A superintendente de projetos do governo do Estado Lucily Moura, esteve participando da reunião que se realizou na noite dessa segunda-feira, com empresários, para discutir sobre a criação de um Porto Seco em Floriano. Numa entrevista ao piauinoticias.com esclareceu, “vamos identificar o terreno para a construção do Porto Seco e a apartir da experiência e da pessoa do dr. Avelino Neiva que é da cidade e Secretário Estadual de Transportes, estamos realizando essa reunião com esses empresários para sensibilizá-los sobre a importância do porto Seco”.
Segundo Lucily Moura a idéia é o governo assumir o seu papel de indutor, construindo o Porto Seco para depois licitar e entregar para os empresários. É preciso que desde o início da ideia os empresários participem, colaborem e entendam a importância estratégica desse Porto para a cidade, disse.
Entre as lideranças presentes estavam Everton Gonçalves (Garoto Distribuidor), José Veloso (Veloso Eletromóveis), Jorge Batista, Trajano Brandão, dentre outros.
Sobre o que é Porto Seco a superintendente explica, “é um local de desembaraço aduaneiro, o que significa isso? Ele nacionaliza produtos importados e internacionaliza produtos locais, então é um local para importar e exportar, ele viabiliza as importações reduzindo custos para os empresários que vão importar, principalmente tempo porque hoje as cargas ficam paradas nos portos molhados 120 dias, ao ser desembaraçada no Porto Seco vai ser colocada em cima de um caminhão ou trem que chega no porto molhado, entra no navio e vai embora e não tem que esperar mais nada”, colocou acrescentando que isso é sem falar na receita, por que as tarifas alfandegadas passam a ser pagas no município e no Estado, explicou ela, afirmando que estará gerando assim mais recursos para que se possa fazer mais investimentos.
O secretário de Transportes Avelino Neiva destacou vários investimentos que serão feitos em Floriano e colocou sobre a navegabilidade do rio Parnaíba e citou,”dia 30 é a abertura da licitação da navegação do rio Parnaíba, vou até Brasília e estarei acompanhando de perto esse projeto de interesse de Floriano e do Piauí, como um todo”. Nessa terça-feira será julgado o processo da revitalização da Beira-rio de Floriano, segundo informações do secretário.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com