• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Direção do Centro de Ciências da Natureza (CCN), a Coordenação do Curso de Estatística e a comissão designada conforme Portaria nº 21/2024-CCN tornam público o Edital Nº 06/2024-CCN relativo a seleção de Professor Substituto 01 (uma vaga), para o Curso de Estatística, área de Probabilidade e Estatística, correspondente à Classe Auxiliar, Nível I, por 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, em Regime de Tempo Integral TI-40 (40 horas semanais).

Confira aqui o edital.

Ufpi

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre do ano para esta segunda-feira (18).

O programa financia a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior.

Os interessados em participar devem se inscrever até antes da meia-noite de hoje, pelo horário de Brasília, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A prorrogação foi publicada sexta-feira (15), quando acabava do prazo de inscrições para o Fies.

As demais datas do processo seletivo não foram alteradas. Ou seja, no dia 21 de março, sai o resultado, e a complementação da inscrição dos pré-selecionados vai de 22 a 26 de março.

Participam desta edição 1.260 instituições privadas de educação superior que oferecem, por meio do programa, 67 mil vagas para financiamento.

Metade delas é reservada para o Fies Social, que atende pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Esse grupo pode financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição privada de educação superior.

Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Agência Brasil

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) vai oferecer, em breve, 120 vagas no curso de Licenciatura Intercultural Indígena. O curso foi aprovado pela CAPES por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) e, de acordo com a proposta, será ofertado nos municípios de Paulistana, Piripiri, Teresina e Uruçuí.

parfor

O objetivo do Parfor Equidade é formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos. No caso do IFPI, o curso de Licenciatura Intercultural Indígena buscará formar professores indígenas para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano - e Ensino Médio da Educação Básica do Piauí, preferencialmente nas escolas indígenas.

"Esse curso terá um papel fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e histórico da sociedade piauiense, uma vez que a formação qualificada dos docentes indígenas colaborará para suprir a carência de formação de professores para exercer funções de docência, em especial, nas escolas indígenas", destacou o reitor Paulo Borges da Cunha, ao comemorar a aprovação da proposta.

Além de preparar educadores em exercício, o Parfor Equidade vai ampliar o número de profissionais que trabalham com esse grupo. Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a professores da rede pública que já ensinam na área do curso sem ter a formação adequada, com preferência para indígenas, quilombolas, negros ou pardos, pertencentes a populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial.

Ifpi

Diretores do Centro das Indústrias do Piauí – CIEPI participaram de reunião com o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, pró-reitores, diretores gerais de campi e pesquisadores da Instituição para apresentação do projeto arquitetônico do Polo de Inovação do Piauí.

inovaçãociepi

O polo funcionará em imóvel doado através da Secretaria de Patrimônio da União localizado no centro de Teresina.

O reitor, em sua fala, destacou a importância das parcerias realizadas com o CIEPI através do desenvolvimento de soluções para necessidades do setor produtivo através de pesquisas com estudantes do IFPI.

O professor Gilvan Moreira realizou a apresentação do projeto de adequação e ampliação da estrutura física do Polo.

O diretor financeiro do CIEPI, Antonio José Lira, que na atividade representava o presidente, parabenizou o IFPI pela iniciativa no estimulo ao desenvolvimento da inovação e parcerias com o setor produtivo contribuindo com o fortalecimento da indústria piauiense.

Sobre o Polo de Inovação do IFPI

O polo tem a missão de atender às demandas das cadeias produtivas por meio de atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação profissional para o setor produtivo com soluções inovadoras para impulsionar a competitividade empresarial nos mercados nacional e internacional.

O professor Gilvan destaca que o Polo também será um agente articulador de parcerias de cooperação entre a instituição e centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação reconhecidos como referências internacionais.

Ifpi