• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

A temporada como mandante do São Paulo acabou nesta quarta-feira. O Tricolor venceu o Internacional por 3 a 0, graças aos gols de Sabino, Maik e Luciano, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. Com o triunfo, o time de Hernán Crespo encerrou o ano de 2025 como 60,6% de aproveitamento quando mandou os duelos.

saopauloregula

Atuando como mandante no Morumbis, Vila Belmiro e Mané Garrincha, o time paulista disputou 33 duelos. No período, somou 17 vitórias, nove empates e sete derrotas - foram 50 gols marcados e 32 sofridos.

Oscilação no Brasileirão No Campeonato Brasileiro, o time defende, atualmente, a oitava melhor campanha como mandante, com 59% de aproveitamento. Na principal competição do país, o São Paulo acumulou 34 pontos dos 57 possíveis e conviveu com oscilações durante o torneio.

O Tricolor Paulista conviveu com bons momentos, como por exemplo, a sequência de vitórias entre os meses de julho e setembro, quando venceu Corinthians (2 a 0), Fluminense (3 a 1), Vitória (2 a 0), Atlético-MG (2 a 0) e Botafogo (1 a 0).

Os pontos negativos vieram em junho e voltaram a aparecer no fim de setembro: derrotas para Mirassol, Vasco, Ceará e, sobretudo diante do Palmeiras, expuseram certo desequilíbrio defensivo e momentos de desconcentração que custaram pontos importantes. No Choque-Rei, no revés mais traumático da equipe dentro do Morumbis, a equipe até mostrou força ao abrir 2 a 0, mas acabou sofrendo a virada e saiu derrotada por 3 a 2, em um duelo marcado por polêmicas . Ainda assim, o São Paulo conseguiu se recompor no mês seguinte, vencendo Bahia e Juventude, além de arrancar um empate valioso diante do Flamengo.

Nos últimos cinco jogos, o clube bateu o Bahia por 2 a 0 e empatou com o Flamengo, porém tropeçou diante do Red Bull Bragantino, em derrota por 1 a 0 que freou o embalo. A resposta veio rapidamente: vitória por 2 a 1 sobre o Juventude e uma atuação dominante contra o Internacional, fechando a série com um convincente 3 a 0. A partir do duelo diante do Massa Bruta, o São Paulo mandou seus duelos na Vila Belmiro.

Na Libertadores, em cinco jogos, foi apenas uma vitória em casa, além de três empates e uma derrota. Já no Paulistão, o Tricolor, em sete duelos, foram quatro triunfos, duas igualdades (uma diante da Inter de Limeira no Mané Garrincha) e um revés.

O São Paulo encerra a temporada no próximo domingo, quando visita o Vitória, às 16h (de Brasília), no Barradão, em Salvador, em mais um jogo enfrentando um adversário na luta contra o rebaixamento. O clube paulista é o oitavo colocado, com 51 pontos.

Gazeta esportiva

(Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Já com a taça do Campeonato Brasileiro garantida, o Flamengo teve a data do jogo contra o Mirassol alterada. A partida válida pela última rodada da competição, que acontecerá no Estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, foi antecipada de domingo (7) para sábado (6).

Com a mudança, o Flamengo ganha um dia na logística para a viagem ao Catar, para a Copa Intercontinental. A delegação Rubro-Negra partirá para Doha ainda no sábado.

O Flamengo venceu o Ceará por 1 a 0 no Maracanã, na noite desta quarta-feira e garantiu o título nacional. Já o Mirassol, que bateu o Vasco na terça-feira por 2 a 0 em São Januário, concretizou a vaga direta na Libertadores do ano que vem.

Quem será o adversário na Copa Intercontinental?

O adversário será o Cruz Azul, do México, que se sagrou campeão da Champions League da Concacaf em junho deste ano após superar o Vancouver Whitecaps, do Canadá.

Se passar pelos mexicanos, o Flamengo disputa a Challenger Cup no dia 13 de dezembro, um sábado, com o Pyramids, também no Catar. A equipe do Egito, campeã da Champions da África, venceu o Auckland City na primeira fase.

O vencedor da Challenger Cup, válido pela terceira fase, disputa a grande final do Intercontinental da Fifa no dia 17 de dezembro contra o PSG, campeão da Champions League 2024-25.

