No dia 4 de julho de 2012, em Teresina-PI, houve um acontecimento histórico. Surgiu o Fórum Estadual de Entidades, composto de servidores públicos e estudantes, no âmbito federal, estadual e municipal: ADUFPI (anfitriã), SINDIFPI, ASSINAGRO, INCRA, SINTUFPI, ANDES-SN (Regional NE I), SINSEP, UNE, ANEL, BARRICADAS e CUT. Em reunião do dia 5 de julho, a coordenação foi acrescida com a UESPI e SINTRAJUFE.
O Fórum continua aberto à participação de entidades que sejam portadoras da compreensão do Mundo do Trabalho sob a ótica de quem produz as riquezas no sistema capitalista.
O objetivo desse fórum é lutar pelas demandas institucionais de condições de trabalhos, carreira e melhoria salarial, concebidas na visão do trabalhador e trabalhadora. Isso significa que os movimentos sindical e estudantil se tornarão mais fortes e com maior mobilização social.
Entre as primeiras tarefas a serem executadas pelo Fórum estão à implementação de caravana a Brasília e Ato nas ruas de Teresina em 18 de julho de 2012. O Ato da marcha a Brasília contra a política de arrocho salarial promovido pelo governo federal foi uma deliberação do Fórum Nacional das Entidades dos servidores Federais.
A repetição do mesmo Ato em Teresina englobando os servidores e servidoras municipal, estadual e federal é uma determinação do Fórum Estadual de Mobilização. Assim, dia 18 de julho, as ruas de Teresina estarão cheias com as palavras de ordem desse fórum e com suas faixas e bandeiras tremulando sob o vento quente de Teresina. São as lutas do Povo.
Acesse Piauí