• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Diversas pessoas que possuem a timidez estão associadas ao comportamento que pode está enraizado com a ansiedade social ou a fobia social. A timidez é um traço de personalidade e a ansiedade é um transtorno, que pode ocasionar limitações na vida profissional.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que cerca de 13% dos brasileiros sofrem com a ansiedade social, o que equivale a 26 milhões de pessoas. O quadro é caracterizado por sofrimento psíquico intenso, uma vez que inclui autossabotagem, isolamento social e baixa autoestima. Conseguir perceber os sintomas referentes ao problema é fundamental para realizar um tratamento adequado com o profissional.

Conheça os sintomas dos principais sinais de ansiedade social. Pessoas com dificuldade de se expressar são um dos motivos da insegurança. O indivíduo não reconhece as próprias qualidades focando só nos defeitos. A situação leva a pessoa a pensar dez vezes antes de falar e é comum ocorrer falhas em relação à clareza dos pensamentos. A ansiedade social também faz com que as pessoas restrinjam o convívio com outros indivíduos, os isolamentos é um dos artifícios para evitar essas situações.

A dificuldade de lidar com o chefe e colegas de trabalho também é uma característica da ansiedade social, sendo uma situação desafiadora. Segundo a psicóloga da Universidade de São Paulo (USP) Monica Machado, uma das explicações para esse cenário acontecer é o indivíduo com fobia social se sentir inferior diante da liderança. “ele enxerga no diretor por exemplo, um ser inacessível, bem maior e melhor. Acredita que se falar qualquer coisa será avaliado negativamente”. Comentou a médica.

De acordo com a psicóloga Mônica Machado, o indivíduo socialmente amoroso consegue encontrar diversos obstáculos na hora de conversar com alguma pessoa por quem se sente atraído. A pessoa com fobia social criando situações de autossabotagem para afastar o parceiro.

Lorena R7