• roma.png
  • vamol.jpg

 
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20,  está se realizando desde o 13 e vai se estender até  22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

 
Este ano a conferência terá a exibição de documentários que são destaques no cenário artístico nacional, entre eles o “Trocando em Miúdos” produzido pela empresa piauiense com sede em Floriano, Escalet Produções Cinematográficas.

 
Contendo 8 minutos de duração “Trocando em Miúdos” se passa em uma feira de livres negócios localizada na cidade de Juazeiro do Norte, município da região metropolitana do cariri no sul do estado do Ceará a 533 km da capital Fortaleza, o filme retrata o trabalho de inúmeras famílias que tiram da compra e venda de vários produtos o seu sustento.
 
A Escalet  vem trabalhando, desde 2004, na área de cinema (audiovisual). No ano de 2011 a produtora se inscreveu no edital do LAB Cultura Viva que apoia e fomenta a produção de audiovisual nos Pontos e Pontões de Cultura, a produtora foi contemplada e produziu 4 curtas-metragens que serão exibidos em Rede Nacional.
 
Segundo o diretor do filme, Cesar Crispim, o “Troncando em miúdos é uma experiência gratificante, pois trás de volta uma linguagem cinematográfica que trabalha a imagem mais que o texto, revelando outras possibilidades de fazer cinema. Os sons e imagens estão em sincronia com uma proposta inovadora e não somente a um processo de edição.” Lembrando que a proposta inovar dentro do imaginário nordestino.
 
 
A Escalet vem crescendo mesmo estando fora dos grandes eixos do mercado cinematográfico, tem conseguido produzir muito, como exemplo o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, realizado pela produtora, está na 7ª Edição, com o apoio da Petrobras.
 
“A equipe possui apenas 8 anos desenvolvendo atividades audiovisuais e sempre pesando em melhorar a cada trabalho, essa noticia só vem confirmar esse crescente, nos deixa muito felizes e realizados profissionalmente e pessoalmente” afirma o diretor da equipe Alisson Rocha.
 
Para o cinegrafista e editor, Renan Fernandes, a ESCALET busca se aperfeiçoar a cada dia, “assistimos documentários com vários temas e estilos, lemos livros relacionados, discutimos sobre trabalhos que já fizemos, participamos de oficinas e palestras”. Afirma ainda que “É muito bom ter o trabalho reconhecido e saber que o Piauí estará dando uma contribuição para um evento de repercussão mundial.”
 
O documentário será exibido dentro da programação do evento onde você poderá conferir pelo site: (WWW.rio20.info)


Da redação