• roma.png
  • vamol.jpg

Em 1971, um grupo de jovens se reuniu em Porto Alegre para dar início ao movimento que fez o 20 de novembro se tornar um símbolo da luta e da resistência da população negra no Brasil. Na época, diferentes mobilizações surgiram na cidade e no país, abordando as vivências da população negra e exigindo direitos. Mesmo com toda a organização do período, 52 anos foi o tempo que levou para que um decreto oficial do governo brasileiro, assinado em 2023, fizesse desta quarta-feira (20) o primeiro Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como um feriado nacional. 

negra

O advogado e escritor Antônio Carlos Côrtes, um dos responsáveis pela idealização da data, percebe esse momento como um dos diversos avanços conquistados pelos negros no caminho de “um despertar” sobre o importante papel dessa população na história e formação do país.  

Em Floriano-PI, nesta semana, já houve manifestações pela data. A abertura da Semana da Consciência Negra foi na Praça Dr. Sebastião Martins e contou com presenças de vários jovens e ainda a presença de um dos símbolos da negritude da Princesa do Sul, a professora Edneuza Ramos. Ela falou numa entrevista do Ivan Nunes.

 

 

Da redação

Marden Menezes (Progressistas)  solicitou nessa terça (19)  à Alepi realização de audiência pública na Comissão de Educação para debater o projeto de lei. Entre os convidados estão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação de Teresina e Associação de Pais, Alunos e Professores.

marden5

Na mesma  sessão foi lido projeto de lei do deputado Marden Menezes (Progressistas) que trata da proibição da utilização de celulares e outros dispositivos eletrônicos por alunos do ensino fundamental nas escolas públicas e privadas do Piauí. Está em analise na Alepi, desde outubro, projeto de autoria do deputado Henrique Pires que versa sobre o mesmo tema.

Estrada – O deputado Dr. Hélio (MDB) requereu do Governo do Estado e do Instituto de Desenvolvimento do Piauí o alargamento e a duplicação do trecho que interliga a Lagoa do Portinho à BR-343.

Título de cidadania – O parlamentar Wilson Brandão (PP) apresentou requerimento à Assembleia para que seja concedido o título de cidadania piauiense a José Robson de Oliveira.

 Tribunal de Contas – O Tribunal de Contas do Piauí enviou à Alepi projeto de lei para que seja acrescentada uma função de confiança ao seu Plano de Cargos e Salários do Quadro efetivo de Pessoal.

Operação resgata 6 trabalhadores em situação análoga à escravidão

Uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego resgatou seis trabalhadores em situação análoga à escravidão em duas cidades da Bahia: Lauro de Freitas e Salvador. O trabalho foi realizado entre os dias 11 e 13 deste mês.  Continua depois do comercial.

buolhos

Segundo informações do Ministério, na cidade de Lauro de Freitas, a fiscalização encontrou um homem que trabalhava todos os dias como vigia e porteiro há dez anos em um condomínio de galpões industriais. Ele vivia na guarita onde trabalhava.

Além do local estar em condições precárias, o trabalhador não tinha carteira assinada, não recebia pagamentos de forma regular, e não tinha direitos trabalhistas, como férias ou 13º salário. Após ser resgatado, o homem foi levado de volta a sua cidade natal, em Alagoas.

Já em Salvador, outros cinco homens foram encontrados trabalhando em um lugar considerado insalubre pelos agentes. Os trabalhadores, que receberam o cargo de carregadores em um “depósito”, dormiam no chão ou em carrinhos usados para transportar mercadorias de ambulantes. Um buraco era usado como banheiro, e uma cozinha comunitária precária servia tanto para os trabalhadores quanto para ambulantes que preparam alimentos para venda.

Dos cinco cidadãos resgatados, três foram encaminhados para abrigos da rede municipal, enquanto os outros dois voltaram para suas casas. A operação também recebeu reforços da Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia e da Defensoria Pública da União.

portaldotupiniquim.com.br

Um empresário de 43 anos é suspeito de estuprar, agredir e manter em cárcere privado a ex-namorada, de 24, em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. A vítima denunciou o homem no domingo, dia 17 de novembro de 2024. Ele foi procurado pela polícia, no entanto não foi localizado.

A jovem relatou para a Polícia Militar (PM) que há dois meses terminou o relacionamento, visto que o empresário era muito ciumento e que a agredia. Após o fim do namoro, o homem tentou reatar, porém ela negou. No último sábado (16 de novembro), eles se encontraram na casa de amigos em comum.

Foto: Ilustração

Conforme registrado na ocorrência, o suspeito convidou a vítima para ir até a casa dele ao término do encontro no imóvel dos amigos, algo que ela aceitou. Ao chegar por lá, o empresário teria pedido para que a ex entregasse o celular dela, pois ele suspeitava que a moça estava mantendo contato com outros homens.
Diante da recusa da jovem, o empresário jogou o aparelho na parede e passou a dar socos e chutes nela. Além disso, o homem pegou uma faca e ameaçou matá-las. A violência seguiu com ele arrebentando os colares usados pela vítima e estuprando-a. No registro policial consta que o ex falou para a mulher: “É assim que a gente faz com vagabunda”.
Após a violência sexual e psicológica, a jovem foi impedida de deixar o local. Ela só foi levada para a casa na manhã de domingo. A vítima pediu socorro para a mãe e ligou para a PM.
Os agentes foram até a casa do suspeito, porém não o localizaram. Os militares conseguiram apreender o aparelho celular. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Fonte: O Tempo