• roma.png
  • vamol.jpg

A Vila Olímpica do Estádio Albertão se encherá de cores e música a partir de domingo, 24, com a abertura da 36ª edição do Encontro Nacional de Folguedos. O evento, que reunirá mais de 140 grupos de todo o país segue até sábado, 30, com uma intensa programação. Este ano, além de homenagear o teatro popular nordestino, com apresentações teatrais sempre às 19:00h, os Folguedos celebrarão o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.


Na manhã dessa quarta-feira, 20, terá início o 10º Seminário de Patrimônio Imaterial, no campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Na abertura, que acontece às 9:00h, no auditório central da UESPI, haverá apresentação do coral local, cantando músicas de Luiz Gonzaga. Após a solenidade de abertura, às 10:00h, será realizada a palestra Conversa Sertaneja: Vida e obra de Luiz Gonzaga, com o professor Wilson Seraine. As palestras e oficinas acontecem até o dia 22 e são abertas ao público.


A expectativa da organização é que cerca de 400 mil pessoas circulem na Vila Olímpica durante os sete dias de festa. A presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Bid Lima, acredita que além de ser um dos maiores eventos do Estado, os Folguedos atuam na preservação, valorização e divulgação da cultura popular nordestina. “Estamos trazendo diversos grupos de fora, mas sem esquecermos do que é produzido aqui no Piauí, e este ano focamos muito nos grupos locais também”, afirmou.


Este ano, o festival possui três espaços para apresentações: o Palco Nacional, onde se apresentam as mais variadas expressões culturais de grupos tradicionais; a Quadra de Quadrilhas e bumba-meu-boi e o Palco Forró, onde ocorrem os shows musicais.



Fundac