A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) segue em sua meta de melhorar o atendimento em seus hospitais por todo o Piauí. Para isso, vem investindo em melhorias que vão desde reformas e ampliações, a aquisição de novos equipamentos.
Após a inauguração da ampliação do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, que passou a contar com um setor de urgência e emergência, agora é a vez de Corrente receber melhorias na saúde.
Aproximadamente, R$ 1 milhão está sendo investido no Hospital Regional João Pacheco Cavalcante. As obras contemplam reestruturação física, imobiliária e equipamentos. A inauguração está prevista para o mês de junho.
De acordo com Samara de Sá, diretora do hospital, a população contará com dois centros cirúrgicos, 13 enfermarias e 52 leitos totalmente reformados para garantir melhor atendimento e evitar que as pessoas saiam de sua região em busca de atendimento.
“Com essa reestruturação a tendência é dobrar o atendimento, reduzir as transferências para Teresina e, assim, diminuir a aglomeração nos hospitais de referência. Os dois centros cirúrgicos têm mobiliários e equipamentos novos. Com o concurso também vamos receber novos profissionais. Daqui a um mês a população vai ganhar um novo hospital como nunca teve antes”, ressaltou a diretora.
O hospital de Corrente é referência para oito municípios do Sul do Estado e com uma demanda de 95 mil habitantes, realiza 800 procedimentos por mês, entre urgências e emergências.
A exemplo de Corrente estão em obras os hospitais de Uruçuí, Canto do Buriti e Buriti dos Lopes. Em fase de licitação estão São João do Piauí, Elesbão Veloso, Colônia de Carpina (Parnaíba), Oeiras, Floriano e Picos.
Os hospitais de São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Piripiri vão ganhar Unidades de Cuidados Intermediários (UCI). Picos, Floriano e Parnaíba ganharão, ainda, UTIs neonatais. Estão previstas também reformas nas Regionais de Saúde de Uruçuí e Bom Jesus.
Sesapi