• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Policiais do 1º Batalhão da PM/PI prenderam no início da noite dessa terça-feira, 26, um professor acusado de dar golpes oferecendo um curso de pós-graduação. Cerca de 30 estudantes prepararam o flagrante na rua Lisandro Nogueira, Centro de Teresina, por volta das 18:00h.

 

O professor foi denunciado por distribuir um panfleto oferecendo curso de especialização em Psicopedagogia Clínica Institucional com habilitação em Docência Superior. Segundo o anúncio, as aulas eram ofertadas em parceria entre a Escola Superior Aberta do Brasil - Esab -, com uma faculdade de Belém/PA (Fabel). A mensalidade é de R$ 139,00 e ainda era concedido desconto de 50% para servidores públicos e empresas conveniadas. A especialização duraria 18 meses, com aulas presenciais mensais e as demais pela internet.

 

O suposto golpe foi descoberto após o professor de um curso preparatório ter detectado que o acusado, com quem trabalhava na mesma empresa, alugou uma sala para ministrar tal curso. O denunciante não quis se identificar para a reportagem, mas relatou ter investigado na internet e descoberto que o suspeito já teria passagens pela polícia. Além disso, o docente contatou a Esab, que negou ter convênio com o professor acusado - o único convênio no Piauí seria sediado no bairro Cristo Rei, zona Sul. Ele estima que a fraude tenha rendido cerca de R$ 5 mil.

 

O estudante F.E,M,, 39 anos, contou ter feito um investimento no curso e considerou a situação frustrante ao descobrir que tudo não passava de uma falcratua. "O mais preocupante é que Teresina tornou-se palco para esses picaretas", declarou. A turma atual chegou a assistir três aulas.

 

Raphael da Silva Borges foi preso e levado para a Central de Flagrantes após uma turma de alunos acionar a polícia pelo telefone 190. Ele pode ser indiciado por falsificação de documentos e estelionato. Segundo o tenente José de Arimateia Mesquita, do 1º BPM, que comandou a operação após ser acionado pela central de policiamento, o acusado alegou ser vítima. "Em seu depoimento ele diz ser vítima e que provará sua inocência. E que foi lesado, assim como os estudantes", disse o policial.

 

A polícia vai investigar o suposto golpe também em Timon/MA e Água Branca/PI.


Cidade verde