Nesta sexta-feira, 14, aconteceu a instalação da Comissão Mista em Defesa da Barragem do Rio Poti, mais conhecida como Barragem de Castelo/Juazeiro, por ficar entre os dois municípios da região norte do Piauí. O evento, realizado na Câmara Municipal de Castelo do Piauí, reuniu prefeitos da região, parlamentares federais e estaduais, vereadores e representantes de outros órgãos da sociedade civil.
O deputado Osmar Júnior, que integra a Comissão que é presidida pelo deputado Antônio Félix, disse que objetivo é cobrar o início das obras de construção da barragem o mais rápido possível. “Este grupo terá a missão de buscar acelerar o processo de execução da obra, prevista pelo PAC, que beneficiará 23 municípios que enfrentam a escassez d’ água”.
Segundo o parlamentar, a barragem vai regularizar o rio Poty e, sobretudo, conter as enchentes na região e também em Teresina, já que terá capacidade para receber até 1,6 bilhão de metros cúbicos (volume de espera). Além do mais, a barragem vai trazer outros benefícios para as populações residentes no Vale do Poti, como a irrigação de 40 mil hectares de terras agricultáveis e a implantação de pólos pesqueiros.
A comissão é constituída de 3 deputados estaduais, 2 federais, 1 senador, 1 representante do CREA-PI, 1 do IDEPI, 1 do Conselho Nacional de Engenharia, 2 prefeitos e 2 presidentes de Câmaras Municipais.
No dia 14 de março será celebrada uma missa, em Castelo do Piauí, quando o governador Wilson Martins fará na ocasião o lançamento da pedra fundamental da obra.
Assessoria Osmar