A Associação Brincantes do Folclore Nordestino de Floriano foi selecionada para participar do 4º. Profest - Festival Nacional de Teatro que estará se realizando em Congonhas - Minas Gerais nos dias 1º, 2 e 3 de Junho. A Princesa do Sul participará com o espetáculo infantil "Ratimbum! Pararatimbum! de Paulo Sacaldassy. A comissão julgadora responsável pela avaliação de cada espetáculo é composta por um ator do Centro Cultural Chaplin, dois professores formados em Teatro na Casa de Artes de Laranjeiras (CAL) e um diretor de teatro que é da UNI - Rio. Foram 57 inscrições e 16 espetáculos selecionados.
"Receber a notícia de um resultado tão importante foi muito bom pra o ego do grupo, visto que o espetáculo passou por uma bancada de profissionais formados na área cênica. Estamos vibrando por dentro e por fora, pois é a realização de um sonho que se concretiza com trabalho, dedicação e amor pelas artes cênicas. Vamos sim ensaiar, correr atrás e acima de tudo fazer valer a pena tudo que estamos realizando. Isso é apenas o começo de muitos festivais que virão para engrandecer o nosso espetáculo", declara Leonardo Carlos, diretor geral.
A Associação Brincantes do Folclore Nordestino surgiu da necessidade de grupos e fazedores culturais da cidade de Floriano em cultuar e proliferar a cultura popular de nossa região. Formada por fazedores da cultura popular, brincantes, pesquisadores e amantes da cultura popular nordestina.
Tem uma política cultural sistemática e definida, promovendo de forma efetiva o resgate da cultura regional, dando oportunidade à livre expressão, tendo em vista sempre a realidade econômica, social e cultural, trabalhando em seu contexto o teatro, a dança, o circo e audiovisual.
A Associação Teatral está engajada na campanha de solicitar com órgãos públicos e pessoas da área empresarial, apoio no sentido das passagens aéreas. O festival que acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de Junho conta com a seguinte programação:
01/06 - 17h - Recepção dos Grupos/Cias.
01/06 - 19h - Abertura Oficial
01/06 - 00h - Lual dos Artistas
02/06 - 8h - Workshop - "Investigação do ator na Construção de Personagem" com Daniel Alberti
02/06 - 00h - Festa Temática
03/06 - 11h - Bate Papo com Atores, Diretores, Produtores, Jurados, Políticos e Presidentes dos Sindicatos Culturais de MG
03/06 - 20h - Entrega dos Prêmios.
O Espetáculo.
O espetáculo inicia com “Piri e Lampo” que são dois bonecos fantoches que com suas historias engraçadas incentivam o gosto pela literatura de cordel, contando os seus contos de forma lúdica e valorizando o saber cultural cordelista.
A peça conta a história de um reino mágico, em que Julinho e Clarinha, vão ajudar a Boneca de pano e o Soldadinho de chumbo a salvar o velho palhaço das garras da terrível Bruxa Papão, que já hipnotizou todas as crianças com seus programas infantis e agora está atrás da alegria do palhaço, para então poder dominar o mundo das crianças. Uma aventura, onde as crianças vão conhecer através dos personagens, antigas brincadeiras infantis, resgatando o verdadeiro sentindo de ser criança. O espetáculo interage diretamente com o público, sem a preocupação da quarta parede, fazendo com que o espectador viaje para o mundo da imaginação.
Luzes, Cores e efeitos especiais dão vida aos personagens, que através de pesquisas voltadas para o mundo circense, o Grupo inseriu a magia do circo em seu contexto cênico, dando um toque todo especial ao espetáculo, que tem cinquenta minutos de duração.
Produção: Associação Brincantes do Folclore Nordestino
Elenco: Annysia Carvalho
Annyane Carvalho
Ahanna Kamilla
Emanoel Avelino
Luan Gonçalves
Wesbenilton Almeida
Sonoplastia: Raul Galvão
Iluminação: Leonardo Carlos
Assistente: Samuel Benício
Da redação