O Flamengo divulgou os relacionados para o jogo contra o Athletico, nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena da Baixada. Ao todo, o técnico Dorival Júnior terá cinco desfalques para a partida decisiva nas quartas de final da Copa do Brasil.

flatreino

Rodrigo Caio e Bruno Henrique, que se recuperam de lesão, e Diego Alves, em fase de recondicionamento físico, são baixas há semanas e seguem fora da equipe.

As novas ausências são David Luiz e Thiago Maia. Ambos cumprem suspensão após serem advertidos no jogo de ida, no Maracanã. Os reforços Varela e Pulgar não foram inscritos a tempo no BID da CBF e não podem disputar a Copa do Brasil.

Absolvidos pelo STJD na manhã desta terça-feira, Gabigol e Arrascaeta estão liberados para encarar o Athletico e viajam normalmente com o restante do grupo. Após treinar de manhã no Ninho do Urubu e finalizar a preparação para o duelo, a delegação embarca para Curitiba em voo fretado nesta tarde de terça-feira.

Após empate em 0 a 0 no jogo de ida, o clube carioca avança com qualquer vitória fora de casa. Em caso de novo empate, a vaga na semifinal será decidida nos pênaltis. Quem passar enfrenta o vencedor do confronto entre São Paulo e América-MG.

Lançe

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, suspenso no ano passado em São Paulo, foi definitivamente cancelado, informaram nesta terça-feira a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação de Futebol Argentino (AFA).

braargent

"A partida Brasil-Argentina não será mais repetida, e a data relevante permitirá, portanto, que nossa seleção faça um amistoso em preparação para a Copa do Mundo", diz o comunicado publicado pela CBF em seu site.

O cancelamento do jogo se deu após um acordo entre CBF, AFA e Fifa no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), explicou a confederação brasileira em outra nota.

CBF e AFA agradeceram à Fifa por sua "disposição e disponibilidade para resolver este problema" e aceitaram "suas respectivas responsabilidades pelos fatos que levaram à suspensão" do jogo, assim como as sanções correspondentes.

Os brasileiros deverão pagar uma multa de 300 mil francos suíços (pouco mais R$ 1,6 milhão) e os argentinos 150 mil francos suíços, embora em ambos os casos metade da sanção econômica tenha sido suspensa por um período experimental de dois anos.

"A metade da multa a pagar", tanto pela CBF como pela AFA, "será doada diretamente" à Organização Mundial da Saúde (OMS) para apoiar a luta contra a covid-19, afirmaram as confederações.

  • Um alívio -

O cancelamento definitivo do jogo, programado pela Fifa para o dia 22 de setembro, a dois meses do início do Mundial, é um alívio para as duas potências sul-americanas, que não eram favoráveis a sua realização por considerarem que afetaria a preparação para a Copa Catar.

"O assunto do jogo contra o Brasil está atrapalhando nossa programação", disse o técnico da Argentina, Lionel Scaloni.

A manutenção da partida causava incerteza nas duas seleções, já que ambas pretendiam aproveitar a data para enfrentar adversários de outros continentes antes do início da Copa do Mundo.

Os brasileiros inclusive advertiram no comunicado desta terça que a realização da partida geraria risco de lesões, suspensões e de um "boicote dos argentinos ao jogo".

"Não é o fato de jogar contra a Argentina, ou não. É todo um planejamento. Temos que planejar antes, tem a logística de viagem. Isso não é de uma hora para outra", disse o técnico da Seleção, Tite.

A resolução do caso, todavia, libera as duas equipes para aproveitar a última data Fifa antes do início do Mundial e põe fim a um dos maiores constrangimentos do futebol sul-americano.

  • Jogo sem sentido -

Em 5 de setembro de 2021, Brasil e Argentina entraram em campo pela sexta rodada das Eliminatórias na Neo Química Arena quando funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entraram no gramado aos cinco minutos do primeiro tempo.

Os agentes interromperam a partida devido a violações dos protocolos sanitários por parte de quatros jogadores argentinos, num momento de maiores restrições devido à pandemia de covid-19.

A Anvisa denunciou então que os argentinos então residentes na Inglaterra Emiliano Martínez, Emiliano Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso tinham falsificado suas declarações de entrada no Brasil para driblar as medidas vigentes naquele momento da pandemia.

A realização da partida era praticamente sem sentido, pois qualquer resultado não afetaria a tabela de classificação das Eliminatórias.

Brasil e Argentina terminaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, apesar de terem um jogo a menos.

A Seleção de Tite somou 45 pontos, seis a mais que a 'albiceleste' de Lionel Scaloni.

Uruguai e Equador foram as outras equipes sul-americanas que se classificaram para a Copa do Mundo, que começa em novembro.

AFP

O Coritiba anunciou a contratação de Guto Ferreira nesta terça-feira. O técnico chega para substituir Gustavo Morínigo, demitido no fim de semana, e assinou vínculo até o fim de 2023.

gutoferreira

Junto do comandante, os auxiliares de futebol Alexandre Faganello e André Luis dos Santos Ferreira, além do preparador físico Valdir Nogueira de Oliveira Júnior também integram o elenco.

Guto comandará o primeiro treino à frente do Coxa já nesta terça. O treinador já está em Curitiba (PR) e irá trabalhar com a delegação no CT da Graciosa.

O profissional já passou por Bahia, Ceará, Sport, Chapecoense e Internacional. Em títulos, tem as conquistas do Gauchão em 2002, o Catarinense em 2016 e duas Copas do Nordeste, uma em 2017 e outra em 2020.

gazetaesportiva

Assim como o Portal Futebol Interior adiantou na semana passada, enfim o Atlético-GO anunciou oficialmente, na manhã desta terça-feira (16), as chegadas dos goleiros Diego Loureiro e Pedro Paulo, ambos de 24 anos, para a sequência do Brasileirão.

goleiro

“É DO DRAGÃO! Os goleiros Diego Loureiro (24 anos) e Pedro Paulo (24 anos) são os novos reforços do Atlético Goianiense para o prosseguimento da temporada 2022. Pedro Paulo estava no ABC-RN. Já Loureiro chega por empréstimo junto ao Botafogo. SEJAM BEM-VINDO!”, postou o clube nas redes sociais.

Revelado pelo Botafogo, Diego Loureiro nunca defendeu outro clube na carreira. Ele se destacou em 2021, quando fez 29 jogos na campanha que terminou com o retorno do Glorioso à elite. Com isso, ele despertou interesse do Guarani e esteve perto de assinar. Entretanto, houve divergência na hora de assinar o contrato. O jogador alegou que diversas mudanças no contrato foram feitas e o Guarani também se pronunciou. Por isso, acabou acertando com o Atlético-GO.

Já Pedro Paulo passou pela base do Fluminense e defendeu o Globo antes de chegar ao Mais Querido em 2021. Pedro Paulo, porém, só se firmou como titular na atual temporada. Foram 33 partidas, sendo 18 pela Série C.

futebolinterior