• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Com o intuito de reforçar a estrutura existente nos módulos do policiamento comunitário, bem como reforçar o contingente policial lotado nos batalhões do Ronda Cidadão na capital e no interior, o governador Wilson Martins nomeou, na manhã desta terça-feira (15), um total de 148 soldados, que irão compor o quadro efetivo da Polícia Militar no Piauí. Os nomeados são os últimos aprovados em concurso público que ainda faltavam ser chamados pelo Governo do Estado, os quais foram submetidos ao curso de formação de soldados da PM durante o ano de 2012.

 pmsrondacidadao15012013a

 

Durante a solenidade, que aconteceu no Palácio de Karnak, o governador lembrou aos novos soldados o peso da responsabilidade de um integrante da Polícia.

 

 

“Eles (policiais) devem passar não só uma sensação de segurança, mas também se utilizar de todos os meios para garanti-la à população, mantendo a ordem e trabalhando para diminuir a violência”, enumerou Wilson Martins ao comentar sobre algumas políticas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado como forma de incentivar o efetivo policial do Piauí. Dentre essas medidas estão: aquisição de novos equipamentos, reajuste salarial, além da ampliação da lei de promoções de oficiais.

 

Para o coronel Gerardo Rebelo, comandante geral da Polícia Militar, a PM tem avançado em vários segmentos nos últimos anos, em especial a valorização dos recursos humanos. Segundo ele, desde 2009 já foram inclusos no efetivo policial cerca de 700 novos membros, os quais são capacitados para atender às novas demandas da instituição, a exemplo do caráter comunitário no decorrer dos atendimentos à sociedade. “Os novos policiais chegam em um momento de expansão do Ronda Cidadão, devendo parte deles ser encaminhados para os novos módulos que serão instalados nos municípios de Piripiri e Floriano”, ressalta.

 


Além da nomeação dos novos soldados, o Governo do Estado também já iniciou o processo de substituição de 61 viaturas locadas para a Polícia Militar, que deverão ser substituídas por outras 80 novas viaturas próprias da corporação. Ainda de acordo com o governador, também está prevista a compra de motos e outros equipamentos de comunicação para os batalhões, reforçando assim o trabalho comunitário que vem sendo desenvolvido no último ano.

 

350 voluntários do Exército reforçam atuação da PM

Na oportunidade, o coronel Gerardo Rebelo aproveitou para anunciar a integração voluntária de 350 oficiais do Exército ao corpo da Polícia Militar do Piauí. “O Governo abriu as portas para estes oficiais, muitos em seu primeiro emprego, após o curso de formação”, salienta Rebelo, acrescentando que os voluntários serão destinados para reforçar a segurança nas ruas, bem como para trabalhar na parte burocrática da Polícia Militar.

 

Estiveram presentes na solenidade de nomeação dos novos soldados, o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, o secretário estadual da Administração, Paulo Ivan, o chefe do Gabinete Militar, coronel Sérgio Moura, além de outras autoridades e familiares dos nomeados.

 

 

Piauí