• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

O primeiro capítulo da decisão da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco terminou com um empate sem gols, na noite desta quarta-feira (17) na arena do Timão em Itaquera, São Paulo. Com este resultado, tudo fica em aberto para o confronto da volta da final, que será disputado no próximo domingo (21), a partir das 18h (horário de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

corintivasc

O confronto desta quarta será mais lembrado pela pouca inspiração e muita transpiração das equipes, que competiram muito durante os 90 minutos de bola rolando. Com isso, as oportunidades claras foram poucas de lado a lado.

Ainda na etapa inicial, aos 18 minutos, o Vasco conseguiu colocar a bola no fundo do gol do goleiro Hugo Souza com o atacante Rayan, mas o lance foi anulado por causa de posição de impedimento do jogador vascaíno.

Sete minutos depois quem marcou foi o Corinthians, com Memphis Depay aproveitando uma bola que sobrou no meio da área. Porém, o lance foi cancelado após ser confirmada a posição irregular do holandês.

No segundo tempo o panorama não mudou muito e a igualdade sem gols perdurou até o apito final.

Agência Brasil

Foto: © Marco Galvão/Agência Corinthians/Direitos Reservados

O lateral-esquerdo Mario Pineida, de 33 anos, foi assassinado em Guayaquil, no Equador, nesta quarta-feira, 17. O jogador, que defendia o Barcelona de Guayaquil, passou pelo Fluminense em 2022. A informação foi confirmada pelo clube equatoriano em um comunicado nas redes sociais.

Segundo informou o site equatoriano Ecuavisa, a polícia local disse que Pineida foi baleado em frente a um açougue no bairro de Sanales. Além disso, a mulher do atleta também foi morta durante o ataque. Já a mãe de Pineida, que estaria com o casal, ficou ferida.

Mario Pineida, ex-Fluminense, é assassinado no Equador Foto: Dolores Ochoa /AFP

Mario Pineida, ex-Fluminense, é assassinado no Equador Foto: Dolores Ochoa /AFP

Ainda segundo o site equatoriano, horas antes do atentado, Antonio Álvarez, presidente do Barcelona de Guayaquil, declarou que um jogador do time havia solicitado proteção especial após receber ameaças de morte. Vale ressaltar que, nesta quarta, os jogadores do time também não treinaram em ato contra os quatro meses de salários atrasados

Nas redes sociais, o Barcelona de Guayaquil emitiu um comunicado e lamentou a morte do atleta.

“Barcelona Sporting Club informa, com profundo pesar, que foi notificado de maneira oficial sobre o falecimento de nosso jogador Mario Pineida, o que ocorreu após um ataque contra ele. Essa notícia lamentável nos deixa profundamente consternados e todos aqueles que fazem parte da instituição, e nos deixa de luto como família barcelonista. Nas próximas horas informaremos de maneira oportuna sobre os atos que serão realizados em sua memória. Por enquanto, solicitamos a nossos sócios, torcedores e à opinião pública elevar oração pelo descanso de sua alma e para dar forças para toda a sua família nesse momento de imensa dor”, escreveu o clube no X.

msn

O PSG é campeão mundial. O clube francês, comandado por Luis Henrique, venceu o Flamengo na grande final da Copa Intercontinental, adiando o sonho do bicampeonato mundial do clube brasileiro.

flapenalts

O jogo aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), em Doha, no Catar, e foi decidido somente nos pênaltis após um empate por 1 a 1 na prorrogação. Nas penalidades, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo desperdiçaram. O time francês venceu por 2 a 1.

Como foi o jogo O PSG dominou as ações do primeiro tempo em Doha. Logo aos três minutos de jogo, João Neves, nas costas de Erick Pulgar, chegou sozinho na área, mas finalizou para fora. O time francês balançou a rede aos 8 minutos, em lance que Rossi tentou evitar a saída da bola para escanteio. Na sobra, Fabián Ruíz, de fora da área, mandou a bola para o fundo da rede. O VAR, no entanto, revisão o lance e detectou que a bola saiu antes do chute do goleiro rubro-negro. Ou seja, gol anulado.

Diante da pressão da equipe francesa, jogadores do Flamengo buscavam parar as jogadas com entradas duras. Nos primeiros 25 minutos, Jorginho e Alex Sandro foram amarelados.

A primeira chegada rubro-negra foi aos 16 minutos. Após troca de passes, Pulgar chutou cruzado, mas parou no goleiro Safonov. Mas, diante do ímpeto do Paris, o Fla não conseguiu criar grandes chances, e viu Kvaratskhelia inaugurar o marcador aos 37 minutos. Após passe açucarado de Mayulu, que ainda contou com um toque de Rossi, o georgiano abriu o placar.

