• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

Estão abertas até 2 de julho, em formulário on-line, as inscrições para o curso de extensão "Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-raciais e Quilombolas". O público-alvo são professores da Educação Básica e Gestores da Educação Pública.

etinosraciais

De acordo com o edital, são ofertadas, no IFPI, 3750 vagas para o curso, que será totalmente oferecido na modalidade a distância, com duração de três meses e carga horária de 120 horas.

Todo o conteúdo do curso está em conformidade com os marcos legais da Educação Étnico-Racial e da Educação Escolar Quilombola, garantindo a coerência com as políticas educacionais brasileiras. A formação é composta por quatro módulos, com foco na Educação Antirracista e Quilombola:

Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro Culturas e Territorialidades Educação Antirracista na Prática Gestão Democrática para a Diversidade

Cada módulo discutirá temas como a criação de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) que integrem práticas antirracistas nas escolas e que visem a transformação das relações no ambiente escolar.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

Confira o edital.

Ifpi