Estreia do Flamengo no Intercontinental

Flamengo x Cruz Azul
Data: 10 de dezembro de 2025
Local: Estádio Ahmad Bin Ali, Al Rayyan, Catar

Entenda o formato do Intercontinental

Na primeira rodada, de forma alternada, os vencedores da Champions da Ásia ou da Champions da África jogarão contra o vencedor da Champions da Oceania

Na fase seguinte, o vencedor duela contra o campeão continental que ficou à espera, sem jogar na primeira fase

Esse vencedor do chaveamento que envolve Ásia, África e Oceania irá enfrentar o vencedor do outro chaveamento, que envolve América do Sul e Concacaf

Por fim, a equipe que sobreviver a essa disputa vai enfrentar o campeão europeu.

A Copa do Mundo de 2026 se aproxima cada vez mais e, em breve, a Seleção Brasileira conhecerá seu caminho inicial na competição. Nesta sexta-feira, a partir das 14h (de Brasília), a Fifa realizará o sorteio da fase de grupos do Mundial, permitindo que todas as seleções conhecem seus primeiros três adversários no torneio.

ancelotijogo

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo contará com 48 seleções, o que gerou um aumento no número de grupos, que foi de oito para 12. Apesar disso, o formato do sorteio será o mesmo que o público está habituado: de acordo com o ranking da Fifa, os países classificados serão divididos em quatro potes.

Seguindo o sistema de sorteio desenvolvido pela Fifa, a Gazeta Esportiva listou algumas seleções consideradas “fáceis” que a Seleção Brasileira poderá enfrentar já na fase de grupos do Mundial.

Veja abaixo No pote 2 O Brasil, como cabeça-de-chave, pegara uma seleção do pote 2, uma do pote 3 e outro do pote 4. No segundo grupo de países estão os seguintes times: Austrália, Áustria, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Irã, Japão, Marrocos, Senegal, Suíça e Uruguai.

Destas seleções, o Brasil não pode enfrentar Equador, Uruguai e Colômbia por serem países sul-americanos. Assim, as opções consideradas mais “fáceis” seriam Áustria e Irã.

Os austríacos, por mais que fizeram uma boa campanha nas Eliminatórias, ainda possuem um nível técnico abaixo do restante das seleções do pote 2. Os iranianos, que têm frequentado as últimas edições da Copa, se classificaram enfrentando seleções de um nível técnico muito baixo, e pode ser considerada a opção “mais fraca” deste pote.

Panamá e Uzbequistão no pote 3 No pote 3, estão as seguintes seleções: África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Catar, Costa do Marfim, Egito, Escócia, Noruega, Panamá, Paraguai, Tunísia e Uzbequistão.

Destas seleções, Panamá e Uzbequistão são as opções mais viáveis para o Brasil. Os caribenhos disputaram até a última rodada com Suriname para se classificar de forma direta. Os uzbeques disputarão a primeira Copa de sua história, e confirmou sua vaga após empate com os Emirados Árabes Unidos.

Inexperientes no pote 4 Por fim, o pote 4 possui seis seleções já garantidas na Copa (Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti e Nova Zelândia), além de outras seis vagas vindas da repescagem.

Na teoria, as seleções mais fáceis seriam as que vem da repescagem mundial ou os países caribenhos que participarão da Copa pela primeira vez, como Curaçao, Haiti e Suriname.

Gazeta esportiva

FOTO: @rafaelribeirorio / CBF

O Vasco encerrou sua última partida como mandante no Brasileirão de 2025 com dificuldades. Após a goleada por 5 a 1 sobre o Internacional em casa, o time cruzmaltino não conseguiu manter o embalo e foi derrotado por 2 a 0 pelo Mirassol nesta terça-feira, em São Januário.

vascogol

Com o resultado, o clube subiu na lista de equipes que mais sofreram gols em casa na competição, ocupando agora a segunda posição, atrás apenas do Sport. Foram 26 gols sofridos em São Januário, contra 31 marcados. O desempenho como mandante soma oito vitórias, quatro empates e sete derrotas, com 49,1% de aproveitamento, segundo dados do Sofascore.

Apesar da derrota, o Vasco garantiu matematicamente sua permanência na Série A de 2026, beneficiado pelos tropeços de Vitória e Internacional na penúltima rodada do Brasileirão.

Calendário do Vasco O Vasco fecha sua participação no Brasileirão enfrentando o Atlético-MG neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena MRV. A equipe vascaína se encontra em 12º lugar, com 45 pontos.

Gazeta esportiva

Foto: Matheus Lima/Vasco