• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização começou no último dia 5 e estava prevista para terminar nesta sexta-feira, 25. Até o momento o Piauí atingiu 62,26% da meta prevista pela Secretaria de Estado do Piauí (Sesapi). Em todo Estado já foram vacinadas 303.663 pessoas, das 487.772 previstas. No Brasil o índice é de apenas 55,28%.

 

O público alvo da campanha são os idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes e profissionais da área da saúde. A Meta é vacinar o mínimo de 80% de cada um dos grupos.

 

O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus influenza. Quanto a vacinação das crianças é importante ressaltar que aquelas que já foram vacinadas anteriormente contra influenza (1 ou 2 doses) devem receber apenas 1 dose na campanha de 2012. Já as crianças que estarão sendo vacinadas pela primeira vez devem receber duas doses da vacina com intervalo de 30 dias entre elas.

 

O Piauí tem como população alvo a ser imunizada cerca de 76.625 crianças de 6 meses a menores de 2 anos; 40.888 Trabalhadores de Saúde; 38.294 Gestantes e 331.877 idosos.

 

De acordo com Doralice Lopes, coordenadora de imunização, o baixo índice de vacinação é preocupante. “Nos grupos de idosos e crianças, o estado tinha facilidade em atingir cobertura recomendada antes do encerramento da campanha. Outro problema importante é que, muitos municípios, apesar da recomendação sobre a obrigatoriedade de informar os dados de doses aplicadas  todas as sextas-feiras não estão cumprindo esses prazos, o que também prejudica o acompanhamento da campanha”, alerta a coordenadora.

 

"Já houve um óbito por influenza esse ano no sul do Brasil, de uma criança, não queremos que o mesmo aconteça no Piauí",  acrescenta.

 

Sesapi