• roma.png
  • vamol.jpg

senadorA redução dos valores das tarifas de energia elétrica do país foi à pauta defendida pelo senador Ciro Nogueira (PP) nesta semana em Brasília. O parlamentar ressaltou que a medida deve valer não apenas para os industriais, como também como para os consumidores domésticos. A proposta do Executivo sobre as concessões de energia elétrica que vencem a partir de 2015 deverá chegar ao Congresso Nacional em pouco tempo.

 

 

De acordo com o Senador, o momento é ideal para discussão sobre o tema, por se tratar de uma ferramenta para o desenvolvimento do país já que deve atrair novos investimentos. “Este é o momento adequado para fazer da energia um fator de competitividade em nosso país, pois o alto custo da energia elétrica desestimula a entrada de novos investimentos”, justificou.

 

 

O senador informou que os contratos de 112 usinas geradoras de energia encerrarão entre os anos 2015 e 2017. Juntas, estas usinas são responsáveis por 28% da produção de energia elétrica do país. Terminam também contratos de 37 distribuidoras e de 73 mil km de linhas de transmissão, equivalentes a 82% das concessões existentes.

 

 

Em seu discurso, Ciro citou ainda um estudo realizado pela Federação das Indústrias de São Paulo - FIESP, que mostra que o país pode economizar R$ 30 bilhões por ano em energia, com uma redução em torno de 20% na conta de luz de todos os brasileiros, se forem feitas novas licitações.

 

 

Ciro pediu sensibilidade do governo quanto à problemática, que gera um peso no bolso dos brasileiros. “O debate a respeito destas questões é amplo, mas nós esperamos a sensibilidade do governo para adotar um caminho que assegure um preço justo da energia elétrica que consumimos”, frisou.




Com informações do cidadeverde