“Nosso compromisso até o fim de 2014 é zerar as famílias que estão vivendo abaixo da linha da pobreza no Piauí”. Essa foi a proposta feita pelo governador Wilson Martins à presidente Dilma Rousseff, com o objetivo de implementar uma espécie de Bolsa Família do Piauí nos 100 municípios mais pobres do Estado, o Programa de Complementação de Renda Mais Viver. Com o programa, o Governo do Estado deve injetar mensalmente nestes municípios um total de R$ 2 milhões. O anúncio foi feito durante a solenidade de nomeação de 148 novos soldados para o corpo efetivo da Polícia Militar, na manhã de ontem, 15, no Palácio de Karnak.
“Nossa proposta é fazer com que nenhuma família ganhe menos do que R$ 350 e para isso o Governo do Estado vai completar este valor, seja ele qual for. Hoje temos condições e equilíbrio financeiro para isso”, assegura Martins ao comentar que o programa levará em conta o Cadastro Único do Governo Federal e a complementação vai variar de família para família. O Bolsa Família do Piauí deve ser implantado ainda este ano, devendo ser reafirmado durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao Piauí, na próxima sexta-feira, 18.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), um estudo nacional sobre a redução da extrema pobreza no Brasil destaca o Piauí em primeiro lugar entre os Estados da federação. De acordo com o levantamento, o Estado teve uma redução, entre 2006 e 2011, de mais de dez pontos percentuais, caindo de 18,62% para 8,59% de sua população.
Visita da presidente Dilma Rousseff ao Piauí
O governador Wilson Martins aproveitou ainda para comunicar que durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao Piauí, no próximo dia 18, a chefe do Executivo deve visitar o município de São Julião, no Semiárido piauiense, onde fará vistoria das obras da Estação de Tratamento da adutora de Piaus I. “Essa obra, inclusive, já está 90% concluída”, salienta o governador.
De volta a Teresina, Rousseff deve participar de solenidade na capital, onde serão entregues ambulâncias para Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), entrega de máquinas retro escavadeiras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), bem como a assinatura de ordem de serviço para construção da barragem e adutora de Milagres, barragem Padre Lira (em Dom Inocêncio e São João do Piauí) e assinatura de uma série de acordos, a exemplo da implantação do Programa Bolsa Família do Piauí.
Ccom