O Programa Petrobras Conexões visa desafiar os participantes a darem soluções criativas para a transformação digital do setor de óleo e gás, para isso universitários de qualquer curso de graduação podem se inscrever para vivenciar o programa.

thumbnai

O objetivo é conhecer perfis diferentes, misturando aqueles que têm vocação para criatividade, entre os quais destacam-se os cursos de design industrial e comunicação; perfil mais técnico encontrado nas ciências exatas, envolvendo pessoas com interesse em desenvolver experiência na área tecnológica; e perfis que queiram também dar sua contribuição para o projeto, entre os quais estão estudantes de psicologia e biblioteconomia.

As inscrições foram abertas durante a edição brasileira da Offshore Technology Conference (OTC), que ocorreu no Rio de Janeiro, e seguem até 6 de janeiro. Serão selecionados 21 estudantes que passarão por uma mentoria da PUC-Rio. Estão aptos para fazer inscrição os estudantes de todas as universidades públicas e privadas do Brasil, que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação, com término previsto após janeiro de 2021.

Os estudantes vão ter uma jornada de experimentação. A ideia é que no ciclo de alguns meses eles já apresentem protótipos, que são provas de conceitos de soluções que vão ser avaliadas pelo time da Petrobras especializado. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio mensal por seis meses, que poderá ser renovada ao fim desse período. As atividades serão desenvolvidas a partir do dia 3 de fevereiro, na PUC-Rio, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Estão previstas visitas às instalações da Petrobras no Rio de Janeiro, ao longo do ano. 

Confira o edital.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Acadêmicos do curso de Administração Pública do Polo Concita Mendes de São José do Peixe-PI, participaram do 13º CONGESP - Congresso de Gestão Pública.

congress

O evento ocorreu no período de 12 a 14 de novembro em Natal - Rio Grande do Norte, e estavam presentes Karmel Alves e Márcio Glêdson que são tutores do Curso. 

 congresso1

Da redação

 

enemO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na tarde desta quarta-feira (13) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também foram divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões.  

No total, são seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Os participantes podem acessar os gabaritos pelo portal do Inep, na página do Enem ou pelo aplicativo do Enem. 

Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Mesmo com o gabarito em mãos, os participantes ainda não poderão saber qual nota tiraram no exame, isso porque o Enem é corrigido pela chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Pela TRI, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e também de acordo com o desempenho de cada estudante na prova.

O Enem 2019 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Cerca de 3,9 milhões de estudantes de todo o país compareceram ao menos em um dia de prova.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a partir de consulta com CPF e senha.

O resultado dos participantes eliminados, segundo o Inep, não será divulgado, mesmo que eles tenham feito o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada em março do ano que vem.

 

Agência Brasil

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasi

O Campus Floriano do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizará, no dia 29 de novembro, a segunda edição da Mostra Musical. Com entrada gratuita, o evento ocorrerá a partir das 19 horas, na Estação Cidadania, Cultura e Esporte Nivaldo Junior (Conjunto Pedro Simplício).

A Mostra Musical tem como objetivo promover as atividades musicais desenvolvidas ao longo do calendário acadêmico no IFPI. “O evento ressalta a educação musical no IFPI, potencializando as atividades de extensões no ambiente acadêmico, promovendo o envolvimento institucional com setores produtores de cultura, oportunizando a iniciação e capacitação de profissionais e alunos com as práticas musicais”, diz o professor Avelange Amorim, idealizador e diretor artístico do projeto.

Na programação do evento, estarão nesta edição, juntamente com a Banda de Música do IFPI e o Coral do IFPI, grupos convidados, como Quinteto Mosaico, da cidade de Teresina, e o Coral do Ramo Floriano da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O evento também oportunizará aos alunos dos projetos de extensões musicais a participação em workshops (flauta transversal, saxofones e clarinetes) com professores convidados Francisco das Chagas Correia Santos (IFPI) e Daniel Venícius de Sousa Lopes (Orquestra Sinfônica de Teresina).

 

Ifpi