- Detalhes
- Geral
Floriano receberá três (3) irmãs que fazem parte da Congregação do Preciosíssimo Sangue, sediada em Belém do Pará, mas que atua em outros estados, como o Maranhão e o Ceará. Elas passarão a morar em Floriano, a partir do próximo dia 14 de fevereiro, no Convento de São Pio de Pietrelcina, no bairro Nossa Senhora da Guia, que nos últimos 6 meses foi preparado para esta nova fase.

A congregação é de origem italiana, mas no Brasil tem um trabalho focado na educação e na vertente missionária. As três irmãs missionárias virão acompanhadas de outras irmãs que acompanharão o momento de acolhida em Floriano e depois retornarão para seus locais de origem. As irmãs do Preciosíssimo Sangue que morarão em Floriano são: Irmã Socorro Mota, Irmã Nazaré Reis e Irmã Abadia do Socorro, oriundas de lugares diferentes.
Além de cuidarem do convento, as irmãs darão assistência pastoral à comunidade e toda a paróquia Nossa Senhora das Mercês, que atualmente gerencia o Convento, inclusive na zona rural. Também deverão desenvolver trabalhos específicos em pastorais e uma delas deverá prestar um trabalho específico para a Diocese junto ao bispo, Dom Júlio César.
Inicialmente as irmãs conhecerão a Diocese e o território da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês para depois programarem o trabalho e missão junto ao pároco, Padre Alex Sandro Sudré. A vinda das irmãs dará novo ar ao convento, que tem um grande peso histórico e afetivo em Floriano, ligado ao Frei Vicente Cardone, responsável pela idealização e construção da capela São Pio e do convento, que inicialmente serviu para o noviciado franciscano dos seminaristas.

O corpo de Frei Vicente está sepultado na área em frente à capela, que tem também traços da arte santeira, com portas, sacrário, castiçais e outras peças, esculpidas pelo artista Nanico (in memoriam) e que está na lista dos pontos turísticos religiosos da cidade.
A Santa Missa de acolhida das irmãs do Preciosíssimo Sangue será no domingo, dia 15 de fevereiro, às 19h, na igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, no bairro Tiberão.
Ascom



