• roma.png
  • vamol.jpg

A Fundação Cultural do Estado - Fundac está recebendo currículos de professores interessados em montar e reger uma banda. Os mesmos devem ter habilitação em Música e estarem dispostos a montarem um grupo com pelo menos 20 alunos a partir de 13 anos.

O currículo deverá ser entregue no Departamento de Ações Culturais da Fundac, que fica localizada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro (ao lado da Prefeitura).

Após cuidadosa análise, os selecionados irão integrar o projeto de criação de bandas de música nas cidades de Água Branca, Curral Novo, Marcolândia, Simões, Francisco Macedo, Lagoa do Barro, Queimada Nova, Alegrete, Santo Antônio de Lisboa, Vila Nova, Floresta, Itainópolis, Santa Cruz do Piauí, Wall Ferraz e Santo Inácio.

 

Segundo Franklin Pires, diretor de Assuntos Culturais da Fundac, as bandas serão formadas por crianças e adolescentes que aprenderão a tocar bateria, clarinete, sax, trombone, dentre outros instrumentos de sopro.  “São instrumentos para formar uma pequena banda que atenda a necessidade do município”, diz.

Em cada cidade, os alunos serão acompanhados durante período de seis meses por professores de música, que tenham capacidade para montar as bandas e regê-la.  A previsão é que num período de seis meses, os estudantes de música possam apresentar um pequeno concerto.

“Após os seis meses, haverá uma visita de membros da Fundação para um pequeno concerto que o município deve organizar.  Se o projeto for um sucesso, acredito na ampliação dele para mais municípios pois é desejo do governador que cada município tenha sua banda”, afirma o diretor.

Franklin diz que esse projeto tem total aval do governador e tem como finalidade promover a música piauiense e brasileira. “Este é um projeto muito ambicioso. Precisamos que as prefeituras também demonstrem boa vontade para acolher o projeto, mas é consenso tanto da Fundac, através da presidente Bid Lima, quanto para o governador Wilson Martins que cada município tenha sua banda de música para que a própria cidade seja presenteada com a alegria que a música pode trazer para a população”, diz Franklin, enfatizando ser este um projeto de formação e valorização da música brasileira e também é importante pelo fato de revelar talentos em todo o estado.

 

Fundac