• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Universidade Estadual do Piauí, UESPI, por meio da Universidade Aberta do Piauí, UAPI, do Núcleo de Educação a Distância, NEAD, e da Pró Reitoria de Ensino e Graduação, PREG, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021, com o Decreto nº 17.306 de 08 de agosto de 2017, art. 6º, inciso XV, e com o Decreto nº 17.548 de 18 de dezembro de 2017, e em conformidade com o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado do Edital UAPI NEAD UESPI nº 003 de 2025, torna pública a convocação de candidatos.

remanejamento 01

Uespi

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), torna público o edital do processo seletivo para o curso técnico em Enfermagem pelo Programa Nacional de Formação Técnica para o SUS (FORMATEC - SUS) nos Colégios Técnicos da UFPI. O processo seletivo oferta 150 vagas para ingresso no ano letivo de 2026, distribuídas em 50 vagas nos colégios de Teresina, Floriano e Bom Jesus. As inscrições iniciaram hoje, 23 de janeiro, e encerram no dia 28 de janeiro às 23h59.

colegiotec

Processo Seletivo

As vagas são destinadas para candidatos com Ensino Médio concluído, conforme a exigência do curso Técnico em Enfermagem. O recrutamento para o curso técnico considera o rendimento dos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática em nível de Ensino Médio, constantes no Histórico Escolar.

Competências do Curso Técnico

O Curso Técnico de Enfermagem FORMATEC-SUS dos Colégios Técnicos da UFPI proporcionam condições ao egresso de desenvolver com habilidade as seguintes competências profissionais gerais e específicas exigidas para mercado de trabalho:

Assistir enfermeiros em planejamento, cuidados a pacientes graves e vigilância epidemiológica.

Executar ações não privativas de enfermagem.Trabalhar em equipe multiprofissional e na comunidade/instituições de saúde.

Seleção

A seleção será feita considerando o rendimento das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática constantes no Histórico Escolar ou equivalente e de acordo com as notas inseridas pelo candidato em local próprio no formulário eletrônico de inscrição. A nota final do candidato será a média aritmética anual das notas das duas disciplinas.

A Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico tornará público o resultado final do Processo Seletivo até o dia 24 de fevereiro de 2026.

Inscrições

As inscrições iniciaram no dia 23 de janeiro e fecham às 23h59 do dia 28 de janeiro de 2026. No momento da inscrição, o candidato deverá optar pelo Colégio Técnico de interesse, e por uma das categorias de vaga à qual pretende concorrer neste processo seletivo, ampla concorrência ou por sistema de reserva de vagas.

Para realizar a solicitação de inscrição acesse o endereço eletrônico.

Acesso o edital completo aqui.

Ufpi

Foto: Arquivo SCS/UFPI

Os interessados em participar do processo seletivo de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem se inscrever até esta sexta-feira (23).

acessesisu

Uma das novidades desta edição é que quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Enem – 2023, 2024 e 2025 – pode se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo. É obrigatório, ainda, já ter concluído o ensino médio.

O Sisu 2026 oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior - a maior oferta da história, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Como participar do Sisu A inscrição para o Sisu é gratuita. O candidato deverá realizá-la exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O participante poderá se inscrever em até dois curso e indicar sua preferência como primeira e segunda opção.

Ao se inscrever, é preciso preencher, obrigatoriamente, um cadastro socioeconômico. O candidato que deseja concorrer às modalidades de reserva de vagas, previstas na Lei de Cotas e nas ações afirmativas próprias das instituições, deve fazer a opção no momento da inscrição.

Como é feita a seleção A seleção do candidato será com base na nota do Enem de 2023 a 2025 que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso. O participante não pode ter tirado nota zero na redação.

Aos candidatos que participaram de mais de uma das últimas edições do Enem, o sistema de inscrição do Sisu selecionará automaticamente a edição que oferece a melhor média ponderada para cada opção de curso escolhida.

As notas de treineiros (estudantes que não terminaram o ensino médio e fazem o exame apenas para autoavaliação) não serão consideradas.

O resultado da única chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, conforme prevê o edital.

Vagas Na edição com número recorde de vagas, o MEC destaca que o Sisu 2026 incluiu novos campi no processo seletivo e a ampliou os cursos de tecnologia, inteligência artificial e licenciaturas.

Considerando apenas as vagas reservadas, no contexto da Lei de Cotas e demais ações afirmativas próprias das instituições de ensino, são mais de 148,9 mil vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas, estudantes egressos de escolas públicas ou comunitárias, além de pessoas com deficiência. Esse quantitativo corresponde a 54,3% de todas as vagas disponibilizadas.

Sobre os cursos, mais de 73 mil são para cursos de licenciaturas presenciais de 18 áreas. Os estudantes que optarem por esses cursos poderão se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas e terão direito ao incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050, durante todo o curso.

A universidade com o maior número de vagas no Sisu é a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.120 vagas. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.931; e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 8.005.

A lista dos cursos com mais vagas é liderada por pedagogia, com 10.145 oportunidades. Na segunda posição está o curso de administração (9.462) e, na sequência, matemática (9.332 vagas).

Ferramenta Para apoiar os estudantes no processo de escolha do curso, o portal do Sisu disponibiliza a consulta às vagas de cursos por instituição, município, turno, grau acadêmico e modalidade de concorrência. A plataforma possibilita acompanhar as informações como número de vagas e notas de corte parciais, durante o período de inscrições do Sisu.

Sisu O programa federal tem como objetivo de ampliar o acesso dos estudantes do ensino médio a instituições públicas de educação superior, por meio do Enem. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo. A maioria das instituições participantes é da rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais.

Agência Brasil

Foto: © MEC/Divulgação

As inscrições gratuitas para a seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Fies.

fiesss

Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará mais de 112 mil vagas para financiamento da educação superior em instituições particulares em todo o ano de 2026.

Para o primeiro semestre, o MEC disponibilizará 67.301 vagas. Já para o segundo semestre, serão 44.867 vagas.

Informações sobre o processo seletivo estão no edital do primeiro semestre do Fies, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (22).

Entre as regras de seleção, os inscritos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação. Ainda é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863).

Classificação A classificação no processo seletivo do Fies será de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. E respeitará a seguinte ordem de prioridade:

candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado; candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Resultado O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro.

O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso.

Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Fies O Fies é o programa federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas. Anualmente, o programa gerido pelo MEC tem dois processos seletivos regulares, um por semestre letivo. E também processos seletivos para vagas remanescentes, que ocorrem após os processos regulares, com o objetivo de preencher vagas eventualmente não ocupadas.

Outras informações podem ser acessadas no site do MEC.

Agência Brasil

Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil