O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, decretou Estado de Emergência no município, por conta do prejuízo econômico provocado pela estiagem que atingiu a região este ano. Segundo o gestor, o município que fica a 632 km de Teresina, chegou a passar 50 dias sem chuvas no período que deveria ser chuvoso.
"É devastador, para nossa economia. As perdas foram enormes", pontua Marcos Elvas.
O decreto considera que o setor agropecuário passa por um momento crítico devido à seca. Não houveram chuvas na região no mês de fevereiro, quando a previsão para o período era de 170,0 mm (INMET). O decreto é baseado em laudos técnicos expedidos pelo instituto. As perdas efetivas estimadas chegam a 70% na produção de soja, 90% da produção de milho e 95% na produção de arroz. Na atividade pecuária estima-se que 70% da área cultivada com forragem foram perdidas e que não ocorreram condições favoráveis para a reforma e recuperação de pastagens comprometendo a alimentação animal e a manutenção do rebanho pela baixa oferta de biomassas.
"Nosso caso é diferente dos outros. Nosso município tem água para consumo, mas a principal atividade econômica da população que é a agropecuária, foi totalmente prejudicada. É um ano extremamente difícil para nossa cidade", declarou o prefeito.
A partir do decreto, todos os órgãos municipais estão mobilizados para atuarem com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira (19) e já está em vigor.
Banco do Nordeste
O vice-prefeito de Bom Jesus, Benigno Novo, esteve em audiência com o superintendente estadual do BNB, Francisco Lopes, que é responsável por 91% dos créditos liberados para pequenos e grandes projetos e empreendimentos.
O superintendente confirmou que acertou uma viagem com o deputado Fábio Novo para conversarem com os produtores do cerrado, trabalhadores rurais, sindicatos, prefeito Marcos Elvas e sociedade para os próximos dias.
Informou sobre linhas de crédito para as prefeituras, para a aquisição de ônibus escolares no Programa Caminho da Escola e Provias e disse que o banco tem linha de crédito voltado para financiar programas voltados na área de educação.
Lopes informou que vai prorrogar por 5 anos os débitos dos produtores nas operações normais em virtude da caracterização da seca no cerrado de Bom Jesus, relatou que estuda medidas e mudanças que serão sugeridas para amenizar os efeitos da seca e o alargamento das dívidas e créditos aos produtores dos cerrados e da agricultura familiar.
Piauí Agroshow
Segundo Marcos Elvas, o evento Piauí Agroshow, não será prejudicado com o estado emergencial do município. "Bom Jesus apenas apoia o evento e fazer qualquer modificação fica a cargo dos empresários e organizadores", afirmou o gestor.
Cidadeverde