Nessa quinta-feira, por volta das 5:45h da manhã, num trecho da rodovia Br 343, km 565, região da localidade L-3, zona rural de Floriano-PI, um acidente de trânsito deixou um homem sem vida. Conforme a PRF, foi um caminhão M.Bens, placa QRZ 5198, que saiu da pista.
O motorista Francisco Reis Gomes, natural de Barras–PI , que estava sozinho no veículo, tinha 32 anos, teria perdido o controle do caminhão que saiu da pista de rolamento e bateu num objeto fixo. Ele morreu, em seguida.
O corpo de Francisco Reis foi levado para no necrotério do Hospital Regional Tibério Nunes e estava aguardando o proprietário do veículo para as providências necessárias junto à família, com o objetivo de realizar o traslado para sua terra natal.
A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira, 21, a Operação Sodaliciun, contra organização criminosa suspeita de roubo, receptação e adulteração de veículos.
No total estão sendo cumpridos 20 Mandados de Busca e de Prisão, e até o momento, 13 (treze) nacionais foram presos. A operação é coordenada pelo Departamento de Roubo e Furto de Veículos – DRFV, com apoio da Denarc, 4ªDP, 5ªDP, 7ªDP, 9ªDP, Feisp e Polícia Militar do Piauí (Bope, Choque, Cavalaria, Rone e Canil).
De acordo com o coordenador Marcelo Dias, suspeitos de roubarem ou furtarem veículos fazem parte da organização criminosa. “Estas pessoas encaminhavam os veículos aos adulteradores e receptadores pra negociação, inclusive em sites de internet”, destacou o delegado.
Além das prisões, também foram apreendidos: moto adulterada, carro com suspeita de adulteração e celular roubado.
A Polícia Civil do Piauí efetuou na manhã de hoje, 21/11, a apreensão de dois veículos roubados nesta semana em Teresina-PI. A ação aconteceu no bairro Torquato Neto IV e foi coordenada pela Diretoria de Operações Policiais – DEOP.
Os policiais civis encontraram os veículos em uma casa usada para guardar carros roubados. De acordo com o delegado Tales Gomes, coordenador da DEOP, um dos veículos foi roubado no dia 18/11 e utilizado no roubo de outro veículo na data de ontem (20).
"Acionamos o Departamento de Roubo e Furtos de Veículos para continuar os trabalhos e identificar os autores dos roubos”, destacou o delegado.
Foi deflagrada a operação integrada "Falsa Central", envolvendo as polícias do Piauí, Goiás, Ceará, Pará e São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 21. A ação teve como objetivo desarticular uma associação criminosa especializada em aplicar o golpe da “falsa central bancária”.
COMO ERA O ESQUEMA CRIMINOSO?
O esquema consistia em enganar vítimas por meio de contatos fraudulentos, simulando ser representantes de instituições financeiras. Utilizando ligações telefônicas e mensagens falsas, os criminosos obtinham informações sensíveis, como senhas e dados bancários, realizando transferências indevidas que geraram prejuízos financeiros significativos às vítimas.
BLOQUEIO DE CONTAS E APREENSÕES
No Piauí e nos demais estados envolvidos, foram cumpridos 92 mandados judiciais, sendo 37 de prisão temporária e 55 de busca e apreensão domiciliar. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo criminoso. Durante as diligências, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, aparelhos celulares, documentos e outros materiais que subsidiarão a continuidade das investigações.
CRIMES IMPUTADOS
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato na modalidade de fraude eletrônica (art. 171, §2º-A, do Código Penal), associação criminosa (art. 288 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/1998). As penas podem chegar a até 21 anos de prisão, além de multa.
A Polícia Civil do Piauí reforça a importância de a população redobrar os cuidados com contatos que solicitem informações bancárias ou senhas. Ressalta-se que instituições financeiras legítimas não realizam pedidos desse tipo por telefone ou mensagens.
QUEM PARTICIPA DA OPERAÇÃO
A Polícia Civil do Piauí, por meio da Diretoria de Inteligência – Núcleo de Inteligência de Parnaíba, participou da deflagração da Operação “FALSA CENTRAL”, uma ação integrada entre as Polícias Civis de Goiás, Ceará, Pará, Piauí e São Paulo, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas – CIBERLAB da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).