• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A produção da vacina contra a dengue no Brasil está na fase final. Está sendo realizada pelo Instituto Butantan, que pretende proteger grande parte dos brasileiros com somente uma dose.

Cerca de 40% da população mundial apresenta altos riscos de contrair o vírus da dengue, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Afinal, são 390 milhões de novos casos por ano. Em 2019, já foram registrados mais de 1,2 milhão de casos no Brasil.

Testes da vacina da dengue

O desenvolvimento de qualquer vacina requer diversas etapas para garantir eficácia e total segurança às pessoas. Por isso, a produção pode durar anos.

A vacina da dengue começou a ser estudada em 2009 e agora, dez anos depois, já está na fase final - a última de três etapas de testes.

Atualmente, o estudo está testando a vacina em 17 mil voluntários nas cinco regiões do Brasil, entre 2 e 59 anos, e que já têm sido acompanhados por cinco anos com avaliações médicas, de imunidade e exames de sangue.

Após este último teste, doses serão enviadas para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para verificar dados de proteção da vacina e autorizar a distribuição ao público.


A dengue é uma doença causada por vírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. É considerada um dos principais problemas de saúde pública mundial.

A doença é potencialmente grave, podendo causar febre, sangramento e queda de pressão - levando à morte.Como se prevenir da dengue

Além da vacina, a melhor maneira de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito.

Para isso:

Evite o acúmulo de água Coloque tela nas janelas Coloque areia nos vasos de plantas Seja consciente com seu lixo Coloque desinfetante nos ralos Limpe as calhas Limpe piscinas com frequência Use inseticidas e larvicidas Use repelente ao viajar e em locais com muitos mosquitos.

 

Minha Vida