O programa “Entrevista Aberta” da Rádio Santa Clara em Floriano recebeu o líder político e coordenador do Parque Lagoas do Norte Enéas Maia (PSDB) no último sábado, 2, em Floriano. Foram abordados os seguintes temas: Eleições 2014, filiação do Dr. Conegundes Filho ao PSDB/FLO, projetos do ITV, Lagoas do Norte, situação da atual gestão municipal, palestras sobre drogas e esporte no estado do Piauí.
Enéas Maia disse estar feliz ao participar do programa ao vivo e enfatizou inicialmente sobre os projetos e obras realizadas enquanto coordenador do Parque Lagoas do Norte.
Segundo o líder político, à qual está há quase 4 meses coordenando o Lagoas do Norte, o parque é um projeto importantíssimo para o prefeito Firmino Filho e à área da zona norte de Teresina porque vem resgatar uma comunidade que vivia à margem da sociedade. “O grau de problemas de violência, drogas, falta de saneamento e estrutura de vida eram enormes; era uma das áreas mais excluídas de Teresina”, afirma.
O coordenador Enéas Maia disse que através do projeto Lagoas do Norte financiado pelo Banco Mundial houve transformação da realidade local, ou seja, atinge 13 bairros, sendo 100 mil pessoas beneficiadas. “Desde o mês de junho tivemos a responsabilidade de assumir a frente desse projeto”, afirma.
“Já temos colhido frutos e é muito gratificante ver o poder de transformação que um trabalho sério causa a uma série de pessoas da comunidade. Já conseguimos melhorar a questão da violência; temos um convênio com o batalhão da polícia militar, sendo algo que toda imprensa e população de Teresina cobravam naquele período e pudemos resolver através desse convênio”, enfatiza o líder político.
O coordenador disse que conseguiram integrar os comerciantes da região, ou seja, os carroceiros e ambulantes no projeto através de um curso de capacitação. “Pudemos ajudar também em torno do saneamento que esse projeto engloba, isto é, construção de ruas e iluminação. Trouxemos a juventude que era bastante excluída para atividades sociais importantes”, explica.
Enéas Maia citou que o tráfico dominava aquela região porque o estado era ausente e as pessoas tinham uma vida de sacrifício no Lagoas do Norte. “Implantamos várias oficinas, desde a parte de skates a aula circense, ioga e atividades esportivas como futebol, vôlei, handebol e até mesmo o pelotão mirim através da parceria com o batalhão”, diz.
“Já comuniquei ao prefeito Firmino Filho que minha missão no Lagoas do Norte que foi a questão do plano de gestão e manejo que montamos e que vai servir como espelho para Teresina e o trabalho de saneamento e recuperação de ruas concluídos, pretendo pedir meu afastamento até o final de janeiro para que possa retomar minhas atividades sociais e públicas em Floriano uma vez que meu papel e função requisitado pelo prefeito Firmino Filho será cumprido até janeiro”, enfatiza.
Matéria anterior
Enéas participará de programa ao vivo, na Rádio Santa Clara AM
Por Jaquelina Nascimento