• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Hoje, 13 milhões de pessoas (6,9% da população) vivem com diabetes no país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Quem recebe o diagnóstico precisa monitorar a quantidade dos açúcares e carboidratos ingeridos.

Mas ter diabetes não significa ter uma alimentação sem sabor. Pelo contrário. Substitutos do açúcar, os adoçantes podem ajudar no controle dessa doença sem que o diabético tenha que abrir mão do sabor doce. Veja como.

Afinal, o que é a diabetes?

Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela ação menos efetiva da insulina, um hormônio que regula os níveis de glicose no sangue. Quando ingerimos alimentos, em especial os carboidratos (que contêm açúcares) ou o próprio açúcar de mesa — esse utilizado para adoçar o cafezinho, sucos, sobremesas entre outros alimentos — nosso corpo transforma esses carboidratos em glicose e ele acaba ficando em maior quantidade no sangue. O organismo, então, usa essa glicose como combustível para manter o corpo em funcionamento ao longo do dia.

No entanto, quem tem diabetes, tem dificuldade de equilibrar os níveis de glicose. Por isso, as taxas acabam ficando altas demais. Como resultado, esse descontrole pode afetar órgãos do corpo e levar a complicações como doenças renais, problemas nos olhos como glaucoma e até deixar a pele mais sensível.

Como os adoçantes podem ajudar no controle da doença?

Adoçantes são uma ótima alternativa para quem tem diabetes porque eles podem ser um substituto do açúcar em diversas ocasiões: nas refeições ao longo do dia, na sobremesa, ao adoçar bebidas como sucos, drinks, chás e até mesmo no preparo de receitas, como bolos por exemplo (alguns adoçantes podem ir ao fogo). Assim, o paciente com diabetes consegue reduzir seu consumo de açúcar e manter uma alimentação saborosa.

Adoçantes são seguros para quem tem diabetes?

Sim. Os adoçantes passam por um rigoroso e longo processo de avaliação e a segurança já foi confirmada por autoridades reguladoras de segurança alimentar. Não há evidências científicas consistentes e suficientes que possam contraindicar o uso de adoçantes na alimentação - tanto é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza a utilização. De qualquer forma, é importante que cada paciente faça seu acompanhamento nutricional com um médico especializado.

Vitaminas de abacate para o café da manhã

Se você é fã de vitaminas, mas precisa controlar a ingestão de açúcar na sua rotina, fique tranquilo. A gente preparou três sugestões de vitaminas de abacate com o uso do adoçante. Confira no vídeo. Ah, e mais abaixo você confere a receita completa de cada uma.

 

G1/Por Zero-Cal