• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
fredGoleador dentro de campo, Fred costuma atormentar os zagueiros adversários. Mas em seus dois primeiros anos no Fluminense, o camisa 9 teve dificuldades para driblar um rival indesejado: as lesões musculares. Foram nove no total. Duas em especial, na coxa direita e na panturrilha esquerda, deixaram o atacante longe dos gramados por um longo período em 2009 e 2010, respectivamente.



Essa rotina, no entanto, começou a mudar no dia 19 de março do ano passado. Foi nessa data que Fred voltou aos gramados após seu último problema - um edema - na mesma panturrilha esquerda.


Desde então, pouco mais de um ano se passou. E nesse tempo, Fred, enfim, voltou a sorrir com o futebol. Das 68 partidas realizadas pelo Fluminense no período, ele esteve em campo em 48, ou cerca de 70%. Artilheiro por natureza marcou 33 gols, com média de 0,68 por jogo.


- Desde que cheguei no ano passado, pude ver de perto como é qualificado o elenco do Fluminense. São muitos jogadores de qualidade como o Fred. Temos ainda muitas chances de gol, o que se deve ao mérito dos outros setores que fazem a bola chegar à frente. Esse empenho e qualidade de todos está fazendo a diferença. Espero que os gols continuem saindo até o fim da temporada - disse o também atacante Rafael Sobis, parceiro de ataque de Fred na reta final do Campeonato Brasileiro de 2011 e vice-artilheiro da equipe este ano, com quatro gols.


O artilheiro é Fred. Já são oito gols em 2012, sendo seis no Carioca e dois na Libertadores. A ausência de lesões é fruto do planejamento especial de treinos da comissão técnica, que visa sempre a dar um descanso a mais ao jogador. Na atual temporada, o camisa 9 já foi poupado de cinco partidas e também ficou fora de uma por causa de suspensão.


Em 2011, depois que voltou aos campos em 19 de março, ele desfalcou a equipe 14 vezes, por diferentes razões: Seleção Brasileira (seis jogos), poupado (três), suspenso (dois), problemas pessoais (dois) e amigdalite (um). A maior sequência de Fred com a camisa do Fluminense compreende 17 jogos seguidos, entre a reta final de 2009 e o início de 2010.


A melhor fase, porém, foi no ano passado. Concentrado apenas em jogar futebol após um desentendimento com torcedores que o fez pensar até em deixar o clube, o camisa 9 desandou a fazer gols. Foram 19 em 15 jogos pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2011. No geral, ele anotou 34 em 43 partidas na temporada passada (média de 0,79). No Brasileirão, o desempenho total foi ainda melhor: 22 gols em 25 jogos (0,88) marca que lhe garantiu o posto de maior artilheiro do Fluminense em uma edição da competição.


Capitão, líder, artilheiro e, enfim, (quase) sempre presente. Livre das lesões, Fred corre agora para escrever de vez o nome do Fluminense em sua carreira. Faltam apenas cinco jogos para que o Tricolor se torne o clube que o atacante mais vezes defendeu (121 partidas, contra 126 pelo Lyon). A julgar pela sequência atual, é apenas questão de tempo.



Globo Esporte