• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

Na madrugada desta quinta-feira, 11, um incêndio atingiu um apartamento no bairro São Cristóvão, na zona Leste de Teresina, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros por volta das 4:30h. O trem de socorro, além das guarnições de resgate e salvamento, foi enviado ao edifício após moradores acionarem a corporação.

apartamento

Ao chegar ao local, os bombeiros identificaram que as chamas estavam concentradas em um dos quartos do apartamento localizado no terceiro andar. A equipe iniciou o combate ao fogo, controlou o avanço das chamas e realizou o rescaldo para eliminar novos focos.

A proprietária relatou que o incêndio pode ter começado em um aparelho de ar-condicionado, hipótese que deverá ser confirmada apenas após a conclusão da perícia. Apesar do controle rápido do fogo, o cômodo teve perda total de móveis e eletrodomésticos, e o apartamento apresentou danos estruturais e marcas de fuligem nas paredes.

Os bombeiros orientaram os moradores sobre as medidas de segurança e os procedimentos necessários após o incidente. As equipes finalizaram a ocorrência e retornaram ao quartel por volta das 7h30.

Ninguém ficou ferido, e não houve necessidade de atendimento médico.

Com informações do conecta piaui

Foto: Divulgação

Fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em conjunto com policiais militares, interromperam um desmatamento que avançava numa área de preservação na zona rural de Bom Jesus, sul do Piauí. Um homem, apontado como responsável pela derrubada da vegetação, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu nesta quarta-feira (10).

desmatsmento

Uma denúncia anônima, levou a fiscalização à área, distante cerca de 150 km da zona urbana de Bom Jesus. Titulada pelo Interpi, a terra margeia o rio Uruçuí Preto e pertence, desde 2021, à comunidade tradicional Salto. Imagens de satélite confirmaram duas áreas abertas irregularmente junto ao curso d’água.

“Moradores relataram que invasores vinham avançando sobre o território coletivo. Foram apreendidos dois papagaios mantidos com as asas cortadas e uma motosserra usada na derrubada da vegetação” explicou o gerente de fiscalização da Semarh, Renato Nogueira.

desmatamt

O caso foi encaminhado à delegacia e a multa ambiental, depeA operação, no entanto, é apenas um recorte de um esforço maior que a Semarh vem realizando. Em 2025, o setor de fiscalização do órgão promoveu 21 ações de combate ao desmatamento, um crescimento de quase 10% em relação ao ano passado.

Queda no desmatamento

O reflexo desse trabalho é a redução de 68% no índice de desmatamentos no Piauí, no primeiro semestre de 2025, em comparação com 2024. O resultado começa a reposicionar o estado como referência em controle ambiental.ndendo da extensão da área degradada, pode chegar a R$ 10 mil. A medição final será concluída assim que a equipe retornar para finalizar o auto de infração.

Renato Nogueira atribui o desempenho à vigilância contínua e presença constante da fiscalização em campo.“Esses avanços não acontecem por acaso. São o resultado de equipes que percorrem grandes distâncias, analisam dados, respondem às denúncias e atuam com rigor técnico. A redução expressiva do desmatamento mostra que quando o Estado se faz presente, a floresta responde”, afirma.

Em um cenário em que cada hectare preservado é uma vitória, o Piauí segue avançando, operação após operação, para proteger territórios, comunidades e o patrimônio ambiental que atravessa gerações.

Gov.Pi

Foto: Ascom Semarh

Foi preso nesta quinta-feira, 11, um casal de colombianos, identificados como Daniela Fernanda Pinchão Ceron e Oscar Medina, durante a Operação Macondo, em Teresina. De acordo com o delegado Roni Silveira, eles lideravam um esquema de agiotagem na capital, contratando cobradores e oferecendo a esses “funcionários” casas e veículos para atuarem. O casal, que vive no Brasil há seis anos, recebia diretamente o dinheiro movimentado pelos operadores do esquema e organizava a estrutura utilizada pelos cobradores conhecidos como “gota a gota”.

casalcolmbiano

As investigações apontam que o grupo concedia empréstimos ilegais com juros superiores a 30% ao mês, atingindo principalmente trabalhadores autônomos e pequenos comerciantes em situação de vulnerabilidade. As cobranças eram feitas com métodos coercitivos, como ameaças, intimidação de familiares e constrangimentos públicos. Além da agiotagem, a polícia identificou indícios de lavagem de dinheiro e extorsão.

Na segunda fase da Operação Macondo, foram bloqueados R$ 5 milhões das contas dos investigados, além do cumprimento de dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão. Relatórios de inteligência revelaram intensa movimentação financeira incompatível com a renda declarada e o uso de contas de terceiros para ocultação de valores. A ação integra o Pacto Pela Ordem e foi coordenada pela SOI, com apoio da FEISP.

Com informações do 180 graus

Foto: divulgação

Foi presa na manhã desta quinta-feira, 11, a influenciadora digital Letícia Ellen em um sítio na zona rural de Timon, no Maranhão, durante uma operação da Polícia Civil do Piauí. Outros dois homens também foram detidos no local.

drogaarma

Segundo a Diretoria de Operações Policiais (DEOP), durante a abordagem foram apreendidos cocaína, armas de fogo, munições e balanças de precisão.

Entre os presos está Jorge Luís, conhecido como Jorginho, que possuía um mandado de prisão em aberto pela morte de Jad Rubens, apontado como gerente do tráfico de uma facção criminosa. Jad foi sequestrado em um baile reggae em Teresina e teve o corpo encontrado próximo ao Rodoanel, na zona Sul da capital.

De acordo com o delegado Tales Gomes, da DEOP, durante as diligências, a polícia descobriu que Letícia Ellen vinha auxiliando Jorginho a escapar da atuação policial.

"A gente prestou apoio ao DHPP para cumprir o mandado de prisão do Jorginho. Nos últimos dias constatamos que ele estava sendo auxiliado pela Letícia Ellen para se foragir da ação policial, fornecendo carro, moto e o próprio sítio para que ele se escondesse, disse o delegado.

Com o avanço das investigações, a equipe confirmou a presença dos suspeitos no sítio.

"Ontem nós conseguimos confirmar a presença de Jorginho e Letícia Ellen na zona rural de Timon e representamos pela busca e apreensão. Com apoio do Denarc, fizemos o cerco ao sítio, realizamos a prisão dos dois e também de um caseiro que fazia a segurança do local, além de apreender drogas", detalhou Tales Gomes.

O delegado acrescentou ainda que os três detidos devem responder por diversos crimes.

"Os três vão ser autuados por tráfico, associação para o tráfico, e o Jorge ainda pela posse das armas. No caso da Letícia, há também o favorecimento pessoal, porque em menos de três meses é a segunda vez que ela é detida em companhia de pessoas altamente perigosas", completou.

Com informações do cidade verde

Foto: PC