• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
humanizA Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou na manhã desta quarta-feira, 25, na sede da Escola Fazendária, a primeira reunião deste ano do Comitê Estadual de Humanização.

O encontro é uma iniciativa da diretoria de Planejamento da Sesapi. A diretora responsável, Ana Maria Eulálio, reuniu representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, além de demais representantes das cidades que compõem o Território Entre Rios.
 
Nesse encontro foram abordadas estratégias para melhorias das condições de trabalho dos profissionais de saúde e do atendimento prestado a população, em cumprimento a uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), que prevê a promoção de debates sobre os modelos de atenção e de gestão nos processos de trabalho e de produção de saúde.
 
De acordo com Ana Maria Eulálio, neste primeiro momento, foi abordado um Plano de Ação para este ano, que visa dar melhores condições de desenvolvimento das Redes de Saúde. “As políticas prioritárias do Ministério da Saúde visam reforçar a Rede Cegonha, a Rede de Urgência e Emergência e a Rede Psicossocial. Aqui, o nosso papel é levar para os gestores municipais como esses serviços devem atender de forma qualitativa cada paciente”, afirmou a diretora de Planejamento da Sesapi.
 
A Política Nacional de Humanização foi instituída pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2003. As suas ações têm o objetivo de promover melhorias na saúde pública do país, tanto para usuários como para trabalhadores, e pretende alcançar, entre outros resultados, redução de filas e do tempo de espera, atendimento acolhedor e valorização do trabalho na saúde.
 
Segundo a consultora do Ministério da Saúde no Piauí, Anatália Gomes, “o fórum é um espaço com objetivo de colocar em discussão temas relevantes da política de humanização em nível local, em que trabalhadores e gestores irão trocar experiências e buscar soluções para nossos problemas", acentuou.
 
O próximo passo da Sesapi será reunir os gestores do Território Entre Rios, que é composto de 31 municípios, para mostrar o plano elaborado por esta comissão.
 

Sesapi