O Ministério da Saúde publicou portaria no Diário Oficial da União assegurando o repasse de R$ 47,6 milhões para hospitais ligados a cinco universidades federais. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) não foi contemplado. As unidades beneficiadas integram o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), desenvolvido e financiado pelos Ministérios da Saúde e da Educação.
O repasse destinado para cada hospital foi definido com base nos planos de trabalho, termos de referência e projetos enviados pelas instituições para atendimento às políticas prioritárias do Ministério da Saúde.
De acordo com a portaria, a liberação dos recursos fica condicionada a comprovação - pelos hospitais - da sua necessidade para pagamento imediato, de forma a não comprometer o fluxo de caixa do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Receberão recursos dois hospitais de Fortaleza (CE), o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, ligados à UFC; o Hospital São Paulo, ligado à faculdade paulista Unifesp; o HU Pro. Miguel Riet Correa Júnior, ligado à universidade FURG, no Rio Grande do Sul; e o HU Grande Dourados, ligado à UFGD, em Dourados.
Reestruturação
Criado em 2010, o programa visa a melhoraria da gestão hospitalar, a compra de equipamentos e o financiamento de obras nas unidades.
Em 2011, o Ministério da Saúde repassou R$ 1,9 bilhão para os hospitais universitários, referente à produção de serviços e outras modalidades de incentivos, além do recurso do Rehuf.
Cidade verde