• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Continua aberta até 30 de abril de 2024 a chamada para submissão de trabalhos [resultados de projetos de pesquisa, extensão, ensino ou relatos de experiência] da 10ª edição da Jornada Acadêmica & Mostra de Pesquisa e Extensão por meio do link.

Os eventos, organizados pelo Laboratório de Leitura e Produção Textual [LPT/CNPq] do Colégio Técnico de Floriano/UFPI, acontecerão de forma híbrida, de 20 a 24 de maio de 2024. O tema da edição é Revisitando as jornadas: ensino, pesquisa e extensão em tempos futuros.

Os trabalhos completos/artigos serão publicados em forma de livro digital pela Pipa Comunicação, em 2025.

Mais informações aqui, no site do evento ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ifpi

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) torna público o Edital para seleção de bolsistas no âmbito do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (PIBEU), em conformidade à Resolução CEPEX No 029/2011 e ao Edital PREX/PIBEU Nº 057/2023.

EDITAL Nº PREX/PIBEU Nº 027/2024

Uespi

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de maio o prazo final para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024. Essa etapa do processo seletivo terminaria na próxima terça-feira (30). A ampliação do prazo foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26).

fies24

No primeiro semestre, o Fies oferece 67.301 vagas aos estudantes. De 28 de março até o momento, o MEC já fez cinco chamadas de candidatos em listas de espera do Fundo.

As vagas que não forem ocupadas nesta edição do primeiro semestre serão ofertadas, novamente, no processo seletivo do segundo semestre deste ano. A estimativa é que ao todo, em 2024, o Fies oferecerá 112.168 vagas nos dois processos seletivos.

Para concluir o processo e obter o financiamento, o estudante deve ir até a faculdade escolhida, procurar a comissão permanente que trata do Fies naquela instituição e apresentar a documentação exigida. Somente depois, deverá ir ao banco que vai conceder o empréstimo.

Fies O Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao programa.

Para solicitar o financiamento, o candidato que está na lista de espera, deve ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter conquistado a média de pontuação igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, de no máximo três salários mínimos por pessoa (R$ 4.236,00).

Por meio do programa, o beneficiado pelo financiamento público consegue estudar em uma faculdade e pagar o valor somente após a graduação. O início da quitação da dívida se dá logo após a formatura.

Se a renda da família for de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.118) por pessoa, não é necessário apresentar fiador. A taxa de juros será zero para todos os estudantes.

Agência Brasil

Foto: Wilson Dias/Agência

O Projeto de Extensão “Remoção de enxames de abelhas africanizadas das zonas rural e urbana de Floriano”, do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI), foi implementado em 2008, como uma das ações do Grupo de Estudo e Trabalho com Abelhas (GTA), idealizado e coordenado pelo professor de Apicultura, Laurielson Alencar.

abelhas

Segundo o professor Laurielson Alencar, em 2019 houve a realização de treinamentos sobre remoção desses enxames para 14 membros do Corpo de Bombeiros e 5 técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Floriano, e este treinamento foi feito com o objetivo de auxiliar nas capturas. “Já foram removidos mais de 400 enxames de 2008 até hoje, o que já evitou uma série de riscos à população e animais domésticos. A ação também não beneficia somente a cidade de Floriano, mas sim toda a região adjacente”, mencionou.

As abelhas africanizadas possuem ferrão e podem ser um risco à população local, visto que têm um comportamento mais defensivo e são mais suscetíveis a atacar quando sentem-se ameaçadas.

Carlos Eduardo Feitosa, membro do grupo de estudo GTA e aluno do curso Técnico em Agropecuária, conta sobre sua experiência no projeto e como o processo de remoção de enxames de abelhas africanizadas acontece. “Recentemente tive a minha primeira experiência na retirada de enxame e foi um trabalho incrível, uma experiência única. Nunca tinha participado daquele momento em que presenciei os enxames até a captura da rainha que é a principal. Colocamos a rainha dentro da caixa de fósforo para atrair os operários e o zangão. Sempre tive essa curiosidade com essas experiências. Me sinto mais capacitado”, relatou.

Depois de retirados de maneira segura e apropriada, os agrupamentos são transportados até a Fazenda Experimental do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). A iniciativa do projeto auxilia a população na segurança e na prevenção de ocorrências envolvendo indivíduos com alergias a ferroadas de abelhas, ao mesmo tempo que colabora para a preservação das abelhas africanizadas, essenciais para os fundamentos da sustentabilidade.

Uma moradora da região atendida pelo projeto de extensão, Jocilene Marques, expressa gratidão ao serviço prestado, que beneficia a população local com a remoção de enxames que podem ser um risco. “Eu fiz o pedido para eles que viessem retirar o enxame de abelhas. E essa já é a terceira vez que eu peço e eles me atendem com todo carinho. Quero agradecer a eles pela boa vontade de vir aqui nos prestar esse serviço que é de grande importância, porque as abelhas são muito perigosas”, expressou.

Ufpi