• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

corinthianNão foi a estreia que a torcida do Corinthians esperava na Copa Libertadores da América 2013. Na busca pelo bicampeonato da competição sul-americana, a equipe alvinegra foi a Oruro (Bolívia) para enfrentar o San José. E mesmo saindo na frente, cedeu o empate por 1 a 1 e levou sufoco dos donos da casa a 3.700 m de altitude. O jogo foi válido pela primeira rodada do Grupo E da Libertadores.

 

Graças ao resultado dessa quarta-feira, os dois times dividem a vice-liderança da chave com um ponto cada. O Tijuana, que jogou na véspera e venceu o Millonarios por 1 a 0 fora de casa, lidera o grupo com três pontos. A equipe colombiana é a quarta colocada, encerrando a primeira rodada sem pontuar.

 

Se sentiu os efeitos da altitude, o Corinthians não demonstrou – ao menos, não no começo do jogo. No primeiro lance, Guerrero desarmou a defesa do time boliviano e tentou a arrancada, mas perdeu a bola na dividida com o goleiro Carlos Lampe, que levou a pior. Porém, aos 5min, saiu o primeiro gol alvinegro: após belo lançamento em profundidade pela esquerda, Fábio Santos alcançou e cruzou para a área – Emerson furou, mas Guerrero bateu de primeiro e inaugurou o marcador.

 

O segundo gol quase saiu três minutos mais tarde, em bola alçada na área que Paulinho escorou e mandou rente à trave. Parecia que a vantagem aumentaria a qualquer minuto, mas a partir daí, o San José passou a sufocar os brasileiros. O goleiro Cássio, por exemplo, precisou mostrar serviço na falta cobrada por Dury, aos 22min, e no chute de Saucedo, aos 25min – em ambas, o camisa 12 defendeu.

 

Com a queda de rendimento do Corinthians, os dois times terminaram o segundo tempo se equivalendo. Aos 40min, Paulinho cobrou falta pela esquerda e mandou pouco acima do gol de Lampe. Um minuto mais tarde, Marcelo Gomes arriscou de longe e parou em Cássio. Exigido, o goleiro alvinegro teve trabalho aos 5min do segundo tempo, parando o chute de Reyes.

 

De tanto pressionar, o San José enfim chegou ao empate aos 15min, e em jogada muito parecida à do gol do Corinthians: após receber lançamento em profundidade na esquerda, García cruzou para a área, Fábio Santos não cortou e Saucedo escorou para marcar. O Corinthians até poderia ter feito 2 a 1 aos 20min, mas Emerson perdeu sem goleiro: depois de mais uma bola recebida na esquerda, Danilo cruzou para o camisa 11, sem goleiro chutar a bola no pé da trave. Emerson ainda chutou por cima do gol aos 23min antes de ser substituído.

 

A partir daí, como era esperado, os dois times passaram a atacar menos. O Corinthians trocou jogadores e colocou Alexandre Pato e Felipe em campo. O San José também mudou, mas os dois times pouco criavam e pareciam acomodados com o resultado. Aos 47min, Bonafina teve bola clara na entrada da área, mas também chutou por cima do travessão de Cássio e desperdiçou a chance da virada.

 

Os dois times voltam a entrar em campo pela Libertadores na próxima semana: o San José visita o Tijuana na terça-feira, em jogo no Estádio Caliente, enquanto o Corinthians hospeda o Millonarios no Estádio do Pacaembu na quarta-feira. Antes disso, no domingo, a equipe do técnico Tite vai a Bragança Paulista para enfrentar o Bragantino, em confronto às 16h (de Brasília) pelo Campeonato Paulista.

 

Terra