• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O segmento das operadoras de telefonia celular mais uma vez lidera a lista do Procon de empresas que mais desagradam os clientes no estado do  Piauí. Juntas, a Tim e a Claro são as que mais recebem reclamações dos clientes. Até este mês de junho, foram responsáveis por 11% das queixas que chegaram até o Procon.

 

Dentre os motivos da insatisfação os principais consistem nos serviços oferecidos pelas duas operadoras, onde estão a qualidade dos serviços oferecidos e as cobranças abusivas e indevidas. Se separarmos por empresas, quem lidera o ranking de reclamações passa a ser a Eletrobras, seguida pela Agespisa. As principais reclamações em relação a elas são, além das cobranças indevidas e abusivas, a negociação de débitos.

 

“Os consumidores que têm débito acumulado e recebem cobranças costumam vir até o Procon para que nós ajudemos na conciliação. Há também as reclamações em relação às denúncias de fraudes.

 

O cliente recebe a notificação de que está cometendo esse ato ilícito, recebe a cobrança do valor da diferença do consumo e vem ao Procon para reclamar. Isso tudo faz crescer o número de reclamações e nem sempre o erro é da empresa, mas do cliente”, disse o conciliador do Procon, Campelo Júnior.

 

Ele afirma ainda que isso se deve ao fato de o número de consumidores de água e luz ser bem maior do que o número de consumidores dos serviços de uma determinada operadora de telefonia celular. “Todos nós nos utilizamos dos serviços de abastecimentos de água e luz, mas nem todos nós somos clientes da empresa Claro ou da Tim, por exemplo”, explicou o conciliador.

 

Segundo Campelo, cerca de 75% de todos estes problemas levados ao Procon são resolvidos. Para isso é adotado o procedimento da Carta de Informação Preliminar (CIP), espécie de notificação remetida ao fornecedor dos serviços reclamados, contendo um resumo da reclamação dos consumidores, depois disso há um prazo para que o problema seja resolvido. Caso isso não aconteça, só a partir de então serão tomadas medidas mais enérgicas. “Essa nossa medida tem como objetivo diminuir a quantidade de audiências. Nosso índice de acordo entre as partes acaba ficando muito alto”, pontuou.


Meio norte