Na manhã de hoje, 15, a deputada estadual Ana Paula, pelo Piauí, esteve visitando o piauinoticias. A líder política está cumprindo agenda em Floriano, onde encontrou vários líderes políticos, a exemplo do ex-vereador Erisvaldo Borges e do suplente Pablo Goiano.
A legisladora estadual, que, conforme informações, tem apresentado na ALEPI, bem como ao governador Rafael Fionteles, demandas para Floriano, esteve na redação do Piauí Notícias, onde concedeu uma entrevista.
Ana Paula falou em projetos, em atender demandas e se dirigiu à localidade Macaúba onde está participando de ações culturais e, também, mantendo contato com líderes locais. Veja a entrevista:
Há na Justiça Eleitoral de Floriano - Piauí, cidade que fica a cerca de 40km de Nazaré do Piauí, uma ação de investigação contra o prefeito Ronielton Abílio e alguns aliados, entre os quais o seu tio e ex-prefeito Nonato de Abílio.
A ação foi impetrada na Justiça pela lider local Luciélio Carlota, da base de oposição e uma das lideranças de oposição que têm procurado manter a sua base. Veja:
Luciélio Carlota é o líder de oposição que já disputou a Prefeitura, não conseguiu ainda se eleger, mas conforme os bastidores da política local é a llierança mais forte contra o governo municipal liderado pelo Nonato de Abílio, ex-prefeito, e o atual prefeito Ronielton Oliveira.
A matéria abaixo, que trata da campanha de 2026 para o governo do Estado do Piaui que mostra o Joel e Rafael Fonteles, foi publicada no instagran do portalassuncaonews.
Veja o que foi exposto quanto ao cenário político para o governo do Estado, em 2026.
-Nos bastidores da política piauiense, cresce o burburinho em torno de Joel Rodrigues, ex-prefeito de Floriano e atual presidente do Progressistas, apontado como o principal nome da oposição para enfrentar Rafael Fonteles em 2026.
O cenário começa a lembrar um velho roteiro. Em 1994, Mão Santa, então azarão, venceu o todo-poderoso Átila Lira. A estrutura governista era forte, o marketing era impecável, e o discurso parecia invencível — mas faltava algo essencial: conexão real com o povo.
Trinta anos depois, a história ameaça se repetir. De um lado, um governo de ampla comunicação, estrategicamente amparado por uma máquina de visibilidade impressionante. Do outro, um político de estilo direto, que vem se aproximando das bases e despertando simpatia em setores antes adormecidos.
O que está em jogo não é apenas a sucessão estadual, mas a disputa entre a força da máquina e a força da narrativa popular. O poder da propaganda é real — mas nunca foi absoluto. Quando o sentimento das ruas se sobrepõe ao som dos jingles, a história costuma mudar de rumo.
2026 ainda é um esboço, mas o roteiro está sendo escrito. E, como em 1994, pode ser que o eleitor volte a escolher o enredo menos esperado.
Foi lançado em Floriano o projeto ‘Ambiente EscoLar’, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da 3ª Vara da Comarca de Floriano, responsável pelas demandas do Direito de Família, em parceria com a rede de proteção. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 13 de novembro, no auditório do Fórum Ministro Aldir Passarinho, reunindo autoridades e representantes de instituições parceiras.
A cerimônia contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça do Piauí, Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, profissionais da Educação Municipal, além de membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), entre outros órgãos que atuam em rede na proteção de crianças e adolescentes.
Com o tema ‘Um local para Amar e Respeitar’, o projeto tem como objetivo construir uma cultura de paz e segurança nas escolas, através do fortalecimento do diálogo entre o Poder Judiciário e da rede ensino, promovendo ações educativas e de mediação que contribuam para um ambiente escolar de paz, cidadania e respeito.
A primeira instituição a receber oficialmente o projeto será a Escola Municipal Raimundinha Carvalho, em Floriano, que dará o pontapé para a implantação do Ambiente EscoLar em todas as unidades de ensino das cidades atendidas pela 3ª Vara da Comarca de Floriano, contribuindo para que toda a comunidade escolar se sinta protegida e valorizada.
A informação sobre como deve funcionar as empresas nessa quinta é da presidente da Classe Comerciária a líder Jocilena Falcão. Ela recebeu o repórter Ivan Nunes, do Piauí Notícias, para externar sobre como será o funcionamento das empresas no Dia de Corpus Christi.
Na entrevista, Jocilana informa que algumas empresas consideradas essências estarão em funcionamento, mas cumprindo o que determina a Lei e o acordo firmado entre as classes de patrôes e empregados do comércio local.
O Sindicato, ainda de acordo com ela, deve agir no caso de algum empreendedor descumprir o acordo. Veja a entrevista com a lider Jocilane Falcão.