Safira
Dr HF
cajuina aeroporto
 Dario

Estão abertas, até o dia 14 de junho, as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro - PJB 2013. O programa propõe a vivência do processo democrático, mediante a participação de estudantes em uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

 

 

O objetivo é possibilitar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas, o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo. Em 2012, a estudante piauiense, Ivonete Carvalho, foi eleita vice-presidente do Parlamento Jovem, durante sessão solene no Plenário Ulisses Guimarães, em Brasília-DF.

 

A coordenadora estadual do PJB no Piauí, Regina Célia, participou do 5º Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais e do Lançamento da 10ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Ela destaca a importância da participação dos estudantes. "É importante que os alunos participem, pois é uma forma deles conhecerem a fundo o papel de um deputado e ainda poderão dar sugestões e ajudar na elaboração de leis sobre diversos assuntos relevantes do nosso dia a dia", afirma.

 

Para participar, o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, em escolas públicas. Ter entre 16 a 22 anos e não ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição.

 

O estudante deverá elaborar um Projeto de Lei, pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei. Sugere-se que o tema esteja no domínio temático das comissões (Agricultura e Meio Ambiente, Saúde e Segurança Pública, Economia, Emprego e Defesa do Consumidor, Educação, Cultura, Esporte e Turismo).

 

As inscrições acontecem no período de 18 de março a 14 de junho, os interessados deverão entregar suas inscrições na diretoria de sua escola durante esse período. Mais informações: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem

 

 

govpi