• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Depois de um intenso processo de construção democrática, foi eleita nesta sexta-feira, 8, a nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), para a gestão 2013-2017. O presidente Alberto Broch foi reconduzido ao cargo. A Comissão Eleitoral informou que, do total de votantes, houve uma aprovação de 95,5%. A posse da nova diretoria está prevista para 26 de abril.Durante toda a votação, muitas falas estavam alinhadas aos desafios de implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS.

 


“Estamos votando em uma diretoria que irá organizar a categoria trabalhadora rural e que foi consenso do MSTTR. Esperamos contemplar as expectativas demandadas pelo campo brasileiro”, disse Pedro Neto – Região Centro-Oeste.  “Mesmo com a discriminação, já houve vários avanços para as mulheres. Conquistamos muito ao longo da nossa trajetória. Eu espero que o nosso voto, que agora está fortalecido pela proposta de paridade para o MSTTR, nos dê autonomia dentro das nossas instâncias”, disse Aline Miranda – Região Nordeste.

 


“Meu voto será importante, pois acredito que os nossos desafios serão consolidados. Acreditamos que este momento significa mais igualdade para mulheres, jovens, idosos e homens do meio rural”, destacou Cladimir Bohnemberger – Região Sul.  “Nosso voto pode trazer mais mulheres do campo para dentro dos nossos STTRs. Que possamos avançar com a documentação das trabalhadoras do campo, ampliação do Pronaf Mulher, diminuição da violência e respeito dos nossos direitos”, acredita Maria dos Santos – Região Sudeste.

 josedaguia12032013


“Que esta nova diretoria possa contar com o nosso apoio na consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS. Que continuem com a implementação das políticas que fortalecem o campo”, espera José Correia – Região Norte. A eleição da nova diretoria aconteceu no último dia do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que teve como tema “Fortalecendo o Movimento Sindical para melhorar a qualidade de vida no campo”, realizado de 4 a 8 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

 


O 11º CNTTR contou com a presença de mais de 2.500 delegados(as) das 27 Federações que integram o Sistema Contag, que durante os cinco dias debateram e construíram de forma conjunta e participativa os novos rumos para o Movimento Sindil de Trabalhadores e Trabalhadoras de todo o Brasil.  Do município florianense esteve participapando o presidente do Sindicato dos Trabalhadores  Rurais, lider José Daguia Viana (imagem). Numa entrevista ao piauinoticias.com após o seu retorno ele destacou a importância do encontro e afirmou que se tratou de um congresso político eleitoral.

 

 

 

 

 

Com informações da Contag

IMAGEM: piauinoticias.com