Dezenas de motoristas de transportes alternativos (vans) que fazem linha de Floriano-PI para cidades vizinhas, e vice-versa, se reuniram nessa manhã de segunda-feira, 4,com algumas autoridades locais para uma discussão quanto as suas localizações de embarque e desembarque no dia a dia no centro comercial da cidade. Reuniões nesse sentido já foram realizadas em anos anteriores, mas a cada dia surge uma nova questão a ser resolvida quanto aos transportes de passageiros alternativos.
Na reunião que contou com representantes de vários seguimentos estava presente o empreendedor local, Assis Carvalho, que estava como representante do Sindicato do Comércio Varejista. Um dos focos da reunião é organizar a classe em relação as suas paradas e não prejudicá-los, pois para os empresários eles são responsáveis por parte da economia da cidade, disse Assis Carvalho.
Ele afirmou que esses transportes são responsáveis por viagens de centenas de pessoas de várias cidades da região para o município, o que provoca um aquecimento nas vendas em todo o comércio. Ainda segundo Assis Carvalho a organização, regulamentação e disciplina da classe são fatores importantes para a categoria. “Esses profissionais trazem muitas pessoas todos os dias para a nossa cidade, cerca de 1.800 todos os dias e elas deixam divisas aqui e isso contribui para o engrandecimento da cidade”, colocou.
A Superintendente do Trânsito e Transportes de Floriano, Marcone Alisson, apresentou um projeto que pode organizar a classe quanto aos seus embarques e desembarques diariamente.
Alisson disse que manteve contato com um empresário florianense que dispõe de um local que possa resolver essa questão. “Esse empreendedor tem um espaço grande e se colocou a disposição de ajudar a resolver esse problema’” disse o Superintendente explicando que se trata de uma área que tem banheiros e ainda alimentação para as pessoas que costumam fazer compras no comércio local proveniente de outra cidade.
Toda essa discussão partiu dos próprios motoristas das Vans que estão preocupados por não terem um local certo para deixar seus passageiros. De acordo com o Superintendente muitas das pessoas que vem para município para negócios, ficam nas sombras dos prédios e árvores das praças procurando se proteger do sol e das chuvas, por não terem acomodação, o que deve mudar a partir dessas discussões.
Um dos empreendedores que esteve presente na reunião afirmou que o mais importante é dá apoio à classe dos motoristas de Vans. Eles ficaram de apresentar mais reivindicações às autoridades locais. Estavam participando das discussões alguns dos parlamentares locais, integrantes do Batalhão de Trânsito e representantes de outros seguimentos, entre os quais o Departamento Estadual do Trânsito (Detran) área de Floriano.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com