O pessoal da segurança que integra a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), mais uma operação do programa do Pacto pela Ordem.
A ação, coordenada pelo DENARC da Polícia Civil e com apoio da Polícia Militar, tem como objetivo o cumprimento de 17 ordens judiciais em diversos bairros de Teresina, capital do Piauí.
Até por volta das 9:00h, 04 (quatro) pessoas haviam sido presas. As equipes seguem em campo, e novas atualizações serão divulgadas na sede do DENARC pelo delegado Samuel Silveira.
Nesse domingo, 23, um acidente envolvendo três carros deixou duas pessoas feridas na rodovia PI-112, no Povoado Exu, na cidade de União, no Piauí. Equipes do 26º Batalhão da PM foram acionados por populares que presenciaram o acidente.
Segundo a PM, um dos condutores fugiu do local. Os condutores dos outros dois veículos permaneceram no local. A causa do acidente não foi determinada. Um dos veículos chegou a sair da pista e parar apenas em um campo, derrubando a cerca que margeava a rodovia. O condutor sofreu escoriações.
A PM informou que os envolvidos foram atendidos com ferimentos leves. A perícia compareceu ao acidente e deve determinar a real causa do acidente.
No fim da tarde do último sábado, 22, três crianças ficaram feridas após um menino de 11 anos atirar contra elas com uma arma de fabricação caseira, no bairro Base, em Humberto de Campos, no Maranhão. De acordo com informações da Polícia Militar e da direção do Hospital Municipal, um dos feridos está em estado grave.
Segundo informações, o menino de 11 anos teve um desentendimento durante uma brincadeira de rua com outro garoto, de 10 anos. Após a discussão, o menino foi até a casa do avô, pegou uma cartucheira artesanal e retornou ao local, onde realizou os disparos. O tiro atingiu diretamente o rosto do garoto de 10 anos e também a irmã dele, de apenas 6 anos.
A menina de 6 anos foi atingida na parte superior do crânio. Ela recebeu atendimento imediato no Hospital Municipal Elda Ribeiro Fonseca, onde ficou em observação. Após avaliação médica, apresentou boa evolução e recebeu alta ainda na noite de sábado.
Já o menino de 10 anos, identificado pelas iniciais V.G.M.S., sofreu os ferimentos mais sérios. Após atendimento emergencial e estabilização no hospital municipal, ele foi transferido às pressas para o Hospital Regional de Barreirinhas. Segundo a Prefeitura de Humberto de Campos, o estado de saúde é crítico, já que os disparos atingiram frontalmente o rosto e foram feitos em uma curta distância. O garoto deve passar por procedimentos cirúrgicos nos próximos dias.
Um terceiro jovem também foi atingido. José Lucas, de 14 anos, sofreu apenas um ferimento superficial e recebeu alta após avaliação médica.
Prefeitura de Humberto de Campos se manifesta sobre crianças feridas a tiros
A Prefeitura de Humberto de Campos informou que todas as vítimas foram atendidas imediatamente e que segue acompanhando a evolução clínica de cada uma.
“A Prefeitura de Humberto de Campos reforça seu compromisso com a assistência integral às vítimas, garantindo todo o suporte necessário no âmbito da saúde, e permanece acompanhando a evolução dos casos”, diz a nota.
A Polícia Civil deve ouvir familiares e testemunhas para esclarecer as circunstâncias do disparo, incluindo como a arma artesanal foi acessada pela criança e se houve intenção de ferir os colegas. O avô do menino de 11 anos foi autuado pela Polícia Militar pelo porte da cartucheira artesanal. O caso segue em investigação.
A Polícia Militar do Piauí em Francisco Santos, atirou contra um homem identificado como Kaká, após avançar contra a guarnição armado com uma faca. A ação ocorreu durante diligências motivadas por denúncias de esfaqueamento e ameaças na cidade.
Segundo informações da Polícia Militar, Kaká teria esfaqueado um morador e, posteriormente, ameaçado outra pessoa em um bar. Durante as buscas, ele foi localizado escondido dentro de uma residência. Ao ser abordado, não obedeceu às ordens para largar a faca e avançou contra os policiais, que efetuaram disparos para contê-lo.
O homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Picos, onde recebeu atendimento médico. A Polícia Militar informou que todos os procedimentos legais estão sendo adotados e que o caso será encaminhado para investigação.
A operação policial que está ocorrendo em Floriano-Piauí, em várias partes da cidade, está contando com dezenas de policiais. Cerca de 19 mandados de prisão devem ser cumpridos. Já houve apreensão de armas e os conduzidos estão sendo identificados.
As forças policiais locais receberam apoio de um grupo de Teresina e estão fazendo abordagem nos mais diferentes bairros. Veja mais um homem que foi abordado e levado à Central de Flagrantes da Polícia Civil, regional de Floriano.