Qualificar jovens brasileiros, que falam português fluentemente, para que possam ensinar na rede pública é o principal objetivo do programa Ensina Brasil – uma formação intensiva que aborda educação, didática e gestão escolar. A iniciativa é realizada em parceria com universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

educação

Os participantes assistem aulas presenciais, recebem mentoria e são acompanhados por tutores que já têm experiência. Os encontros são mensais e visam desenvolver agentes de transformação na educação brasileira. Após a formação, os profissionais são enviados a escolas da rede pública de ensino ou órgãos governamentais para atuarem como professores, durante dois anos, e recebem remuneração pela atividade.

Inscrição no programa Ensina Brasil

Oprocesso seletivo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças possui cinco etapas. Inicialmente, o candidato deve preencher um formulário online e informar dados sobre histórico acadêmico, profissional de atividades extracurriculares. As demais etapas envolvem um teste de múltipla escolha, perguntas dissertativas, dinâmica em grupo de simulação de uma aula e entrevista.

A participação requer o enquadramento nos requisitos, entre eles a disponibilidade para morar fora da cidade de origem. Confira abaixo os demais requisitos do programa: 

  1. Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);
  2. Português fluente;
  3. Ter curso superior completo ou previsão de graduação até dezembro de 2019*
  4. Ter concluído a primeira graduação há, no máximo, 10 anos;
  5. Ter diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC;
  6. Ter disponibilidade para participar da formação inicial de 5 semanas (300 horas)
  7. Ter disponibilidade para participar do programa de fevereiro de 2020 até dezembro de 2021 (trabalho remunerado);
  8. Ter disponibilidade para morar fora de sua cidade por 2 anos, a partir de fevereiro de 2020

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), retifica o item 7.1 do Edital Nº 06/2019 - CSPE/PREG, de 13 de maio de 2019, relativo à regulamentação do processo seletivo para ingresso por Transferência Voluntária, no período letivo 2019.1, de acordo com o que estabelece a Resolução nº 177/12-CEPEX/UFPI e alterações.

Confira a retificação.

 

Ufpi

A partir de hoje (19), todos os candidatos que estão na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) deverão ir às instituições de ensino superior privadas onde concorrem a uma vaga apresentar a documentação de comprovação das informações prestadas na inscrição.

O prazo para que os candidatos que compareçam às faculdades vai até 22 de julho. A lista com a documentação necessária está disponível na página do ProUni.

Desde ontem (18), a lista de espera está disponível para consulta pelas instituições. A lista contém a classificação dos estudantes por curso e turno, segundo as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

A lista de espera será usada pelas próprias instituições para preencher as bolsas de estudos que não foram ocupadas nas duas chamadas regulares do programa.

Bolsas de estudo

Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade, e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

O ProUni é voltado para candidatos que não tenham diploma de curso superior e que participaram do Enem 2018.

Os estudantes devem ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsistas integrais. É preciso ainda ter obtido nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas nas provas do Enem.

Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

 

Agência Brasil

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e da Direção do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, divulga as Inscrições deferidas após recurso e retificação do Anexo I referentes ao processo de seleção de professor substituto para o Curso de Ciências Biológicas, área de Biologia Geral, conforme Edital nº 06/2019 - CAFS.

Confira as inscrições deferidas após recurso.

Confira a retificação do Anexo I.

 

Ufpi