• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Doenças Transmissíveis, realiza, no período de 28 a 30 de maio, uma oficina para formação de Grupos de Autocuidado em Hanseníase. O evento acontecerá na Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

 

Segundo Karinna Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis, o público alvo são enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família de municípios com incidência elevada em casos de hanseníase no estado do Piauí.

 

“A formação e o desenvolvimento de grupos de autocuidado visam estimular a formação da consciência de riscos para a integridade física, a mudança de atitudes para a realização do autocuidado e o fortalecimento da autonomia biopsicossocial, a partir da identificação do problema visando a sua superação”, afirma a coordenadora.

 

O Piauí é um estado hiperendêmico em relação à hanseníase. A doença tem elevado grau de proporcionar incapacidades e deformidades físicas quando não tratada. Em 2010, foram detectados em todo o Estado 1.504 casos.

 

Sesapi