• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
trmpolimAs chances eram grandes, mas ainda não foi dessa vez que o Brasil conseguiu classificar uma equipe completa de ginástica artística masculina para uma Olimpíada.

Sentindo a ausência de três desfalques de peso - Diego Hypolito, Victor Rosa e Mosiah Rodrigues, todos cortados por lesão -, o grupo verde-amarelo teve atuação mediana no Pré-Olímpico disputado nessa terça-feira, 10, em Londres, ficou em 6º lugar e não obteve passaporte para os Jogos de 2012.


NOTAS DOS BRASILEIROS
Sergio Sasaki - 86,898 pts (6 aparelhos)
Petrix Barbosa - 84,132 pts (6 aparelhos)
Péricles da Silva - 83,898 pts (6 aparelhos)
Arthur Nory - 57,457 pts (5 aparelhos)
Francisco Barreto -56,799 pts (4 aparelhos)
Arthur Zanetti - 43,599 pts (3 aparelhos)

Ao todo, oito times disputaram a competição, e apenas os quatro primeiros classificaram-se para a Olimpíada. A grande surpresa foi a Itália, que teve um desempenho muito superior ao apresentado no Mundial do ano passado, somou 346,334 pontos e terminou na 4ª posição.
Além dos italianos, classificaram-se franceses (350,659), britânicos (358,227) e espanhóis (347,292). Já estavam classificados Japão, Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia, Coreia do Sul, Romênia e Ucrânia.
"Pelo jeito, não vai dar, não. Infelizmente, essa vaga olímpica vai ficar pra próxima Olimpíada”, disse um cabisbaixo Arthur Zanetti antes mesmo de a competição terminar.

Sem poder contar com os experientes Diego, Victor e Mosiah, o Brasil entrou na disputa com a equipe de média de idade mais baixa do torneio. Ao todo, os seis atletas que representaram o país somaram 345,152 pontos, nota menor do que a do Mundial, por exemplo, quando o time brasileiro, contando com Diego e Mosiah, alcançou 346,626.

Embora as vagas olímpicas da ginástica artística masculina tenha sido preenchidas hoje, na quinta e na sexta-feira serão disputadas as finais por aparelhos, apenas como teste das instalações da Arena O2. O Brasil terá somente Arthur Zanetti nas argolas. Ele foi o melhor do aparelho com 15,533.


Apesar de não levar um time inteiro para Londres, o país pode pelo menos comemorar o fato de que, além de Diego Hypolito e Arthur Zanetti, mais um ginasta conseguiu a classificação individual. Sergio Sasaki terminou no 9º lugar e se garantiu na Olimpíada tal como seus compatriotas, que se classificaram graças às medalhas obtidas em finais por aparelhos no último Mundial.


Ainda assim, ele lamentou a situação da equipe, mas não soube explicar o desempenho no Pré-Olímpico. “Não adianta a gente procurar o problema agora, a ferida está aberta. Não tem o que se possa fazer agora, ficar remoendo. Daqui pra frente é uma nova etapa, 2016 está vindo e nossa equipe será forte”, completou.


A disputa feminina por equipes do Pré-Olímpico acontece nesta quarta-feira, e as finais individuais por aparelhos serão disputadas na quinta e na sexta. A competição em Londres ainda servirá para classificação da ginástica rítmica e do trampolim.

Fonte: Uol