• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O número de cidades em situação de emergência não para de aumentar no Estado. Até o momento, 178 municípios decretaram situação de emergência e apenas 124 foram reconhecidos pela Secretaria Nacional da Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional. No combate à seca, uma série de medidas está sendo tomadas a fim de amenizar a situação de várias famílias piauienses.


Toda semana três equipes da Defesa Civil seguem em direção aos municípios. "A todo instante os municípios enviam as necessidades de carros-pipa. Depois disso feito, a Defesa Civil vai até o município, verifica in loco a necessidade dele e de lá mesmo faz a contratação de carros que possam garantir o abastecimento das famílias, pois a ordem do Governador do Estado é que ninguém fique sem água", explica o diretor da Defesa Civil da Secretaria Estadual da Defesa Civil, Jerry Herbert.


Mesmo com essa ação, a situação da seca vem piorando. Como nem todos os municípios estão sendo atendidos pela Defesa Civil, a falta de água, o número de animais que vem morrendo de fome, e a falta de renda vem fazendo com que muitos agricultores têm deixado suas propriedades para trás e estão seguindo em busca da sobrevivência.


"As pessoas já perderam tudo, não estão produzindo e só pensam em buscar outro meio de sobrevivência. Para poderem se manter, os principais destinos das famílias do sertão do Estado, são na maioria dos casos, as cidades de São Paulo e Mato Grosso.


Elas geralmente procuram um trabalho na agricultura ou na construção civil", conta Evandro Luz, presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado.


Algumas famílias começaram a receber o dinheiro da primeira parcela do Bolsa Estiagem, que corresponde a R$ 80 do total de R$ 400, só que o número de beneficiários ainda é pequeno.


"As ações de socorro contra a seca estão lentas e não conseguem alcançar todas as cidades que precisam", revela o presidente ressaltando que os municípios de Pio IX, Fronteira, Paulistana, Caridade e Jaicós são uns dos mais atingidos pela seca que assola o Piauí.




Aline Damasceno