• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, nesta segunda-feira (13), que o Piauí registrou, entre janeiro e fevereiro de 2012, 469 casos de dengue. O número representa um aumento de 84% em relação ao mesmo período do ano passado.

dengue 4
A capital do Piauí, Teresina, lidera o número de casos no Estado. Foram registrados até o dia 10 de fevereiro, 227 notificações. Floriano vem em seguida com 77. Apenas um caso de Dengue com complicação foi registrado em Oeiras.



Para Telma Evangelista, diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas) da Sesapi, o momento dos gestores mostrarem trabalho é agora, antes das chuvas, com as ações em continuidade junto à população e aos agentes de endemias.


“Estamos de olho naquelas cidades onde a doença já começa a mostrar preocupação. Nossa equipe está espalhada em alguns municípios e queremos ver ações enérgicas também por parte dos gestores, principalmente, nas ações que envolvam os agentes de endemias, para, assim, mantermos controlada essa doença. Devemos combatê-la todos os dias”, frisa Evangelista.


O Ministério da Saúde aprovou 41 projetos municipais contra a dengue, que garantirão ao Piauí um adicional de R$ 1,6 milhão contra a doença. No país, 1.159 cidades foram selecionadas. Os planos incluem a qualificação das ações de prevenção e controle da doença. Mais de 100 milhões de pessoas serão beneficiadas.



Veja as cidades com mais casos da doença em 2012.



Teresina (227 casos)
Floriano (77 casos)
São Raimundo Nonato (75 casos)
Beneditinos (27 casos)
Sebastião Leal (10 casos)
Água Branca (8 casos)
Piripiri (7 casos)

Sesapi