• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O senador petista Wellington Dias (PT) do Piauí abriu mão de disputar a liderança do partido no Senado, com isso, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) é o novo líder do PT na Casa. A escolha foi feita na manhã desta quarta-feira (1), após reunião de pouco mais de três horas com representantes do partido. Eleito por unanimidade, depois que Wellington Dias abriu mão da disputa, ele vai substituir Humberto Costa (PT-PE).

 

Wellington Dias retirou a candidatura junto com os senadores José Pimentel e Suplicy.  Segundo a assessoria de Dias, houve um acordo com o presidente do PT, Rui Falcão, que articulou as conversações. Wellington Dias agradeceu o apoio e prometeu nova candidatura em 2013.  O novo líder ressaltou o consenso e a unidade da bancada na Casa e afirmou que o processo de decisão refletiu "a completa afinação entre os senadores e o PT". 


“O partido não interferiu nas escolhas, mas foi parte de um processo decisório. Começamos o ano em paz e unificados”, afirmou. Na reunião desta quarta-feira, foi definida também a continuidade da senadora Marta Suplicy (PT-SP) na 1ª vice-presidência da Casa.


Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Delcídio do Amaral (PT-MS) continuarão nas presidências das Comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Assuntos Econômicos (CAE), respectivamente. Segundo Walter Pinheiro, houve uma "revisão" de um acordo estabelecido no ano passado que previa mudanças dos nomes nestes postos de comando para 2012.

- Não existiu ruptura de acordo, mas uma revisão. Não fomos movidos por pressões, mas por uma análise de elementos conjunturais que nos levou a concluir que seria melhor não haver modificações neste momento - explicou. Atualmente, o PT conta com 13 senadores no Senado, além de Gleisi Hoffmann, que está à frente da Casa Civil.

Da Redação