A 10ª Semana de Museus, que vai de 14 a 20 de maio, terá atividades em todas as regiões do país. Foram cadastrados 3.420 eventos, em 1.140 museus e organizações culturais de 513 cidades brasileiras.
Nessa terça-feira, 15, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, lançarão o cronograma de editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012, em cerimônia no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, marcando as comemorações da Semana de Museus.
Com o tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”, a 10ª Semana será uma oportunidade de promover o debate sobre o desafio de trabalhar com a memória em uma era de fragmentação das fronteiras entre passado, presente e futuro.
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em parceria com os museus brasileiros, a Semana acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e, desde a sua primeira edição, em 2003, já promoveu mais de 12 mil eventos, com o objetivo principal de despertar o interesse da sociedade para o setor e atrair cada vez mais visitantes às instituições museais.
Pesquisa
O sucesso das atividades da Semana de Museus puderam ser percebidos a partir de dados de pesquisa realizada em parceria com o IPEA. De acordo com questionário respondido por 432 instituições das quase 1.000 que participaram da 9ª edição do evento, em 2011, a média de público nos museus aumentou 87% em comparação com a semana anterior. Parte desse aumento de público ainda permaneceu na semana seguinte aos eventos, mostrando que a divulgação despertou o interesse do público para conhecer os museus.
Em 2012, o questionário será aplicado por meio da ferramenta gratuita Lime Survey, que ficará disponível no site do Ibram. Com os dados coletados, o Instituto espera ter informações importantes para balizar suas ações, em busca da melhoria do setor no país.
Confira aqui a programação completa da 10ª Semana de Museus e participe!
Ascom/Ibram