• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Foi publicado no periódico The Lancet Child e Adolescent, nesta quarta- feira (22), as amplas pesquisas sobre o impacto da infecção em crianças de 0 a 14 anos de idade. As crianças foram diagnosticadas com o vírus da covd-19 e podem apresentar sintomas prolongados com duração de dois meses. A pesquisa mostrou que crianças da Dinamarca com resultados positivos da covid19 podem ter um histórico prévio de infecção.

civdcriança

Professora Selina Kikkenborg Berg, do hospital universitário de Copenhague na Dinamarca comentou que o objetivo da pesquisa realizada era determinar a prevalência de sintomas que durem muito tempo em bebês e crianças, com a qualidade de vida e ausência de escolas e creches. Os resultados relatam que uma criança com diagnóstico positivo do coronavírus é mais precisa a apresentar sintomas mais duradouros da doença, do que crianças o resultado prévio.

Os estudos da covid-19 longa eram focados em adolescentes. Atualmente, nesta pesquisa foram enviados questionários para os cuidadores responsáveis de indivíduos de 0 a 14 anos que testaram positivo para o coronavírus em janeiro de 2020 e junho de 2021.

O total de respostas foram de 11 mil crianças que foram contaminadas pelo vírus da covid-19. Os dados das pesquisas foram comparados com a idade, sexo e informações do quadro de saúde do indivíduo. Os pacientes foram questionados sobre os 23 sintomas da covid longa, classificados como indícios de uma duração superior chegando a dois meses.

Os sintomas mais relatados em indivíduos de 0 a 3 anos de idade, foram a mudança de humor, dores no estomago e erupções na pele. De 4 a 11 anos alteração no humor, memória falha, dificuldade de concentração, como também lesões na pele. Entre 12 e 14 anos apresentaram fadiga, alterações de humo, dificuldade de memorização e concentração.

O resultado final da pesquisa analisa que crianças que tiveram a covid-19 apresentam uma probabilidade maior de ter menos sintomas por menos de dois meses.

R7

Foto: divulgação Pixels