A primeira chegada rubro-negra foi aos 16 minutos. Após troca de passes, Pulgar chutou cruzado, mas parou no goleiro Safonov. Mas, diante do ímpeto do Paris, o Fla não conseguiu criar grandes chances, e viu Kvaratskhelia inaugurar o marcador aos 37′. Após passe açucarado de Mayulu, que ainda contou com um toque de Rossi, o georgiano abriu o placar.

A melhor chance do time de Filipe Luís foi, mais uma vez, com Pulgar, em jogada de escanteio. A primeira parte da partida evidenciou a diferença física das equipes. O Flamengo esteve distante de ir ao intervalo com a vantagem no placar ou, pelo menos, com o empate. Faltou agressividade no ataque, que contou com os pontas Carrascal e Gonzalo Plata desencaixados. Arrascaeta e Bruno Henrique também não foram bem.

Segundo tempo O início da segunda etapa não foi muito diferente do primeiro tempo, com o Flamengo sofrendo com a diferença física contra a equipe de Paris. O técnico Filipe Luís, buscando dar um novo dinamismo ao ataque, chamou Pedro para entrar no lugar de Carrascal. O jogo mudou quando aos 12 minutos Arrascaeta foi derrubado por Marquinhos dentro da área. Assim, o VAR chamou o árbitro na beira do campo para analisar a jogada, e o pênalti foi marcado. Especialista na cobrança, Jorginho foi para a bola e garantiu o empate.

Com mudanças para ambos os lados, os minutos finais da partida em Doha contaram com fortes emoções. Com Dembélé em campo, o PSG pressionou o time brasileiro, que buscou jogar no contra-ataque. Uma das grandes chegadas rubro-negras foi ao 39 minutos. Após roubada de bola, Plata saiu disparado ao ataque, com passe de Bruno Henrique. O equatoriano tocou para Pedro, que parou no goleiro. BH, poucos minutos depois, também teve a chance da virada, mas finalizou para fora.

No último lance do tempo regulamentar, Marquinhos teve a chance de marcar o gol do título francês, após passe de Dembélé. O zagueiro brasileiro, entretanto, finalizou errado. Jogo foi para a prorrogação.

Prorrogação O primeiro tempo da prorrogação contou com boas chegadas de ataque para ambos os lados. O Rubro-Negro buscou centralizar as suas jogadas em Cebolinha, que tentou levar a melhor nas jogadas de um contra um. Já o PSG utilizou Dembélé como principal arma ofensiva, mas sem sucesso.

O Flamengo voltou para a segunda etapa da prorrogação levando perigo ao gol francês, principalmente com Luiz Araújo e Samuel Lino. Dembélé, mais uma vez, teve uma grande chance de garantir o título. O francês tirou o Ortiz da jogada, mas finalizou para fora. Sem gols, o título foi decidido nos pênaltis.

Pênaltis PSG Vitinha ⚽

Dembélé ❌

Nuno Mendes ⚽

Barcola ❌

Flamengo De La Cruz ⚽

Saúl ❌

Pedro ❌

Léo Pereira ❌

Luiz Araújo ❌

R7

Foto: Thaier Al-Sudani/ REUTERS

O Corinthians enfrenta o Vasco nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. O Timão se apoia no ótimo retrospecto contra a equipe carioca para sair em vantagem no confronto.

vascofinal

Corinthians e Vasco se enfrentaram 107 vezes ao longo da história. Os paulistas possuem ampla vantagem: 49 vitórias, contra 25 do Cruzmaltino, além de 33 empates.

O retrospecto recente também é extremamente favorável ao Timão. A equipe do Parque São Jorge perdeu apenas um jogo para o Vasco nos últimos 15 anos. Foram 25 partidas disputadas neste período, com 16 triunfos paulistas e oito empates.

A única vitória carioca neste intervalo de tempo foi no ano passado. Na ocasião, o time ganhou do Corinthians por 2 a 0 em São Januário, com gols de Piton e Sforza.

Longo tabu Como mandante, o Corinthians defende um longo tabu contra o Vasco. A última derrota dos paulistas para o Cruzmaltino em casa foi em 2007.

De lá para cá, os cariocas visitaram o Timão em 14 oportunidades. Foram 11 triunfos do Corinthians e três empates.

Quando é a volta? A segunda partida da decisão da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco será no próximo domingo, dia 21 de dezembro. O confronto decisivo está agendado para as 18h (de Brasília), no Maracanã.

Próximo jogo do Corinthians Corinthians x Vasco Competição: Copa do Brasil (ida da final) Data e horário: 17/12 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília) Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP).

Gazeta esportiva

(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)