• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

saudeA Secretaria de Estado da Saúde realiza, nesta quinta, 29, e sexta-feira, 30, o I Seminário Estadual de Promoção da Saúde. O evento, que acontece no auditório da APPM, tem como objetivo discutir a problemática das doenças crônicas não transmissíveis. A abertura acontece às 8:00h com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins.

 

São consideradas doenças crônicas não transmissíveis as doenças cardiovasculares, diabetes, neoplasias, doenças respiratórias crônicas e aquelas provenientes de acidentes de trânsito, por exemplo.

 

A palestra de abertura será feita pela Consultora Técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima. Na ocasião, ela apresentará aos participantes do seminário o Plano Nacional para Enfrentamento às Doenças Crônicas não Transmissíveis.

 

Ainda durante o evento, serão mostradas experiências exitosas adotadas em municípios do Piauí no combate a essas doenças. São eles: Conceição do Canindé, Hugo Napoleão, Paulistana, Ribeiro Gonçalves, Socorro do Piauí e Oeiras

 

Os acidentes de trânsito terão atenção especial no seminário, já que o Piauí registrou em 2010, 957 mortes, sendo 436 vítimas de acidentes com moto. Em 2011, apesar de os números ainda não terem sido finalizados, os dados parciais na faixa etária de 20 a 29 anos (considerada a fase produtiva da vida) são preocupantes. Os óbitos chegaram a 1.968; desses, 513 foram envolvidos com motocicleta.

 

“É um evento inter-setorial, que tem o apoio de várias diretorias da Sesapi. O pedido da secretária Lilian Martins é de que possamos sensibilizar todos os gestores municipais para a importância da promoção da Saúde. Por isso, queremos neste encontro buscar e apresentar soluções que venham a diminuir esses acidentes”, destaca Edna Albuquerque, da Coordenação de Epidemiologia da Sesapi.

 

No Brasil, são três as principais causas de morte. Em primeiro lugar estão as doenças cardiovasculares, em seguida vem as Neoplasias (câncer) e em terceiro as causas externas (acidentes de trânsito/violência).

 

Sesapi