• roma.png
  • vamol.jpg

Na manhã desta quinta-feira (27), as Secretarias de Saúde e de Educação receberam a visita do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Varbareno Alves numa reunião a respeito do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). 

prefeitoi

Este índice é implantado pelo TCE-PI no âmbito de todos os municípios piauienses, em face do termo de adesão do TCE ao Acordo de Cooperação Técnica nº 001/2016, com o intuito de modernizar e tornar eficientes e efetivos os serviços públicos, de modo a acompanhar a evolução das necessidades sociais. Para tanto, o IEGM é composto pela combinação dos dados governamentais, dados de prestação de contas e informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas Prefeituras Municipais e avaliação da qualidade de gastos, das políticas e atividades municipais.  

A ocasião realizada inicialmente com o Controlador Geral, Arnaldo Messias; o Secretário de Educação, Joab Carvalho e coordenadores da educação municipal tratou sobre a validação dos questionários já preenchidos, afim de discutir e tabular os dados do ano passado para compor o índice estadual. Num segundo momento, foi realizada a reunião com a Secretária de Saúde e coordenadores da pasta, também para tratar destes dados correspondentes ao ano de 2018. 

O principal objetivo do índice é compor a consolidação do IEGM Brasil relativo ao exercício do ano anterior, oportunizando aos gestores a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do seu planejamento, contribuindo assim para a transparência e aprimoramento da gestão pública, melhorar a sistemática de acompanhamento e avaliação das políticas públicas e fortalecer o controle social. 

"Analisando taxas de abandono, reprovação e outros pontos do índice é que a gestão pode estar promovendo programas de auxílio, como por exemplo o reforço escolar. Também fazer o controle da frequência dos alunos que são beneficiados com o Bolsa Família, para que o recurso destes esteja garantido e assim estimule a continuação desse aluno na escola, tendo acesso a educação para reduzir sua situação de vulnerabilidade socioeconômica no futuro.", afirmou Varbareno.

 

SECOM PMF