Os advogados David Benevides e Yara Bezerra lançaram, na noite da quinta-feira (23), a pré-candidatura à presidência da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Picos, com o tema “Advocacia pra valer”. O evento aconteceu no restaurante Varanda 672.

davi

O atual vice-presidente da OAB subsecção de Picos e pré-candidato à presidência, David Benevides, destacou que, para se ter uma advocacia forte é necessário, antes de tudo, lutar por ela.

“Entre os dias 20 e 28 de novembro acontecerá a eleição a nível local e estadual. Esse movimento que promovemos partiu do amor que tenho pela advocacia. Sempre quis ser advogado e o sou há 11 anos. Tenho vontade de continuar na advocacia, e para que eu, ou qualquer outro colega, possa realmente ter a possibilidade de realizar esse sonho, é necessária uma advocacia forte. Pensamos, através desse movimento, agregar a advocacia, trazer o conhecimento de quem tem trabalho prestado pela Ordem e quem conhece o dia a dia da advocacia”, declarou.

A menos de 60 (sessenta) dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes da rede pública de ensino seguem em ritmo acelerado na preparação para a prova presencial nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Nesta sexta-feira (24), foi a vez dos estudantes matriculados nas escolas que fazem parte da 20ª GRE - Gerência Regional de Educação (Teresina leste) acompanharem o reforço das habilidades cobradas no Enem.

 

A revisão aconteceu no CETI Monsenhor Raimundo Nonato Melo, com os conteúdos relacionados às disciplinas de Linguagens, Física, Biologia, Química, Ciências Humanas, Thiago Ramos e Redação ministradas pelos professores Marília Ferreira, Élisson Araújo, Hamanda Soares, Matemática, Márcio Jean, Feijão e Francisco Rufino, respectivamente.

No início da revisão, a palavra de incentivo aos estudantes foi dada pelo Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, que acompanhou a revisão na gerência. "O Pré-Enem Seduc segue Na estrada e estamos com uma caravana cobrindo todas as gerências regionais e levando além dos conteúdos, nos preparatórios para os estudantes, uma mensagem de engajamento e de que acreditamos em nossos estudantes que passarão na universidade. Aqui na revisão da 20ª GRE encontramos um espaço repleto de alunos com foco e olhar atento ao conteúdo dos professores e certamente irão conquistar a vaga no Enem", afirmou o secretário.

 

A 9ª edição do preparatório Na Estrada, iniciativa que vai ao encontro dos alunos nas sedes das GREs, já percorreu as três Gerências em Teresina, além dos municípios de Paulistana (17ª GRE), São João do Piauí (12ª GRE), São Raimundo Nonato, Oeiras (8ª GRE), Valença (7ª GRE) e Regeneração (6ª GRE).

Wellington Soares, coordenador do Pré-Enem Seduc, fez um balanço geral de todas as revisões presenciais, falando sobre o projeto Redação Nota 1000.

"Iniciamos o Pré-Enem Na Estrada e tem sido um verdadeiro sucesso por onde passamos, geralmente reunindo em torno de 100 alunos, seguindo orientações da Secretaria de Saúde (Sesapi). O resultado (nas revisões Pré-Enem Seduc) está sendo o melhor possível, pois encontramos alunos entusiasmados, esperançosos na aprovação do Enem e com a nota máxima, que é uma meta do projeto Redação Nota 1000. Já conseguimos aprovação de estudantes nos cursos mais concorridos e está faltando conseguirmos esta nota máxima e acredito que neste Enem iremos alcançar", declarou.

A interação entre professores e estudantes é um diferencial durante a revisão Na Estrada. No intervalo das aulas, os estudantes participam de sorteios dos livros mediante a participação com desafios de conhecimento, a declamação de poemas e até mesmo cantando. Foram entregues ainda os materiais didáticos e o lanche aos 100 estudantes que acompanharam a revisão.

A gerente da 20ª GRE, Luisa Vieira, destacou que a vinda dos professores ao chão da escola é fundamental para engajar os alunos na reta final de preparação para o Enem. "Estamos realizando mais uma etapa da preparação para os estudantes com a revisão presencial Na Estrada aos estudantes da 20ª GRE que fizeram inscrição no Enem. Então, este momento do retorno presencial deles e contato com os professores é importante para que motive mais ainda os alunos e estão no momento de distanciamento e trazê-los para o presencial é fundamental para que haja engajamento e sucesso no Enem", disse.

Cristiane Ibiapina, coordenadora pedagógica do CETI Monsenhor Raimundo Nonato Melo, espaço que recebeu os estudantes, também comemorou o encontro entre os professores que fazem parte do preparatório Pré-Enem Seduc e os estudantes. "Estamos felizes, pois este momento faz com que os alunos reforcem mais ainda tudo que eles estão vendo durante todo o ano nas escolas no curso do 3º ano do Ensino Médio e que eles possam tirar o máximo proveito para serem aprovados no próximo Enem", pontuou.

O Pré-Enem Na Estrada continua a percorrer o Piauí levando o reforço de aulas para os estudantes e  no próximo sábado (25) a edição acontecerá no município de Campo Maior.

O advogado e ex-presidente da OAB-PI, Subseccional de Floriano, poeta e escritor florianense José Osório Filho,  foi submetido a uma cirurgia no rim direito nessa quarta-feira, dia 22/09/2021, no Hospital de Terapia Intensiva de Teresina-PI. O escritor, que ha havia falando do assunto ao Piauí Notícias,  foi cirurgiado pela equipe formada pelos  médicos Jouberto Gonçalves - nefrologista e Paulo Flávio – urologista.

joseosoriofilho9

A cirurgia durou duas horas, no entanto, os médicos inicialmente tentaram salvar o rim do advogado, mas o nódulo já estava próximo de uma artéria do rim, por esse motivo a equipe médica decidiu retirar o rim, por completo.

A cirurgia foi um sucesso segunda a equipe médica e o advogado não precisou tomar sangue e não ficou na Unidade de Terapia Intensiva-UTI, pois foi direto para o apartamento do Hospital e será liberado sexta-feira, dia 24/09/2021.

O estado de saúde do mesmo é excelente.

 

Com informações da família

O Estado do Piauí registrou 94 casos confirmados e três óbitos por Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quarta-feira (22). Dos 94 casos confirmados da doença 51 são mulheres e 43 são homens, com idades de 12 a 89 anos. Os dados são parciais por conta de instabilidades registradas no sistema e-Sus, do Ministério da Saúde.

Dois homens e uma mulher não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram de Altos (29 anos) e Corrente (82 anos). Ela era de Buriti dos Montes (79 anos).

Os casos confirmados no estado somam 318.702 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 6.992 e foram registrados em 223 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 177 ocupados, sendo 86 leitos clínicos, 82 UTIS e 9 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 22.741 até o dia 22 de setembro de 2021.

A Sesapi estima que 311.533 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

covid43

sesapi