• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Comitê Municipal de Combate a Dengue se reuniu nesta quinta-feira, 26, para avaliar os dados sobre a doença no município e traçar estratégias para a campanha de combate e prevenção. A campanha será lançada oficialmente nesta segunda-feira (30/01) na praça Idelfonso Ramos, próximo ao Hospital Tibério Nunes com um mutirão de limpeza. O secretário municipal de Saúde, sanitarista Maurício Bezerra, acompanhou todas as discussões que contaram com participações de vários servidores e com  integrantes do Corpo de Bombeiros, além de representantes de outros órgãos considerados importantes nas ações.


Os dados apresentados na reunião mostram que só neste mês de janeiro são 11 casos confirmados e um aumento significativo do número de notificações de casos suspeitos. O índice de infestação predial no município é de 2,4%, considerado risco médio da doença. No Levantamento de Índice Rápido (LIRA) feito pela equipe de técnicos do município, os bairros Irapuá I, Irapuá II e São Cristóvão, apresentaram índice de 4%, alto risco de transmissão.

reuniaodengue
Na reunião foi apresentado o Plano de Prevenção de Epidemia de Dengue. Entre as estratégias e prioridades estão: Implementação de ações intersetoriais, envolvendo órgãos e entidades; aplicar normas de conduta regulamentadas no código de postura do município, notificando os proprietários de terrenos baldios, priorizando bairros com maior reuniaodengue0aglomeração, com maior índice de infestação e registro de casos; realizar capinas e roço de vias públicas e terrenos baldios com maior aglomeração, com maior índice de infestação e registro de casos; agilizar a coleta do entulho proveniente da capina ou mesmo de terceiros; distribuição de panfletos educativos e realização de palestras e orientações, entre outras.

 


No dia-a-dia, o município já vem desenvolvendo ações de combate e prevenção. Uma dessas ações é o trabalho de borrifação com carro fumacê que começou na última terça-feira (24/01) pelos bairros Manguinha, Sambaíba Velha, Irapuá I e São Cristóvão, além do bloqueio de casos e controle do foco gerador.

 

 

SECOM