Uma data festiva, mas que nunca se viu dessa forma, sem ninguém na Avenida Getúlio Vargas e uma cidade com as avenidas, ruas e praças totalmente vazias.
Na cidade de Floriano-PI, todos anos, uma das principais praças e avenidas do centro (Sebastião Marins e Avenida Getúlio Vargas), num periodo sem a pandemia do novo coronavirus, neste momento estaria com milhares de pessoas e dezenas de autoridades para acompanhar os desfiles de 07 de Setembro, data em que se celebra em todo o Brasil, a sua independência.
Na cidade florianense, há uma tradição de comemorar a Semana da Pátria com uma programação que, geralmente se inicia no dia 1º e se encerra na data de hoje, 07, com milhares de alunos e professores, representantes de entidades de classes, policias Militar e Rodoviaria Federal desfilando e arrrancado aplausos das familias que costumam se aglomerar nas calçadas da referida Avenida Getúlio Vargas e longo da Praça Sebastião Martins.
Hoje, numa nova realidade, todas as pessoas - homens, mulheres e crianças - estão em suas casas isolados, tentando se proteger do novo coronavirus - COVID - 19 - que tem feito vítimas, inclusive fatais por todo o mundo.
Mesmo diante do medo, um grupo de autoridades locais e alguns populares usando máscaras e praticando o distanciamento foram a Praça Sebastião Martins para o hasteamento das bandeiras, única ação realizada nesta manhã de segunda-feira pela festa da Indenpendência do Brasil. A ação que foi realizada é da pasta da Educação Municipal.
Alguns dos vereadores locais estavam presentes na ação de civismo. Ao lado do prefeito Joel Rodrigues, de Floriano, aparecem hasteando as bandeiras a vereadora Maria Daguia e a representante da Polícia Militar - capitã Leucijana Vasconcelos, bem como, o secretário Gustavo Ferro, da Educação.
Na cidade de Floriano-PI já são 1.982 casos com 23 mortes. Esses dados são desse domingo, 06, e foram divulgados pela Saúde local.
Da redação