A briga pública pelo diretório do PMDB no município de Floriano expõe os interesses particulares, que passam bem longe da função de uma agremiação política numa época de necessidade de ampliação das práticas democráticas. Nem precisa ser especialista em política para perceber que está havendo um desgaste da sigla, deixando históricos militantes alijados de qualquer influencia no PMDB, durante a próxima eleição.
O que assistimos é a luta de um grupo de atuais deputados, serviçais do governador de plantão, golpeando o diretório florianense, pra entregar a partidários emergentes. Transparece que a engenhosa movimentação está alinhada com o projeto do vice-governador, Antonio José de Moraes Souza Filho , que vislumbra ocupar um turno como governador do Piauí. Depois, buscar a reeleição. Tudo jogo de cena para garantir a hegemonia do Partido na época da disputa estadual.
Segundo a argumentação do ex-vereador César Pedrosa, nada justifica a intervenção e o seu afastamento do PMDB. Mas, esta briga interna e “passional”, que vaza para a opinião pública começou em eleições passadas, com o apoio do deputado Marcelo Castro a reeleição do prefeito Joel Rodrigues (PTB) em 2008. Também, quando influenciou, na campanha de 2010, a votação recebida pelo suplente de deputado, Joilson Rodrigues (PTB), irmão do prefeito florianense. Estes fatos confirmaram a diminuição do prestígio do candidato Gilberto Júnior, então filiado do PMDB, e a falta de sintonia do diretório local com a executiva regional. Na mesma eleição, como se fosse uma retaliação a cúpula estadual, o candidato Gilberto Júnior anunciou uma dobradinha (parceria) na busca por votos com um candidato a deputado federal do DEM, herdeiro do PFL e arquiinimigo político do PMDB, na campanha citada.
Pelas declarações públicas do deputado Marcelo Castro, talvez continue as infidelidade, o que será evidenciado se parte do PMDB apoiar o PTB na sucessão municipal. Confirmada esta hipótese, o PMDB municipal terá problemas internos por muito mais tempo. "A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros...", Henri Millon.
Jalinson Rodrigues – Jornalista.
Da redação
IMAGEM: 180graus