios da rede", disse o petista.

Destacamos, disse ainda o Dr. Marcus Vinicius, sobre as ações da 10ª GRE (Gerência Regional de Educação), a reforma da escola Monsenhor Lindolfo Uchôa e o próprio prédio da GRE, que são referência no trabalho diário com nossos estudantes. Dr. Marcus esteve falando sobre o CETI João Martins, em Marcos Parente-PI, que, com seus professores e demais profissionais, tem mostrado a importância de levar ensino de qualidade e oportunidades para o interior do estado. "Seguimos com compromisso e ação, pela educação do Piauí", disse ele.

viniucwashin00

Quando a saúde do Piaui, o médido e deputado Marcus colocou, "a saúde no Piauí dará mais um passo histórico. Solicitamos a abertura no HGV do Ambulatório de Doenças Raras para adultos. Um espaço que, quando inaugurado, vai garantir diagnóstico, acompanhamento e tratamento a pacientes de doenças raras no estado".

viniucwashin00t

-Importante trabalho da Patricia Tito e da Dra. Patricia Braga, médica geneticista, além do total apoio do Governo do Piauí, por meio da Saude do Governo, do Superintendente de Alta e Média Complexidade, Dirceu Campelo em conjunto com nosso mandato na ALEPI, colocou ele.

Marcus Vinícius completou, "a Lei nº 8.351/2024 do Piauí, de nossa autoria, sancionada pelo nosso governador Rafael Fonteles institui a Política Estadual de Atenção Integral, Diagnóstico e Tratamento às Pessoas com Doenças Raras. Essa lei estabelece atenção obrigatória, multidisciplinar e resolutiva para aqueles que vivem com doenças raras, buscando garantir seus direitos e acesso a serviços de saúde".

O Raros Piaui, pontuou, é um projeto modelo sobre o qual tem se dedicado com firmeza, porque afirma saber da luta de cada família que convive com doenças raras no estado.

Com informações da Ascom

“Na relação entre o Executivo e o Legislativo acontecem algumas coisas estranhas”. A frase é do vereador Edvaldo Araújo e abriu seu discurso na sessão desta quarta-feira, 20, na Câmara de Floriano. Ao proferir a frase, o vereador se referia ao Projeto de Lei 043/2025, aprovado por unanimidade em junho passado e que teria o prazo legal de 15 dias para sanção ou veto por parte do Executivo, conforme previsto no art. 74 da Lei Orgânica do Município.

edvaldo

Segundo o vereador, outras matérias aprovadas no mesmo período já retornaram ao Legislativo. Mas uma não retornou, de sua autoria, que trata do reconhecimento de algumas estradas vicinais como de servidão pública, independente de passarem em propriedade privada ou não, bem como uma faixa de 5 metros nas laterais, para assim torná-las de utilidade pública e não poderem ser movidas, desviadas ou interrompidas, garantindo o direito de ir e vir das pessoas

Diante falta de resposta quanto à sanção ou veto pelo Executivo, Edvaldo pediu providências ao presidente Marcony Alisson: “Como a Lei Orgânica também prevê que no silêncio do Executivo, o presidente desta Casa Legislativa pode promulgar a lei, quero solicitar de Vossa Excelência que seja promulgada, considerando a importância prática dessa lei, de forma que ninguém poderá modificar o traçado das vias para não interromper o acesso das pessoas às mais variadas localidades. É uma forma de regulamentar isso a nível de Floriano”, afirmou Edvaldo.

Ascom

A organização do próximo concurso público a ser realizado pela Prefeitura de Floriano voltou a ganhar a atenção dos vereadores na sessão desta quarta-feira, 20, na Câmara Municipal. Salomão Holanda abriu as discussões defendendo a implantação da guarda civil municipal com vagas no próximo concurso.

Para o parlamentar, são os vereadores que conhecem as necessidades da população e deveriam ser ouvidos pelo Executivo. “Somos agentes políticos, queremos fazer parte dessa discussão... poder nos reunir com o comitê gestor, com o Poder Executivo, para discutir as necessidades para esse concurso”, desabafou Salomão.

danilomar

Os vereadores João Neto Gomes, Edvaldo Araújo e Danilo Martins contribuíram argumentando que a falta de profissionais efetivos em áreas importantes traz grandes prejuízos, em especial à população rural, como agrônomos, técnicos agrícolas, agrimensores, médicos veterinários.

“Pela falta de assessoria técnica no campo, muitos agricultores têm dificuldades em acessar políticas públicas para desenvolvimento da produção rural”, disseram e complementaram: “seria interessante para o município ouvir a Câmara sobre o concurso”.

Subcategorias

A informação sobre como deve funcionar as empresas nessa quinta é da presidente da Classe Comerciária a líder Jocilena Falcão.  Ela recebeu o repórter Ivan Nunes, do Piauí Notícias, para externar sobre como será o funcionamento das empresas no Dia de Corpus Christi.

jocinala

Na entrevista, Jocilana informa que algumas empresas consideradas essências estarão em funcionamento, mas cumprindo o que determina a Lei e o acordo firmado entre as classes de patrôes e empregados do comércio local.

O Sindicato, ainda de acordo com ela, deve agir no caso de algum empreendedor descumprir o acordo. Veja a entrevista com a lider Jocilane Falcão. 

Da redação