Os campi do IFPI divulga a confirmação de matrícula dos candidatos aprovados no Exame Classificatório. Também realiza novas chamadas de excedentes.
Os convocados devem realizar matrícula de acordo com o cronograma informado pelo campus, apresentando toda a documentação obrigatória listada no edital.
A lista abaixo será atualizada conforme cronograma de matrículas dos campi.
A Secretaria de Educação (SEMED) de Floriano, realizou no auditório do Fundo Previdenciário do Município, uma homenagem aos alunos da rede municipal de ensino que se destacaram no Exame Classificatório do Instituto Federal do Piauí -Campus Floriano (IFPI-Floriano) e na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2025.
Durante a solenidade, foram homenageados estudantes que conquistaram colocações de destaque no IFPI, incluindo o 1º lugar geral no Campus Floriano, conquistado pela aluna Ana Vitória, da Escola Municipal Dona Aleluia, além de excelentes classificações nos cursos de Informática e Eletromecânica. Ao todo, 31 alunos da rede municipal foram aprovados já na primeira chamada do exame classificatório do IFPI, com outros estudantes na lista de espera, ainda aguardando as próximas convocações.
A cerimônia também reconheceu o desempenho dos alunos na OBMEP 2025, considerada a maior olimpíada científica do país, que reúne milhões de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Na edição de 2025, alunos da rede municipal de Floriano conquistaram menções honrosas e medalhas de bronze, resultados que representam alto desempenho, dedicação e talento em uma competição de abrangência nacional.
Um dos destaques principais da edição foi o estudante Isaac Borges Feitosa, da Escola Municipal Novo Papa Pombo, sob a gestão da senhora Alany Alves Nunes. Ele foi agraciado com a Medalha de Bronze, prêmio a nível estadual, além de receber Menção Honrosa a nível nacional, na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2025, evidenciando seu elevado desempenho em matemática.
CONFIRA A LISTA DOS ALUNOS DESTAQUE: Destaques na aprovação do IFPI 1. Ana Vitória Rezende de Carvalho – Escola Municipal Dona Aleluia – 1º lugar geral no IFPI – Campus Floriano; 2. Isaac Borges Feitosa – Escola Municipal Novo Papa Pombo – 3º lugar em Informática; 3. Emanuel Héctor de Carvalho Freire – Escola Municipal Getúlio Vargas – 3º lugar em Eletromecânica; 4. Isabela Cristina de Almeida Sousa – Escola Municipal José Francisco Dutra – 4º lugar em Informática; 5. João Pedro de Sousa Carvalho – Escola Municipal José Francisco Dutra – 5º lugar em Eletromecânica.
Menção Honrosa – OBMEP 2025
1. Ana Vitória Rezende de Carvalho – Escola Municipal Dona Aleluia – Menção Honrosa – Prêmio Nacional; 2. Isaac Borges Feitosa – Escola Municipal Novo Papa Pombo – Menção Honrosa – Prêmio Nacional; 3. Emanuel Héctor de Carvalho Freire – Escola Municipal Getúlio Vargas – Menção Honrosa – Nível.
Medalha de Bronze Estadual – OBMEP 2025
Isaac Borges Feitosa – Escola Municipal Novo Papa Pombo – Medalha de Bronze – Prêmio Estadual.
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) divulgou o edital de seleção para professor na modalidade presencial do Projeto Acredita no Saber Fazer.
As inscrições serão realizadas de 19 a 21 de janeiro (até as 22 horas), mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição e envio da documentação necessária prevista no edital para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Os candidatos selecionados atuarão nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Instalador e Manutenção de Ar-Condicionado Split, Curso de Marketing Digital para Pequenos Negócios e Curso Mecânica Básica de Motocicletas no campus Teresina central.
O Projeto é uma parceria do IFPI com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizada em 2025, avaliou 351 cursos de medicina em todo o país. A maior parte, 243 cursos foram bem avaliados com desempenho que garantiu proficiência a, pelo menos, 60% dos estudantes concluintes da formação médica. Outros 107 cursos foram mal avaliados e um não foi avaliado por baixo número de concluintes inscritos.
Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira (19), pelo Ministério da Educação, em uma reunião com a imprensa e a participação do Ministério da Saúde.
“A ideia é que essas instituições possam fazer a avaliação e garantir qualidade na oferta dos cursos de medicina. Queremos que esses cursos continuem, ampliem suas vagas e ofertem cada vez mais qualidade na formação médica brasileira”, declarou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Ao todo, se inscreveram 89.024 estudantes e profissionais de medicina. Desses 39.258 eram concluintes dos cursos de graduação ofertados no país, sendo a maior parte dos inscritos, mais de 28 mil dos avaliados são de instituições privadas com e sem fins lucrativos e pouco mais de 9 mil de instituições públicas federal, estadual e municipal.
Os melhores desempenhos foram apresentados pelos 6.502 estudantes de instituições federais, que apresentaram uma pontuação média de 83,1% de proficiência, seguido dos estudantes das estaduais, com média de 86,6%, entre os 2.402 inscritos.
Os piores desempenhos foram dos 944 estudantes da rede municipal, que somaram uma média de 49,7% da pontuação máxima, com resultado médio considerado insuficiente pelo exame. Os 15.409 estudantes da rede privada com fins lucrativos também apresentaram uma média de apenas 57,2% da pontuação máxima.
“Os cursos de instituições públicas federais, estaduais e sem fins lucrativos tiveram um desempenho muito positivo. Então há uma preocupação forte nas municipais e nas privadas com fins lucrativas e esse é o nosso foco para que a gente possa melhorar a qualidade desses cursos”, declarou o ministro da Educação.
Medidas cautelares Segundo Camilo Santana, a partir da divulgação dos dados do Enamed as instituições que integram o Sistema Federal de Ensino no Brasil que apresentaram desempenho médio dos concluintes do curso de medicina abaixo de 60% serão submetidos a um Processo Administrativo de Supervisão, por meio da adoção de medidas cautelares aplicadas de forma escalonada. Sanções que vão desde a proibição do aumento de vagas, passando pela redução da oferta de vagas suspensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), até a suspensão do ingresso de novos estudantes.
“Ao todo 304 cursos [de medicina] são de competência de regulação do governo federal. São as universidades públicas federais e as privadas. Desses, 99 cursos ficaram nas faixas 1 e 2 [de pontuação] consideradas insatisfatórias”.
Após a publicação dos resultados no Diário Oficial da União, esses 99 cursos terão 30 dias para apresentar a defesa ao Ministério da Educação, antes que as sanções entrem em vigor. Após o prazo, as medidas valerão até a próxima aplicação do Enamed, prevista para outubro de 2026.
Enamed Criado em abril de 2025, por meio de portaria do MEC, o Enamed é a adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade), para estudantes concluintes do curso de medicina, com o objetivo de avaliar a formação médica no Brasil. O exame é obrigatório e o resultado obtido pelo estudante pode ser usado para ingressar nos programa de residência médica unificado pelo Mec e organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).