Foi preso na manhã desta sexta-feira, 22, um homem identificado como Francisco das Chagas, de 28 anos, suspeito de agredir a própria mãe. A vítima denunciou o filho após ele tentar expulsá-la de sua residência, localizada no Residencial Torquato Neto, na zona Sul de Teresina.
Segundo informações da Polícia Militar, Francisco das Chagas é usuário de drogas e também bebe com frequência, e queria a residência para si para a realização do consumo de entorpecentes junto a amigos. Durante sua tentativa de expulsar a mãe da casa, ele a espancou e a agrediu verbalmente.
A mãe da vítima se encaminhou ao 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para pedir socorro. Quando a polícia tomou conhecimento do fato, se deslocou até a residência da vítima e efetuou a prisão do suspeito.
O diretor da Escola Municipal Filomena Alves, em José de Freitas, professor Aldreciano Vieira, foi afastado de suas funções após publicar um comentário racista nas redes sociais. Na declaração, o diretor agradeceu pelo feriado nacional do Dia da Consciência Negra, ocorrido na quarta-feira (20), e afirmou que “até compraria” pessoas negras “anos atrás”.
"Obrigado pelo feriado, uns anos atrás eu até compraria vocês”, escreveu o diretor, fazendo referência ao comércio de negros escravizados no Brasil, que ocorreu durante 300 anos.
Em uma rede social, ele disse que a "suposta fala que estão vinculando à minha rede social será discutida perante as autoridades competentes, sob o crivo do contraditório e ampla defesa".
Além do afastamento do cargo, a Secretaria de Educação de José de Freitas informou que abriu um processo administrativo para apurar a conduta do educador
O Coletivo Cabelos de Axé, composto por pessoas negras da cidade, registrou um boletim de ocorrência contra o diretor na Delegacia de José de Freitas, que vai investigar o caso. A entidade também vai denunciar o professor ao Ministério Público do Piauí (MPPI).
"Tal indivíduo desrespeitou a memória, a luta do povo negro, e violou os princípios básicos de dignidade e respeito que devem nortear qualquer convivência social. Essa declaração representa uma afronta direta às conquistas da população negra e reforça estruturas racistas que insistem em desumanizar nossos corpos e histórias", apontou o coletivo nas redes sociais.
Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, virou feriado em todo o Brasil por meio de um projeto de lei sancionado pelo presidente Lula (PT) em 2023.
A data marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no século XVII. É também uma ocasião de conscientização sobre a cultura negra e a luta por cumprimento dos direitos da população negra brasileira.
Anteriormente, a data já era reconhecida como feriado em seis estados e em aproximadamente 1,2 mil cidades. Neste ano, o Dia da Consciência Negra foi celebrado em todo o país.
Nos últimos dias, o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) aprendeu, 13 balanças de pesagem em comércios e feiras livres dos municípios do interior do Piauí. As ações de fiscalização aconteceram nas cidades de São Braz do Piauí, Jurema, Anísio de Abreu e Caracol, no sul do estado.
Os instrumentos de pesagem apreendidos foram retirados de circulação e, nesta terça-feira, 19, o material recolhido foi levado para o depósito do Imepi para seguir os trâmites burocráticos. As balanças de pesagem recolhidas estavam em situação irregular e não contam com modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Uma balança pode ser considerada importada quando as informações estão em língua estrangeira ou o material não conta com o selo de verificação do INMETRO, além de problemas técnicos na hora da testagem do instrumento de pesagem.
CANAL PARA DENÚNCIAS Caso o consumidor desconfie de alguma ação irregular, o Imepi disponibiliza um canal de atendimento para denúncias, dúvidas e sugestões através do WhatsApp: (86) 99456-1921.
Na noite desse domingo, 17, Leozinho Rabelo, de 23 anos, morreu após se afogar enquanto tentava atravessar o Rio Parnaíba, na região rural norte de Teresina, próximo ao Bar do Buti.
O corpo do jovem, morador do povoado São Vicente, foi localizado apenas na manhã desta segunda-feira (18), perto da Balsa da Comvap, que pertence a uma empresa de cana-de-açúcar.
Desaparecimento e buscas Leozinho estava acompanhado de amigos quando decidiu atravessar o rio. Segundo testemunhas, ele parecia ter dificuldade durante o trajeto e chegou a pedir socorro antes de desaparecer na correnteza. “Parece que ele ia atravessar o rio e acabou descendo. Não sei se teve câimbra nas pernas, mas parece que ele ainda pediu ajuda”, contou Junnielly Rayoleizze, primo da vítima.
A família passou toda a noite realizando buscas, mas só conseguiu localizar o corpo com a ajuda de moradores na manhã seguinte.
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover o corpo do local.