“Extensão Universitária e Prática Docente: Um diálogo necessário”, esse é o tema do VI Seminário de Extensão e I Encontro Pedagógico do Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID) realizado na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em Teresina. A abertura do evento coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino Extensão reuniu aproximadamente 500 pessoas no Auditório Central do campus Poeta Torquato Neto, e foi transmitido por vídeo conferência para o público no Auditório do Palácio Pirajá.
O seminário reúne professores, alunos e coordenadores da instituição para apresentação dos projetos desenvolvidos junto à comunidade. ” É uma grata satisfação contribuir para a realização deste evento que tem como objetivo estabelecer esse diálogo entre universidade e comunidade, que deve ser constante pois esses projetos viabilizam o reconhecimento da extensão como um dos pilares que sustentam a universidade”, ressalta o reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira, que esteve presente na solenidade de abertura.
De acordo com o pró-reitor de Extensão, Marcelo de Sousa Neto, a extensão na universidade promove a prática do conhecimento adquirido na academia, e aproxima os graduandos da realidade do mercado de Trabalho. "As universidades brasileiras estão despertando para a necessidade de aproximação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, que se dá por meio do diálogo entre os graduados, graduandos e egressos da universidade que já atuam como professores em sala de aula”, destaca Marcelo de Sousa Neto.
Implantado há um ano na Uespi, o PIBID abrange cerca de 244 bolsistas em 15 projetos nos Campi de Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Floriano e Picos. Um exemplo do alcance do Programa de Bolsas são as alunas dos cursos de História e Biologia de Campo Maior, Sâmia Caroline M. Araújo, Polyana Silva Meneses, Érica Bezerra, Laís Pereira, Larissa Vieira e Natália de Oliveira, que participam do PIBID há um mês e vieram a Teresina participar do Seminário.” A participação no Seminário possibilita troca de experiência e novas ideias que poderão ser aplicadas em nossos projetos”, comentam as alunas.
As alunas dos cursos de História e Biologia e bolsistas do PIBID de Campo Maior, Sâmia Caroline M. Araújo, Polyana Silva Meneses, Érica Bezerra, Laís Pereira, Larissa Vieira e Natália de Oliveira. A Coordenadora Institucional do PIBID da Uespi, Francisca Lúcia de Lima, ressalta o crescimento do programa de bolsas e sua relevância para a Uespi, como fomentador de pesquisas na Instituição. ” O PIBID é hoje o maior programa de bolsas que gera recursos para o fortalecimento dos cursos e diminuição da evasão universitária”. A coordenadora acrescenta que está previsto um aumento no número de bolsas para o ano de que vem.
A Coordenadora Institucional do PIBID da Uespi, Francisca Lúcia de Lima, destaca o crescimento proporcionado pelo Programa de Bolsas. O aluno Rafael Magalhães:" Após participar do PIBID eu compreendi a importância dessa ligação entre o conhecimento adquirido na universidade e sua prática na sala de aula".
“Antes do PIBID eu não percebia a Ligação entre a prática docente dos ensinos fundamental e médio, só após o programa eu compreendi a importância dessa ligação entre o conhecimento adquirido na universidade e sua prática na sala de aula”, declara Rafael Magalhães de oliveira, aluno do curso de Letras Inglês do campus Poeta Torquato Neto. A pesquisa desenvolvida pelo estudante foi apresentada em julho deste ano na cidade de Florianópolis-SC, durante o VI Encontro Nacional do Estudantes de Letras, e junto a outros trabalhos se transformou em um livro intitulado “Inglês: abordagem Instrumental” cujo lançamento acontece durante o Seminário de Extensão.
As atividades do VI Seminário de Extensão e I Encontro Pedagógico do PIBID seguem até dia 21, e conta com palestras, mesas coordenadas e apresentação de trabalhos.
governodoestado